Busca

Schevchuk: aprender a ler os acontecimentos com os olhos da fé, abertos às surpresas do Espírito Santo

"O chamado do Senhor nem sempre é claramente evidente. O Senhor Deus chama, mas não clama. O Senhor Deus convida, mas não força. O Senhor Deus nos oferece, mas não nos tira a possibilidade da livre escolha. O chamado requer nossa resposta pessoal (...). Às vezes as circunstâncias de nossa vida podem ser um obstáculo para ouvir e entender nosso chamado divino...Às vezes aquela voz gentil de Deus pode ser abafada por gritos, risos, barulho de descuido humano ou mesmo luxúria humana."

Cristo nasceu!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023, e na Ucrânia já é o 352º dia de uma guerra sangrenta em grande escala.

Durante todo o dia de ontem e na noite passada, a Ucrânia sofreu um poderoso ataque, um ataque massivo com mísseis russos e vários tipos de outras armas. Agora, neste exato momento, um alerta aéreo foi declarado em toda a Ucrânia. E foi relatado que o inimigo já lançou mísseis contra todos nós de seus bombardeiros estratégicos.

No front, estão sendo travados pesados combates. Infelizmente a intensidade deles não diminui, pelo contrário, tende a aumentar e piorar. Ontem, o inimigo lançou 35 mísseis apenas contra as regiões de Kharkiv e Zaporizhzhia, e 17 deles em apenas uma hora da noite caíram sobre nossa devastada cidade de Zaporizhzhia. De fato, desde o ano passado, é o ataque de foguete mais massivo nesta cidade corajosa. Até a região de Khmelnytskyi foi atingida à noite, o inimigo atingiu a infraestrutura da cidade de Shepetivka com foguetes. Kryvyi Rih na região de Dnipropetrovsk foi atingido pelo ataque de foguete. Somente na cidade de Kramatorsk, região de Donetsk, foram disparados dois foguetes no último dia.

E novamente nos levantamos ao som das sirenes de ataque aéreo. Peço a todos os nossos ouvintes na Ucrânia que não ignorem os avisos de ataque aéreo e desçam aos abrigos antiaéreos, porque o inimigo está lançando um ataque maciço de mísseis e não sabemos para onde irão esses "presentes russos".

Mas agradecemos a Deus e às Forças Armadas da Ucrânia por estarmos vivos, por termos força, coragem e sabedoria para defender nossa Pátria, e mesmo ao som das sirenes queremos que o mundo nos ouça: queremos dizer nesta manhã de neve no inverno ucraniano que a Ucrânia resiste, a ucrânia reza, a ucrânia luta!

 

Nestes dias refletimos sobre qual é a nossa vocação pessoal, humana e cristã. Porque, em particular, nas dramáticas circunstâncias da guerra, cada um de nós deve encontrar o sentido da sua vida e do seu serviço, deve realizar aquela tarefa, aquela missão para o bem da nossa Igreja, do nosso povo, que o Senhor Deus confia para nós. Para vencer, para poder continuar vivendo, devemos responder a este chamado de Deus.

Dissemos ontem que o chamado do Senhor nem sempre é claramente evidente. O Senhor Deus chama, mas não clama. O Senhor Deus convida, mas não força. O Senhor Deus nos oferece, mas não nos tira a possibilidade da livre escolha. O chamado requer nossa resposta pessoal. O chamado e a resposta são as regras, a dinâmica em que nasceu a Sagrada Escritura, a dinâmica em que terminou o Antigo Testamento e, portanto, é assim que o cristão experimenta o Novo Testamento.

O Senhor Deus chama e o homem, consciente e voluntariamente, no amor por ele, confiante nele, responde-lhe e segue-o. Portanto, às vezes as circunstâncias de nossa vida podem ser um obstáculo para ouvir e entender nosso chamado divino. Muitas vezes vivemos no meio do barulho e da agitação. Existem muitas outras oportunidades para aproveitarmos em nossas vidas, muitas opções diferentes para escolher nosso caminho de vida pessoal. E às vezes aquela voz gentil de Deus pode ser abafada por gritos, risos, barulho de descuido humano ou mesmo luxúria humana. Às vezes, nossas paixões pessoais, a preocupação com o lucro, a tentativa de encontrar a todo custo a solução mais fácil nesta vida, de se acomodar, podem sufocar, obscurecer nossa mente e nosso coração.

Para ouvir o chamado de Deus e responder a ele, é preciso estar sintonizado para ouvir profundamente a palavra de Deus e voltar nossa atenção para os detalhes da vida cotidiana, aprendendo a ler os acontecimentos com os olhos da fé e permanecendo abertos às surpresas do Espírito Santo. As circunstâncias dramáticas da guerra também devem ser lidas com os olhos da fé. Só assim podemos ler, compreender, escutar este chamado de Deus, que hoje, neste dia, nos é dirigido.

A vocação cristã tem sempre uma dimensão profética, como nos mostra a Sagrada Escritura. Devemos ter a coragem de responder a este chamado de Deus, porque quando Deus nos chama para algo, no início parece-nos que o Senhor Deus nos chama ao impossível, que o que se abre diante de nós, o que ele nos conduz para, supera as nossas capacidades humanas. O Senhor Deus chama sempre para grandes coisas, por isso dizemos que este chamado tem sempre uma dimensão profética e por vezes obriga-nos a ir contra a maré, a ver coisas que os outros não veem, a decidir fazer algo de que todos fogem. .

Como o vento que sopra a poeira, assim o profeta perturba a falsa paz de consciência, a consciência que esqueceu a palavra do Senhor, os seus mandamentos, a palavra de Deus que ajuda a reconhecer os acontecimentos à luz da promessa de Deus. devemos esperar ser perfeitos para responder ao chamado, nem devemos ter medo de nossas limitações e pecados, mas com o coração aberto aceitar o chamado do Senhor, ouvi-lo, reconhecer nossa missão pessoal na Igreja e no mundo e, finalmente, viver no nosso presente, hoje tão terrível e incerto, doloroso e, talvez, não totalmente compreensível, mas dado a nós por Deus.

Portanto, não devemos ter medo de responder a Deus que nos chama, porque só podemos realizar grandes coisas com o seu grande poder, a sua graça e a sua misericórdia.

Deus, ajude-nos a sobreviver a esses tempos terríveis confiando em Ti. Deus, deixe-nos ouvir a Tua voz nos chamando para grandes coisas, para a vida e para o serviço. Deus, Tu nos chamas para sermos testemunhas da Tua verdade, do Teu amor neste mundo. Não tenhamos medo da Tua verdade, dá-nos força e sabedoria para fazer a escolha certa, a escolha certa em resposta ao teu chamado. Então teremos a experiência da verdadeira liberdade porque só a Tua palavra, a Tua verdade é libertadora.

Deus, abençoe nosso exército ucraniano, abençoe nossos defensores, nossos socorristas, todos que nos dão a chance de viver hoje. Deus, abençoe nossa Ucrânia com Sua paz celestial.

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade, agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
10.02.2023

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

10 fevereiro 2023, 21:47