Busca

Schevchuk: em muitos lugares na Ucrânia não há luz, não há calor, mas há vida e fé em Deus

"No mundo moderno, ser cristão é um desafio, uma tarefa, uma luta, às vezes é também paciência, outras vezes é até sofrimento e tortura, mas é uma vocação que torna a pessoa indomável e invencível contra qualquer mal. Ser cristão não significa apenas ser batizado, é aceitar o mistério do batismo, e mesmo que este seja o início da vida cristã, nascemos para uma nova vida através de um novo nascimento na água e no espírito".

Cristo nasceu!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é sábado, 11 de fevereiro de 2023, e na Ucrânia já é o 353º dia da grande e sangrenta guerra em vasta escala que faz novas vítimas todos os dias e todas as noites entre soldados, civis, mulheres, crianças e idosos; guerra, que chamamos de o maior crime do homem contra Deus, o maior crime do homem contra o próprio homem.

Hoje, a Ucrânia está se recuperando do ataque maciço de mísseis que experimentamos no dia de ontem e durante a noite passada e que acaba de terminar. Mais de 100 mísseis de vários tipos, classes e gêneros foram disparados contra toda a Ucrânia. Recebemos hoje a informação de que desses 100 mísseis, 71 eram mísseis de cruzeiro de enorme poder destrutivo, mas 61 foram abatidos pelas nossas Forças de Defesa Aérea, a quem agradecemos sinceramente.

Ontem, a infraestrutura energética crítica de nossas cidades e povodos sofreu novamente danos enormes. Ao realizar seu serviço heróico, nossos heróicos trabalhadores da indústria e socorristas foram mais uma vez feridos. Oito trabalhadores da energia ficaram feridos apenas perto de Kharkiv. Também hoje, devido a este ataque massivo, em muitas cidades e vilarejos da Ucrânia não há luz, não há calor, mas há vida e fé em Deus, há força, a força interior para suportar e superar até mesmo tais circunstâncias dramáticas, o força sustentada pela nossa fé em Deus Criador e Salvador que nos dá não só a possibilidade de vencer na guerra, mas também de vencer a própria guerra, dá-nos a força que nos permite resistir ao espírito destruidor que hoje prevalece se derrama sobre todos de nós, respirando em nossos rostos.

 

Continuamos a viver, estamos vivos. E novamente hoje queremos agradecer a Deus e às Forças Armadas da Ucrânia, que ontem repeliram poderosos ataques russos perto de sete centros populacionais enquanto protegiam nossa pátria. Agradecemos a Deus e ao exército ucraniano por estarmos vivos esta manhã e poder servir: servir ao nosso Senhor e ao povo, ao Seu povo, a Deus e ao próximo.

Hoje queremos que todos saibam que a Ucrânia está de pé, a Ucrânia luta, a Ucrânia reza!

Junto com vocês hoje continuamos nossas reflexões sobre a vocação, porque é muito importante para nós entendermos como viver corretamente nestas circunstâncias, como - através dos olhos da fé e da força que o Senhor Deus nos dá - cumprir nossa missão pessoal na vida e realizar esta vocação de povo de Deus, povo de Deus que vive nestas novas circunstâncias históricas para toda a humanidade.

Hoje quero falar com vocês sobre outra vocação muito importante que todos nós vivemos: é a vocação de ser cristãos. No mundo moderno, nas circunstâncias modernas ser cristão é um desafio, uma tarefa, uma luta, às vezes é também paciência, outras vezes é até sofrimento e tortura, mas é uma vocação que torna a pessoa indomável e invencível contra qualquer mal. Ser cristão não significa apenas ser batizado, é aceitar o mistério do batismo, e mesmo que este seja o início da vida cristã - e já refletimos sobre isso - nascemos para uma nova vida através de um novo nascimento na água e no espírito quando nos tornamos filhos de Deus, aceitamos a adoção de Deus.

