Busca

Schevchuk: "Eu acredito na família" deveria ser o slogan da vitória da Ucrânia

"Os cristãos devem entender o chamado ao matrimônio como um chamado a viver para o outro, a dar-lhe a vida, a sacrificar-se em nome da pessoa amada, a sacrificar-se em nome da família, a sacrificar-se em nome da seus filhos". O futuro da Ucrânia "depende da capacidade dos ucranianos de constituir família, da capacidade dos ucranianos de não terem medo de dar à luz filhos na Ucrânia, porque é isso que protegemos hoje, defendendo a nossa liberdade e independência."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é sábado, 18 de fevereiro de 2023, e nós na Ucrânia estamos vivenciando o 360º dia da grande e sangrenta guerra em vasta escala que o ocupante russo trouxe para nossa pacífica terra.

Também o dia de hoje começou com um ataque maciço de mísseis na Ucrânia. Os foguetes começam a chegar e não sabemos o que está acontecendo ao nosso redor, mas já estamos recebendo relatos de que vários deles atingiram a cidade de Khmelnytskyi. Nossa região de Kiev e a capital, as regiões de Odessa e Dnipropetrovsk e outras regiões da Ucrânia estão sob ataque de mísseis. Aconselho veementemente qualquer pessoa que ouvir um alerta de ataque aéreo a se reportar imediatamente aos abrigos antiaéreos, pois pode ser muito perigoso para sua vida e saúde.

Ontem o inimigo disparou pelo menos 10 mísseis contra a Ucrânia, vemos hoje que esse ataque com míssil é realmente em grande escala e não há lugar seguro na Ucrânia para se esconder desse tipo de arma criminosa que a Rússia está bombardeando a Ucrânia hoje, nesta manhã de sábado.

 

Hoje agradecemos às nossas Forças Armadas da Ucrânia, Forças de Defesa Aérea por estarmos vivos, poder se comunicar com vocês novamente, servir nosso povo, servir em nome de Deus como cristãos da Ucrânia do terceiro milênio.

Vemos com que bravura nosso povo defende a própria terra. As estatísticas nos dizem muito e mostram como os ucranianos defenderam sua pátria no ano passado. Antes do início da invasão em grande escala, os invasores russos ocupavam 11% do território da Ucrânia. Hoje, 17% está ocupado. Metade das terras que foram ocupadas após o início desta guerra de invasão em grande escala já foi libertada.

Rezemos hoje por nossos irmãos e irmãs nos territórios ocupados que estão sofrendo, clamando por ajuda ao Senhor Deus. Hoje vemos como o sangue dos inocentes da terra da Ucrânia clama a Deus, ao Céu pedindo um julgamento justo, justiça, proteção da vida humana na Ucrânia. Mas mesmo neste sábado sinistro sob o ataque de mísseis russos, queremos que o mundo nos ouça, ouça a dor da Ucrânia, ouça seu sofrimento e também ouça sua voz e a fé de que somos capazes de vencer, ouça o sonho de liberdade e independência da Ucrânia e paz.

E hoje, da Kiev ferida, queremos dizer ao mundo inteiro: "A Ucrânia resiste, a Ucrânia luta, a Ucrânia reza".

Hoje continuamos a pensar nos vários tipos de vocação: vocação humana, vocação cristã. Nas nossas reflexões anteriores falamos da vocação ao sacerdócio, ao estado monástico, e hoje gostaria de refletir mais uma vez convosco sobre a vocação ao matrimônio, a vocação à vida familiar.

Como já mencionamos muitas vezes, o matrimônio é um sacramento de amor de um homem e uma mulher selados, abençoados pelo poder do Amor de Deus, é um matrimônio que o próprio Senhor nosso Deus Jesus Cristo instituiu como Sacramento, Sacramento de unidade, fecundidade, inseparabilidade entre homem e mulher. A vocação ao matrimônio é preciosa e inequivocamente boa. É preciso perceber que, de fato, para casar é preciso ter vocação.

