Busca

Schevchuk: escutar a voz de Deus que chama, em meio a um mundo que parece desabar

"O que devo fazer quando o mundo ao meu redor parece desabar, obscurecer, quando o mundo mergulha em um caos incontrolável e incompreensível? Então, nestas circunstâncias, é necessário escutar a voz de Deus que chama. Porque, mesmo em condições de guerra, o Senhor Deus dá a cada um de nós uma única tarefa que devemos realizar nessas circunstâncias, uma tarefa que consiste naquilo que nós - dentro dos limites de nossa competência, de nossos dons - devemos fazer pelo vitória do próprio povo.."

Cristo nasceu!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023 e aqui, na Ucrânia, já é o 348º dia da grande guerra em vasta escala que o invasor russo trouxe para nossa terra.

O dia de ontem e a noite  passada foram muito difíceis para o nosso povo e para o nosso país. O inimigo está constantemente tentando atacar nossas cidades e vilarejos em várias direções na parte leste da Ucrânia. Soubemos esta manhã que nossos defensores repeliram ataques de tropas russas perto de quatorze centros populacionais, especialmente na região de Lugansk e na região de Donetsk. O chão está literalmente pegando fogo. O inimigo usa vários tipos de armas, mesmo as proibidas, para cobrir todos os seres vivos com um grande alcance de fogo. Mas o Senhor Deus nos dá bravos defensores que com seus corpos protegem a Ucrânia das mãos assassinas do invasor.

O dia de ontem foi novamente marcado por duas tragédias. Em particular, em Kharkiv e Kherson. Parece que o inimigo começou a lutar na Ucrânia contra instituições educacionais. Destrói deliberadamente escolas e universidades. Ontem o inimigo lançou um ataque com foguetes contra Kharkiv, no centro da cidade. O distrito de Kyivsky da cidade de Kharkiv foi atingido e a Universidade Nacional de Economia Beketov foi destruída nesta grande cidade. Da mesma forma, o inimigo tem atingido fortemente Kherson onde tem como alvo o colégio local e, com o lançamento de mísseis incessantemente, tira das crianças o lugar e o direito de estudar para terem pelo menos uma educação mínima. Ontem houve quatro ataques com mísseis na Ucrânia, em particular, além de Kharkiv, a cidade de Druzhkivka na região de Donetsk foi bombardeada.

 

O inimigo está tentando a todo custo intimidar os ucranianos, paralisá-los, tirar suas chances, os meios necessários para a sobrevivência. A temperatura na Ucrânia caiu drasticamente nestes dias. As geadas estão chegando, tudo está coberto de neve branca. Novos apagões e falta de luz em diferentes partes da Ucrânia nos obrigam a passar por grandes dificuldades. Odessa sofreu ultimamente, por vários dias sem eletricidade. Com todos os esforços de toda a Ucrânia, tentamos apoiar e aquecer nossos irmãos e irmãs de Odessa.

Mas esta manhã, quando vemos a luz do dia, quando nos levantamos e tentamos trabalhar, nos levantamos para rezar, nos levantamos para viver e servir a Deus e ao nosso povo ucraniano, queremos agradecer: obrigado ao nosso Deus e Salvador por este novo dia, e agradecer às Forças Armadas da Ucrânia por mais um momento, mais uma chance de viver e continuar lutando.

Portanto, hoje queremos dizer mais uma vez: a Ucrânia está resistindo. A Ucrânia luta. A Ucrânia reza.

Hoje quero começar com vocês nossas reflexões sobre outro componente muito importante da nossa vida. Às vezes pode ser decisivo, especialmente em condições de guerra. A nossa estabilidade, a nossa organização, a nossa consciência do objetivo e das tarefas que temos a cumprir hoje, neste dia, dependem disso. Este fundamento de nossa vida espiritual cristã, portanto, é representado por nossa vocação.

O que é uma vocação? Vocação é aquilo a que nos chamou o nosso Criador, que nos dá a vida. A vocação não são apenas pensamentos ou fantasias pessoais e particulares sobre o que devemos fazer, mas uma missão com a qual viemos ao mundo. A vocação é uma tarefa especial que o Senhor Deus nos confia, para que possamos realizá-la em nossas vidas para o bem do próximo, para a glória de Deus, e uma vez realizada, para que possamos alcançar verdadeiramente a eternidade felicidade.