Ser cristãos é também uma resposta, uma resposta a um chamado, porque o Senhor Deus nos chama, nos chama à plenitude da vida. Ser cristão é uma forma especial de responder ao chamado de Deus Criador e Salvador. Ser cristão é aceitar consciente e voluntariamente o convite que o Senhor Deus nos faz. Responder à vocação cristã, à vocação de ser cristãos hoje é o conteúdo de toda a nossa vida espiritual, moral e ascética. É o conteúdo da nossa oração, da nossa comunicação com Deus, é o conteúdo da nossa união pessoal, da aliança com o nosso Deus Criador e Salvador que experimentamos ao aceitar o mistério do batismo.

Deus chamou a maior parte de nós para o batismo em uma idade não consciente, fomos batizados quando ainda éramos crianças. No entanto, ao aceitar o mistério do batismo, a vocação para ser cristão não termina de forma alguma, mas começa. É necessário viver a própria fé e manifestá-la na observância das regras cristãs, do modo de vida cristã que é, de facto, a resposta a esta chamada.

Ser cristão é um grande chamado e uma graça. Sim, Deus ilumina as pessoas mesmo fora da Igreja, mas a Igreja possui a plenitude dos meios para entrar naquele dom da vida, a vida eterna que chamamos de salvação. A vocação a ser cristãos hoje significa a vocação a revelar o rosto de Deus ao homem do nosso tempo. Ser cristão durante a guerra significa ajudar um ucraniano que hoje sofre a encontrar Deus presente perto dele; mostrar Deus que sofre conosco durante a guerra é hoje um chamado e uma tarefa especial dos cristãos da Ucrânia.

Com efeito, ser cristão significa ser fiel ao dom que nos foi dado. Porque a vocação para sermos cristãos nos distingue das pessoas de outras religiões ou crenças. Em todas as religiões o ser humano se esforça para obter a felicidade eterna, em todas as religiões ele busca a Deus, anseia por Ele, aspira a Ele. Enquanto ser cristão significa ser fiel ao dom que já recebemos, o dom da presença de Deus dentro de nós.

Um cristão é um teóforo, um portador de Deus neste mundo. Um cristão é alguém em quem Deus já vive. Ser cristão é ser fiel ao dom da salvação e da vida eterna que já recebemos. Alguém pode estar apenas procurando por Deus, vida eterna e felicidade, mas nós já recebemos de antemão. Portanto, não devemos perdê-lo, não devemos deslocá-lo. Ser cristão significa ser fiel ao dom do Espírito Santo, ao dom da filiação, e não negligenciá-lo, não renunciá-lo, mas viver e vencer nele e testemunhar a presença do poder salvador de Deus entre nós.

Hoje queremos agradecer a Deus pelo fato de que durante esses dias foi possível recuperar os corpos de 61 defensores de nossa Pátria. De fato, a Ucrânia luta não apenas pela preservação da vida, mas também pelos corpos de nossos mortos, para prestar-lhes o devido respeito. Homenageamos todos aqueles que deram suas vidas pela Pátria como nossos heróis, e nossa gratidão nos dá forças para continuar lutando.

Hoje rezaremos especialmente pelo repouso eterno de todos aqueles que deram suas vidas durante esta guerra, por todas as vítimas desta injusta agressão. Mas mesmo quando rezamos pelos mortos, rezamos e agradecemos a Deus por eles não morrerem. A Ucrânia diz: Heróis não morrem. E dizemos: os cristãos não morrem, e mesmo na morte adormecem na esperança da ressurreição e da vida eterna.

Deus abençoe a Ucrânia! Deus, abençoe nosso povo ucraniano! Deus, ajude-nos, cristãos da Ucrânia, a cumprir nossa vocação cristã nestas circunstâncias dramáticas! Deus, ajuda-nos a ser a Tua verdadeira Igreja que é o Teu Corpo Místico! Deus, ajude-nos a permanecer Igreja em todas as circunstâncias, pois esta é a Igreja do Corpo do Salvador Ressuscitado. Somente na Igreja hoje podemos encontrar a esperança, a esperança como luz na escuridão da tragédia da guerra, uma esperança que nunca falhará porque já estamos experimentando, já temos o que esperamos na plenitude do futuro. Deus, abençoe a Ucrânia com Sua paz celestial!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade, agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
11.02.2023

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

11 fevereiro 2023, 21:41