Busca

Schevchuk: a terra da Ucrânia chora e geme sob os mísseis, projéteis, ataques e bombas russas

"São Macário, o Egípcio, famoso mestre de vida espiritual no deserto, compara a alma humana a um barco e diz: “Ai daquele navio que não tem timoneiro. Ai da alma que não tiver um verdadeiro capitão, que é Cristo". Porque o próprio Senhor não quer apenas ajudar-nos a sentir a direção do caminho, traçar o nosso caminho de vida que queremos percorrer até à plenitude da vida e felicidade, mas Ele mesmo quer nos guiar por esse caminho como o timoneiro do navio, como o capitão."

Cristo nasceu!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023, e na Ucrânia já é o 351º dia da grande guerra sangrenta em vasta escala.

Ontem, em particular, na região de Luhansk e na região de Donetsk, houve intensos combates. Relatos do front indicam que o inimigo está tentando avançar e atacar a terra ucraniana, e nossos soldados repeliram bravamente os ataques perto de 19 centros populacionais. Vemos a intensificação das hostilidades. Aumenta o número de armas usadas. A terra da Ucrânia chora e geme sob os mísseis, projéteis, ataques e bombas russos.

Infelizmente, tivemos mortos e feridos em várias partes da Ucrânia no último dia. Os mortos e feridos estão na região de Chernihiv. A fronteira ucraniana mais uma vez foi atacada em massa. As regiões de Sumy e Kharkiv sofreram e continuam a sofrer bombardeios pesados. Ontem, na região de Kharkiv, perto da cidade de Chuhuiv, no vilarejo de Varvarivka, 5 civis ficaram feridos, incluindo uma criança.

Nossa Kherson novamente se viu sob forte bombardeio. Foram relatados ao menos três mortos e pelo menos quatro feridos. Parece que a situação está piorando. Queremos fazer tudo para servir a Deus e ao nosso povo. Nossos soldados perto de Bakhmut, Avdiivka e Kreminna pedem oração. Peço sinceramente a cada um de vocês que recite pelo menos uma vez "Pai Nosso" e uma vez "Ave Maria" por aqueles que sacrificam suas vidas e saúde para deter o inimigo que quer avançar novamente, que está reunindo forças para atacar fortemente o corpo da Ucrânia.

Mas apesar de todas as dificuldades e dores, agradecemos ao Senhor Deus por estarmos vivos. Sentimos que a estabilidade do povo ucraniano não diminui, pelo contrário, somos capazes de nos organizar, porque a voz da nossa consciência nos chama a defender a nossa Pátria.

 

E hoje queremos dizer ao mundo inteiro mais uma vez: a Ucrânia está de pé! A Ucrânia luta! A Ucrânia reza!

Em vez disso, continuamos nossas reflexões sobre a vocação e sobre como podemos descobrir esse mistério, o mistério do nosso "eu"; sobre como podemos entender a missão de nossa vida que devemos cumprir para nos sentirmos realizados, para sermos felizes. Dissemos que a vocação pressupõe sempre Deus que chama, nosso Criador e Salvador que nos deu a vida, nos deu a tarefa de nossa vida e, portanto, nos ajuda e nos guia para que possamos realizá-la.

São Macário, o Egípcio, famoso mestre de vida espiritual no deserto, compara a alma humana a um barco e diz: “Ai daquele navio que não tem timoneiro. Ai da alma que não tiver um verdadeiro capitão, que é Cristo". Porque o próprio Senhor não quer apenas ajudar-nos a sentir a direção do caminho, traçar o nosso caminho de vida que queremos percorrer até à plenitude da vida e felicidade, mas Ele mesmo quer nos guiar por esse caminho como o timoneiro do navio, como o capitão. Bem-aventurada aquela alma cujo guia e capitão é o próprio Senhor, aquele Cristo que disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida".

Recebemos o chamado, o chamado de Deus, geralmente de forma indireta. Ou seja, o Senhor Deus vem até nós com a ajuda de diferentes pessoas, diferentes circunstâncias, diferentes acontecimentos. Deus fala-nos através da sua palavra, através da palavra da Sagrada Escritura, através dos acontecimentos das nossas vidas, através das pessoas que encontramos, através de tantos outros momentos das nossas vidas que às vezes, talvez, nem prestemos muita atenção. Às vezes acontece que o Senhor nos fala, mas não percebemos e não o ouvimos. Porque o Senhor Deus chama, mas não clama. Ele convida, mas não impõe sua vontade, sua vocação. Ele revela-nos o mistério de nós mesmos, e não só devemos apreendê-lo, mas devemos aceitar esta tarefa da nossa vida.

Deus nunca para de falar conosco, convidando-nos a seguir por uma direção ou outra, dando-nos a graça do Espírito Santo e a força de que precisamos para fazê-lo. Ou seja, o Senhor Deus quer nos conduzir pessoalmente para onde nos chama.

Muitas vezes, os chamdos que Deus nos faz dizem respeito também às coisas do dia-a-dia: um convite ao perdão, a um ato de confiança em Deus numa situação difícil. Às vezes somos convidados a servir aquele que encontramos no caminho, e talvez a pessoa que vemos como necessitada seja aquele chamado, o chamado de nosso Deus no qual podemos descobrir o sentido de nossa própria vida e serviço. O Senhor Deus chama-nos à oração, à comunicação com Ele. É uma graça especial quando temos um conselheiro espiritual, um guia espiritual, um sacerdote que às vezes nos ajuda a distinguir as vocações, a discernir e a encontrar a nossa vocação pessoal. Porque quem nos respeita e ama verdadeiramente pode ajudar-nos melhor a compreender a nossa vocação pessoal.

Deus, sabemos que estás nos chamando para a plenitude da vida e da felicidade. Deus, ajuda-nos a realizar a nossa vocação pessoal, pública, cristã, também nas circunstâncias da guerra. Deus, seja nosso timoneiro, nosso capitão mesmo no meio do mar na tempestade da vida, nessa tempestade de guerra que estamos vivendo hoje. Deus, sabemos que depois da tempestade vem a bonança. Seja nosso guia para a paz. Abençoe nossa Pátria, nosso povo com Sua paz celestial.

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade, agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
09.02.2023

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

09 fevereiro 2023, 22:02