Como podemos discernir uma vocação, ou seja, como entender o que devemos fazer? Este é um aspecto difícil da direção espiritual, dos elementos de amadurecimento de cada pessoa. Nos textos da Sagrada Escritura encontramos reflexões muito particulares sobre a vocação de diversas pessoas. Às vezes, até o nome de uma pessoa expressa sua vocação no mundo. Particularmente comovente é o texto do profeta Jeremias que nos fala de seu chamado à vida e de sua missão especial. O Senhor Deus diz isso ao profeta: "Antes de te formar no ventre, eu já te conhecia, antes de nasceres, eu te havia consagrado; feito de ri um profeta para as nações". Então, ouvindo esta palavra de Deus, o profeta responde: "Ai, Senhor Deus, eis que não sei falar, sou apenas uma criança." O Senhor disse-lhe: "Não digas: sou uma criança, mas vai ter com aqueles a quem te enviarei e anuncia o que te ordenarei."

Podemos ouvir tal palavra de Deus para cada um de nós. Antes de o Senhor Deus nos colocar no ventre de nossa mãe, ele já conhecia e conhece cada um de nós pelo nome. Antes de nascermos neste mundo, Ele nos escolheu, nos chamou para uma determinada missão. Mas também é importante para nós responder a esse chamado.

Porque dizemos que a Palavra de Deus não é só o que Deus nos diz, como ensinam os Padres da Igreja, a Palavra de Deus é também o que Ele quer ouvir de nós. Portanto, responder ao chamado de Deus é como responder à Palavra de Deus com o eco do nosso coração. Só assim poderemos entender o que fazer, como agir, que direção tomar em nossa jornada pela vida.

Sobretudo durante a guerra, quando parece viver numa espécie de caos, quando não compreendemos o que nos está acontecendo, quando desaparecem as coordenadas da vida a que estamos habituados e os claros pontos de referência pelos quais sempre estivemos guiados na hora de planejar nossas ações ficam confusos, muitas vezes nos perguntamos: Deus, o que devo fazer? O que devo fazer quando o mundo ao meu redor parece desabar, obscurecer, quando o mundo mergulha em um caos incontrolável e incompreensível? Então, nestas circunstâncias, é necessário escutar a voz de Deus que chama. Porque, mesmo em condições de guerra, o Senhor Deus dá a cada um de nós uma única tarefa que devemos realizar nessas circunstâncias, uma tarefa que consiste naquilo que nós - dentro dos limites de nossa competência, de nossos dons - devemos fazer pelo vitória do próprio povo. O que precisa ser feito para que mesmo durante a guerra o poder de Deus, a graça de Deus, o amor de Deus esteja presente em nosso povo. Cumprindo a nossa vocação, cada um no seu lugar, aproximamos a vitória e construímos a paz.

Procuremos nestes dias ouvir, ouvir o Senhor Deus que nos chama, ouvir o nosso coração que responde a este chamado. Procuremos ouvir a voz, o pranto, o grito do nosso povo que clama, clama o Senhor Deus da terra ao céu, como chamou o sangue do justo Abel, invocou da terra a Deus Criador. Esta voz do nosso povo é também a voz de Deus para nós, para a tarefa da nossa vida, para a nossa vocação.

Que Deus nos conceda a todos ouvir esta voz, responder a ela, não fugir, mas fazer o que o Senhor Deus nos chama a fazer. Porque o nosso Deus Criador e Salvador é a garantia do sucesso da nossa missão de vida. Às vezes temos medo, porque vemos que aquilo a que o Senhor Deus nos chama, pode superar nossos conhecimentos, habilidades e experiência naquele momento, mas o próprio Senhor Deus diz: tu irás para lá e farás, porque eu estarei contigo, tu irás lá e dirás, pois eu falarei e agirei por meio de ti.

Deus abençoe a Ucrânia. Abençoa o nosso martirizado povo ucraniano, porque nos chamaste à vida, chamaste-nos a construir a nossa vida nacional, espiritual, cultural. Deus, foste Tu que destruíste a União Soviética e nos deste a liberdade. Você nos chamou para a liberdade e a independência. Realizemos a vossa vocação, tanto pessoal como eclesiástica, pública, popular e nacional. Deus, abençoe a Ucrânia com Sua paz justa e celestial.

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade, agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
06.02.2023

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

06 fevereiro 2023, 23:07