A maioria das pessoas escolhe precisamente esse estado, mas poucos casais cumprem seu chamado adequadamente. Às vezes, muitos fazem como todo mundo, sem pensar em quanto o matrimõnio seja a realização de uma missão de vida pessoal: a vocação à paternidade e à maternidade que o Senhor dá pessoalmente a uma pessoa que é seu filho ou filha amados. Os cristãos devem entender o chamado ao matrimônio como um chamado a viver para o outro, a dar-lhe a vida, a sacrificar-se em nome da pessoa amada, a sacrificar-se em nome da família, a sacrificar-se em nome da seus filhos.

O chamado ao matrimônio não é um chamado à gratificação egoísta ou à garantia das próprias necessidades. De fato, alguns pensam que é a garantia de suas necessidades para a velhice.

Este é um chamado para caminhar rumo ao Paraíso juntamente com a própria esposa, juntamente com o próprio marido. O caminho para Deus juntos. O homem e a mulher que aceitam o Sacramento do Matrimônio, acolhem uma uma vocação especial e uma tarefa de vida.

Um casal cristão está sempre aberto ao nascimento de filhos, mesmo que os esposos percebam que um filho é um dom de Deus e não propriedade sua, é fruto de seu amor, e esse filho poderá se desenvolver e desabrochar somente quando o pai e a mãe continuarão a abraçá-lo com amor. Portanto, a família cristã é um oásis de dignidade humana. E é o amor recíproco, selado pelo amor de Deus, que criará tudo o que é necessário para que você seja feliz nesse estado, o estado da vida conjugal.

É muito importante perceber que um casal cristão tem uma vocação especial: partilhar a fé com os filhos, mas também ser testemunha do Evangelho de Cristo, testemunha do Amor de Deus que os uniu em matrimônio diante de o mundo, para na frente de outras pessoas.

Portanto, é importante que entendamos que o futuro de nosso povo e de nossa pátria depende de quão saudáveis ​​​​e fortes serão as famílias ucranianas.

Hoje nós, que acreditamos em Deus e acreditamos que o Senhor Deus nos dá a força necessária para defender nossa Pátria, dizemos figurativamente: "Acreditamos nas Forças Armadas da Ucrânia". Mas, para vencer definitivamente, devemos dizer a nós mesmos: "Eu acredito na família cristã. Eu acredito na família!" Este deveria ser o slogan da vitória da Ucrânia. Porque o futuro depende da capacidade dos ucranianos de constituir família, da capacidade dos ucranianos de não terem medo de dar à luz filhos em casa na Ucrânia, porque é isso que protegemos hoje, defendendo a nossa liberdade e independência.

O Senhor Deus abençoe nossas famílias profundamente feridas por esta guerra. Peço a vocês jovens, que ouviram o chamado ao matrimônio: não tenham medo, não tenham medo, não tenham medo de entrar neste estado, não tenham medo dessa missão, desse desafio da paternidade e da maternidade, porque ao aceitar o chamado ao matrimônio, aceitem o chamado para a sua própria felicidade pessoal que pode ser realizada no estado conjugal junto com sua esposa ou seu marido.

Deus abençoe a Ucrânia, Deus abençoe nossos homens no front. Deus, aceite em Suas moradas eternas todos os que passaram desta vida terrena para Ti. Hoje é o sábado da licença de carne, e na tradição bizantina é o dia da comemoração universal dos mortos, quando rezamos por todos os cristãos falecidos, todos os nossos parentes, entes queridos, parentes de sangue. Especialmente hoje recordamos todos aqueles que deram a vida pela liberdade e independência do nosso país. Que o Senhor Deus os acolha em seus votos e crie uma lembrança eterna para eles.

Deus, abençoe nossa pátria, nossos soldados, abençoe nossas famílias, nosso povo com Sua justa Paz Celestial.

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade, agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
18.02.2023

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

18 fevereiro 2023, 22:40