Busca

Schevchuk: ajudando uns aos outros, os ucranianos são capazes de resistir

"O Senhor Deus oferece a todos oportunidades, possibilidades, circunstâncias, mas devemos responder a elas, devemos usar essas oportunidades corretamente, devemos direcionar os talentos pessoais recebidos para o bem, o bem de outra pessoa. Então esses talentos, essas sementes de felicidade eterna em nós darão seus frutos, o fruto da Palavra de Deus, para alguns se fala de dezenas, para outros de centenas de frutos."

Cristo nasceu!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é terça-feira, 7 de fevereiro de 2023, e na Ucrânia já é o 349º dia da grande guerra em vasta escala.

O dia de ontem e a noite passada foram novamente muito difíceis e sangrentos para nossa terra da Ucrânia. Nosso Donbass está pegando fogo novamente. O inimigo está tentando avançar em cinco direções ao mesmo tempo - na região de Donetsk e na região de Luhansk. Bombardeia incessantemente nossas pacíficas cidades e vilarejos. Todos os dias temos ataques de foguetes, e ontem tivemos pelo menos seis deles direcionados para cidades pacíficas da Ucrânia. Nossas cidades nas regiões de Kharkiv, Donetsk, Dnipropetrovsk e Kherson foram atingidas. Na região de Kharkiv, a cidade de Vovchansk foi atacada. Os russos destruíram uma grande policlínica municipal que queimou noite adentro, e os bombeiros tentaram salvar o que poderia ser recuperado. Como resultado do bombardeio na região de Dnipropetrovsk, uma estação de bombeamento foi danificada e nove cebtros habitados, nove cidades e vilarejos ficaram completamente sem água potável. Nossa Odessa está se recuperando do apagão.

A neve cobriu quase toda a Ucrânia esta manhã. A temperatura em diferentes partes da Ucrânia está caindo novamente. Em nossas cidades, os chamados “pontos de invencibilidade” estão sendo construídos. Nossa Fundação da Igreja “Trabalho Sábio” abre tendas de aquecimento: espaço de misericórdia cristã em diferentes cantos da Ucrânia. Ajudando uns aos outros, os ucranianos são capazes de resistir.

Hoje lamentamos novamente os mortos e feridos do dia anterior, mas também queremos agradecer a Deus e às Forças Armadas da Ucrânia por poder viver e amar, amar a Deus e ao próximo, amar nossa querida Pátria e defender a dignidade humana, vida humana em nossa terra da Ucrânia.

Também hoje queremos repetir: saibam todos que a Ucrânia está resistindo! A Ucrânia luta! A Ucrânia reza!

 

E nós continuamos nossas reflexões espirituais sobre aquela que é a vocação cristã e humana do ser humano. Sobre o que o Senhor nos chama a fazer todos os dias e, portanto, ao longo de nossas vidas. O que devemos fazer, especialmente agora, para cumprir nosso chamado cristão, mesmo durante esta terrível guerra sacrílega.

Antes de tudo, hoje gostaria que ficasse claro: lendo as vocações dos profetas, dos santos na Sagrada Escritura, às vezes pensamos que a palavra "vocação" - uma especial missão de vida - diz respeito apenas a alguns eleitos. O Senhor Deus está realmente me chamando também, uma pessoa comum? A resposta a esta pergunta é sim: "sim, ele te chama". O Senhor Deus se lembra de todos. As palavras que ouvimos ontem, ditas pelo Senhor Deus ao profeta Jeremias, são válidas para todos: "Antes de te formar no ventre, eu já te conhecia".

A vocação é algo que não acontece por acaso, nem na vida de algumas pessoas escolhidas, nem de vez em quando. Cada pessoa tem a sua própria vocação e deve redescobri-la, realizá-la, compreendê-la. Então, por assim dizer, descobrirá o mistério de si mesma, o mistério do projeto de Deus para ela. Cada pessoa tem uma vocação para a vida, para a felicidade eterna com Deus, é como se fosse o começo e o fim do caminho da nossa vida humana.

Nossa vida nos foi dada por Deus, não aparecemos no universo por mero acaso, não. Somos fruto do desígnio Divino, do Seu amor eterno. Ele respira em nós, dando-nos o sopro da vida, como o livro do Gênesis descreve lindamente. Portanto, o objetivo final para o qual o Senhor criou cada pessoa é que a pessoa ame e seja amada, e assim se torne participante da vida eterna, feliz e bem-aventurada de Deus. Deus criou cada pessoa para compartilhar a Si mesmo, Sua felicidade eterna com eles.

Portanto, cada pessoa é chamada a esta bem-aventurança eterna. Mas para atingir esse objetivo final e eterno, cada um segue seu caminho. E este caminho para a realização pessoal da própria tarefa de vida chama-se vocação individual e pessoal de cada um de nós. Hoje podemos dizer com certeza que uma pessoa não pode existir sozinha, isolada dos objetivos, isolada de todos e de tudo ao seu redor. Uma pessoa não pode ser feliz quando não sabe para onde direcionar seus recursos físicos, mentais e até emocionais.

A força vital que o Senhor Deus deu ao homem precisa de uma certa direção para se orientar nela. Uma pessoa se sente realizada apenas quando consegue liberar sua força vivificante que o Criador lhe deu. E ela ficará feliz quando todos esses dons, que o Senhor Deus lhe deu como sementes, brotarem, florescerem, fecundarem e derem fruto, resultado, desfecho. Cada um só se realiza quando responde aos apelos que Deus lhe dirige ao longo da vida.

O Senhor Deus oferece a todos oportunidades, possibilidades, circunstâncias, mas devemos responder a elas, devemos usar essas oportunidades corretamente, devemos direcionar os talentos pessoais recebidos para o bem, o bem de outra pessoa. Então esses talentos, essas sementes de felicidade eterna em nós darão seus frutos, o fruto da Palavra de Deus, para alguns se fala de dezenas, para outros de centenas de frutos. Senhor Deus ajuda cada um de nós no diálogo com Ele, na oração, na escuta dos entes queridos, dos entes queridos - pais, amigos, entes queridos - a descobrir o próprio mistério, a compreender a vocação da própria vida, a tarefa e, portanto, de realizá-lo a cada dia com coragem e sem medo.

Deus abençoe a Ucrânia! Deus, ajuda-nos todos a ouvir todos a cada dia a Tua voz que nos chama à vida: à vida, à luta e ao trabalho por um futuro melhor, bom e feliz, tanto pessoal como coletivo, de toda a Igreja, de toda a nação. Deus, abençoe nossa Pátria, nossa Ucrânia, com Sua paz celestial!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade, agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
07.02.2023

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui

07 fevereiro 2023, 21:17