Busca

Schevchuk: nosso monaquismo é o pulmão da Igreja

"Os sinais de vocação ao estado monástico são o amor à oração, a falta de ambições mundanas ou carreirismo, a humildade na vida cotidiana. E depois, a doação total no amor e no serviço a Deus e ao próximo."

Louvado seja Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023, e na Ucrânia já é o 359º dia de uma grande guerra sangrenta chamada invasão em grande escala - uma guerra sacrílega, que é o grande crime contra Deus e contra o ser humano.

O dia de ontem e a noite passada foram muito difíceis na Ucrânia. Soubemos esta manhã que nas últimas 24 horas o inimigo lançou 41 mísseis de diferentes tipos, de diferentes categorias de armas letais sobre a Ucrânia. Cinco mísseis de cruzeiro foram lançados ontem à noite apenas contra a cidade de Kharkiv. Novamente há mortos e feridos. O inimigo está constantemente bombardeando diferentes partes da Ucrânia, suas cidades e vilarejos, às vezes longe da linha de frente. Ontem, só na região de Zaporizhzhia, os russos bombardearam 18 cidades. Observa-se um aumento significativo nos ataques de invasores russos na região de Luhansk. Portanto, há um aumento na escalada. Ontem, o presidente da Ucrânia anunciou que a grande ofensiva anunciada há muito tempo contra a Ucrânia já havia começado.

 

Mas nossos defensores repelem corajosamente os ataques inimigos, nossos socorristas, serviços públicos, trabalhadores de energia, nossos médicos, nossos voluntários salvam vidas incansavelmente, dia e noite. Graças aos esforços conjuntos de todas as pessoas, a Ucrânia está de pé! Graças à organização de pessoas comuns para repelir os ataques inimigos, a Ucrânia está lutando! Todos os dias a oração nacional é recitada em nossos templos, em nossos santuários; milhares de pessoas vêm para vigílias noturnas em nossos mosteiros e santuários. Todos os dias, às 20h00, horário ucraniano, recitamos um Rosário comum. Todos os dias, sem cessar, a Ucrânia se coloca diante de Deus em oração. E dizemos hoje: a Ucrânia reza!

Nesta manhã do novo dia, agradecemos ao Senhor Deus por orações respondidas e pelas Forças Armadas da Ucrânia que conquistaram mais um dia de vida para seu povo.

E continuamos a refletir sobre vários tipos de vocação cristã, para que também vocês, ouvintes, possam compreender sua vocação pessoal, possam ter a coragem de nos responder e assim ser felizes no vosso caminho pessoal rumo à bem-aventurança eterna para cumprir seu serviço pessoal pelo próprio povo, para a sua Igreja.

Ontem refletimos sobre o significado e a especificidade da vocação ao sacerdócio. Dissemos que temos muita necessidade de bons sacerdotes, sempre faltam bons sacertores santos para servir o povo de Deus.

Hoje gostaria de refletir com vocês sobre uma especial, santa vocação, sem a qual a Igreja de Cristo hoje não poderia cumprir plenamente o seu serviço ao povo. E esta vocação é a vocação ao monaquismo. Um monge ou uma monja são pessoas que pertencem a um só Deus, ao Único Deus. E esta pertença a um só Deus já aqui, na vida terrena, esta doação total no amor por Cristo e pela sua Igreja, as pessoas consagradas o fazem cumprindo os três Conselhos Evangélicos: fazem três votos, fazem três promessas ao Senhor Deus. Trata-se do voto de vida na pureza, na castidade, vida na pobreza voluntária e depois na obediência completa, no serviço voluntário à vontade de Deus que o Senhor Deus revela através do serviço da sua Igreja.

Os sinais de vocação ao estado monástico são o amor à oração, a falta de ambições mundanas ou carreirismo, a humildade na vida cotidiana. E depois, a doação total no amor e no serviço a Deus e ao próximo.

A vocação ao monaquismo é muito mais rara do que a vocação ao matrimônio. Mas, em essência, elas têm algo de semelhante. É um chamado à vida comum, a uma comunidade de consagrados que cresce no amor de Deus, para que o ser humano se torne fecundo com dons espirituais especiais. A nossa nação sempre considerou a paternidade espiritual e a maternidade espiritual dos consagrados como sinais especiais da vocação monástica.

A nossa Igreja é sustentada por vários tipos e modos de vida monástica. Porque sabemos que o Senhor Deus dá vários dons no Espírito Santo às nossas diferentes comunidades consagradas. Algumas delas conservam a imutável tradição do monasticismo da Antiga Rus, pertencente à tradição bizantina. Muitas das nossas outras comunidades de vida consagrada levam uma vida intelectual profunda, servem o seu povo com a palavra e o trabalho científico, empenham-se na educação e na formação. Mas hoje são especialmente preciosas as pessoas consagradas que se dedicam ao serviço social, o serviço tão necessário para salvar as vítimas desta guerra. Sabemos que o serviço social é o culto realizado fora dos muros da Igreja. Sem estes dons especiais do Espírito Santo, que constituem toda vocação ao estado monástico, a Igreja hoje não poderia cumprir plenamente a sua missão.

Nosso monaquismo é o pulmão da Igreja. A eparquia, que não tem mosteiros, sente que não está completamente enraizada no mundo espiritual e profundo da vida eclesial. Monges e monjas são aqueles que às vezes desafiam o mundo moderno porque estão sempre à frente de seu tempo. Às vezes, eles vão contra a maré de certas preferências, ideologias ou filosofias humanas. Eles morreram por este mundo e já estão vivendo na ressurreição, mostrando-nos como todos viveremos no reino dos céus, depois da nossa morte, vida na ressurreição - como diz Cristo - onde eles não se esposam, mas vivem como anjos de Deus , contemplando todos os dias a face de Deus e servindo uns aos outros no amor e para cada pessoa individualmente.

Peço a todos que rezem pelas boas vocações ao estado sacerdotal e monástico. E encorajo-vos, jovens, a não terem medo de responder quando sentirem o chamado – no coração – a este heroico estilo de vida de perfeição cristã. Nossos mosteiros, nossas congregações estão esperando por você. Como disse um dos nossos padres espirituais, hoje a Igreja tem tanta necessidade de uma cavalaria ligeira de espiritualidade não ligada a assuntos terrenos, que poderia chegar rapidamente onde há mais necessidade de servir, particularmente nestas dramáticas circunstâncias de guerra.

Deus abençoe a Ucrânia! Deus, conceda-lhe boas vocações, dê-lhe santos padres, zelosos monges e monjas ardentes de amor divino. Deus, abençoe com o poder do Seu esplendor celestial nossos soldados que lutam contra as trevas do mal, defendem a independência de nossa Pátria, fortalecem-nos com Seu poder na batalha desigual que estão travando. Deus, nosso Salvador, Tu és a nossa paz, como nos diz o Apóstolo Paulo. Abençoe nossa sofredora e enlutada Ucrânia com Sua verdadeira e justa paz celestial!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade, agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
17.02.2023

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

17 fevereiro 2023, 21:22