Busca

Schevchuk: nenhum homem tem o direito de usurpar o direito de Deus, dizendo "tu morrerás e tu viverás"

"A palavra "vocação" significa que existe alguém que chama, que se dirige a nós pessoalmente, que constrói uma relação pessoal com cada ser humano (...). São Basílio Magno recorda que o próprio Senhor Deus ajuda as pessoas a realizar seu chamado à vida e à felicidade eterna. Porque esta vocação eterna e sobrenatural não pode ser realizada apenas com esforços humanos. É possível tornar-se participante da vida de Deus somente com a ajuda do próprio Deus."

Cristo nasceu!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023, e nós na Ucrânia já temos o 350º dia da grande guerra: guerra sangrenta, guerra sacrílega que constitui o maior crime contra Deus, guerra que o ocupante russo trouxe para a nossa pacífica terra ucraniana.

No dia de ontem e na noite passada, a Ucrânia também estava em chamas. Mais uma vez a guerra dá seus frutos mortais. Novamente, há muitos mortos e feridos. Recebemos esta manhã a notícia de que o inimigo está tentando agravar ao máximo a situação na região de Luhansk, tentando romper a defesa das tropas ucranianas perto da cidade de Kreminna. Ontem e na noite passada, os inimigos desferiram um golpe terrível e poderoso contra nossa cidade devastada de Kharkiv. Vamos imaginar: em apenas uma noite cerca de 10 foguetes atingiram o centro desta cidade heróica. Esses foguetes atingiram até o parque central da cidade. Nossa Kharkiv, tão gravemente ferida por esta guerra, foi mais uma vez exposta a grande perigo.

Nossa região de Sumy foi intensamente bombardeada. Foram cerca de 125 disparos de vários tipos de armas, incluindo foguetes e artilharia, e uma mulher morreu. O sul da Ucrânia, nossa região doente de Kherson, a região de Zaporizhzhia e a região de Dnipropetrovsk estão novamente sob as bombas. Hoje rezemos por todas as vítimas, procuremos cercar com amor e atenção aqueles que sofreram danos. Hoje rezamos por nossos heróicos socorristas e pelos médicos que estão salvando vidas agora. E pedimos: Deus, detenha a mão assassina do ocupante russo.

 

Agradecemos ao Senhor Deus e às Forças Armadas da Ucrânia por estarem vivos nesta manhã e poder dizer mais uma vez com orgulho: A Ucrânia resiste! A Ucrânia luta! A Ucrânia reza!

E nós continuamos nossas reflexões sobre o sentido da vida humana, sobre o significado e o conteúdo da vocação, da tarefa da vida, da missão que o Senhor Deus confiou a cada um de nós. Nos últimos dias, acenamos ao fato que os cristãos acreditam em Deus, que é a fonte da vida, não a fonte da morte. Deus dá a vida ao homem e é a única fonte dessa vida, o único Senhor. Hoje queremos perceber mais uma vez que a pessoa não é resultado de uma combinação ou acidente biológico, mas sua concepção e nascimento acontecem pela vontade de Deus. Toda pessoa é uma pessoa amada por Deus, é uma pessoa, um ser humano desde o primeiro momento da sua concepção, e por isso é amada por Deus não só até ao fim desta vida terrena, até à morte, mas é aquele filho ou filha de Deus de quem Ele também se lembra na morte e nos conduz à vida eterna.

Do Senhor também vem a vocação, a missão concreta da vida de uma pessoa, o que às vezes chamamos de destino. A palavra "vocação" significa que existe alguém que chama, que se dirige a nós pessoalmente, que constrói uma relação pessoal com cada ser humano.

São Basílio Magno recorda que o próprio Senhor Deus ajuda as pessoas a realizar seu chamado à vida e à felicidade eterna. Porque esta vocação eterna e sobrenatural não pode ser realizada apenas com esforços humanos. É possível tornar-se participante da vida de Deus somente com a ajuda do próprio Deus. Só se pode entrar na vida da Santíssima Trindade guiado pela mão de Deus Pai, Filho, por meio do poder e da ação do Espírito Santo. Por isso dizemos que toda alma humana é essencialmente cristã, como diziam os primeiros Padres. Com efeito, a plena realização desta vida e vocação aspira à participação na vida de Deus. Assim, o apóstolo ensina-nos que o Senhor Deus quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade.

Um dos elementos importantes para poder realizar, realizar este desejo eterno de uma vida feliz em Deus, o Senhor Deus o dá ao homem em seu Filho com a graça do batismo. O batismo, o ser cristão, significa uma vocação especial. O Senhor Deus chama todas as pessoas para essa filiação divina. Por isso diz aos seus discípulos: «Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo». Por isso dizemos que a Boa Nova do Evangelho, cristã, tem um caráter universal. O Senhor Deus chama a si todos os homens de todos os tempos e de todas as nações.

Nós, como cristãos que cremos em Deus que nos dá a vida, que é a fonte da vida, que nos conduz à plenitude da vida, Deus que é a garantia da nossa felicidade eterna, dizemos que só Deus tem o direito de decidir qual pessoa deveria viver e que deveria deixar a vida terrena para passar à eternidade por sua própria morte. Nenhum homem tem o direito de usurpar o direito de Deus, ninguém pode dizer: "Tu morrerás e tu viverás". Nem mesmo temos o direito de tomar estas decisões por nós mesmos. Porque Deus é o Senhor da nossa vida, Ele nos deu essa vida, nós não temos o direito de tirar a vida nem de nós mesmos.

Essas palavras são muito importantes durante a guerra, porque hoje o criminoso russo vem usurpar o direito de Deus e decidir quem deve viver e quem deve ser destruído. E, infelizmente, ele condena uma nação inteira à morte, argumentando que a Ucrânia como fenômeno histórico não tem o direito de existir. Isso significa que vem com uma tarefa genocida: destruir, tirar a vida de um povo inteiro.

Deus, nós acreditamos em ti como a fonte de nossa vida. Nós vivemos, nós existimos, porque Tu és o nosso Senhor, Tu és o Senhor da nossa vida terrena e nos chamas para a eternidade. Tu nos deste esta vida, ajuda-nos a vivê-la dignamente, porque quem vive dignamente a sua vida vive segundo a própria vocação daquele desígnio eterno, do desígnio da eterna sabedoria de Deus que Tu, Senhor, queres revelar através da nossa vida e nosso serviço.

Deus abençoe a Ucrânia! Salve a vida humana na Ucrânia! Deus, salve as pessoas que você chamou para a vida, para a existência, para a liberdade, para a vida eterna feliz em você. Deus, abençoe a Ucrânia com Sua paz celestial!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade, agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
08.02.2023

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

08 fevereiro 2023, 22:35