Busca

De Schevchuk, o convite aos voluntários a serem as mãos de Deus no amparo aos necessitados

"Quero dizer que a nossa Igreja Greco-Católica Ucraniana é a maior Igreja Católica Oriental do mundo. Preservamos nossa herança litúrgica, espiritual e canônica da Igreja Bizantina, consideramos a Igreja do Patriarcado Ecumênico nossa Igreja mãe, porque a boa nova do Santo Evangelho chegou até nós de Constantinopla. Mas somos uma Igreja que vive em comunhão plena e visível com o sucessor do Apóstolo Pedro: o Santo Padre, o Papa de Roma."

Cristo nasceu!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é domingo, 5 de fevereiro de 2023, e na Ucrânia já é o 347º dia da grande guerra que o invasor e ocupante russo trouxe para nossa pacífica terra da Ucrânia.

Hoje, agradecendo ao Senhor Deus por nos dar este domingo, este dia santo de Deus. E vejamos como se passaram nossas últimas 24 horas:o dia de  ontem e a última noite.

Infelizmente, precisamente neste momento, houve um poderoso ataque com míssil contra nossa Kharkiv. Já há relatos de foguetes russos que atingiram o centro desta metrópole. Também soubemos hoje que nossos defensores repeliram poderosos ataques russos contra nove centos habitativos, em nove direções a leste de nossa pátria. No dia de ontem, e na noite passada, nossa região de Luhansk e a região de Donetsk estavam pegando fogo. Rezamos, em particular, pelos corajosos e invencíveis defensores de Avdiyivka, de nossa Vuhledar e da cidade de Bakhmut, que já se tornou lendária.

Ontem também recebemos notícias preocupantes da cidade de Izyum, região de Kharkiv, onde sete adolescentes estiveram envolvidos na explosão da mina terrestre "Petal", e uma garotinha sofreu um forte trauma psicológico pelo que viu e viveu. Envolvemos com nossas orações nossas crianças que, infelizmente, correm diariamente o risco de contato com substâncias explosivas, e estão expostas a grandes perigos para suas vidas e saúde. Envolvamos com nossas orações e nossos sustento as vítimas desta grande tragédia que aconteceu ontem em Izyum.

 

Mais uma vez, o inimigo está bombardeando fortemente as áreas fronteiriças de nossa região de Sumy e região de Chernihiv. Ontem nossa cidade de Kherson foi atingida novamente por um poderoso ataque. Envolvamos com o nosso amor, as nossas orações e o nosso sustento todos aqueles que hoje vivem o momento mais difícil, que estão sofrendo, que estão doloridas, que se sentem esquecidos e abandonados. Convido todos os nossos voluntários a serem as mãos de Deus, portadores do amor e misericórdia de Deus para correr para aqueles que mais precisam de nossa atenção hoje.

Nesta manhã, neste santo dia de domingo, agradecemos ao Senhor Deus e às Forças Armadas da Ucrânia por terem resistido nos últimos dias e porque hoje estamos aqui, vivemos, existimos, lutamos. Hoje, novamente, queremos repetir para nós mesmos e para o mundo inteiro: a Ucrânia está resistindo. A Ucrânia luta. A Ucrânia reza.

Também hoje iremos às nossas igrejas para criarmos juntos uma comunidade visível da Igreja de Cristo, para vivenciarmos juntos a participação na Divina Liturgia. A Liturgia é Divina porque o próprio Filho de Deus desce do céu para nos servir, como um bom samaritano vem tocar as nossas feridas com o seu Corpo e Sangue, para entrar nas nossas dores e sofrimentos. Ele apenas quer que nos aproximemos dele e aceitemos o Seu serviço, que sejamos uma comunidade eucarística de Cristo ressuscitado presente entre nós hoje.

Nós, do mesmo modo, rezamos e cada vez que recitamos a Divina Liturgia, rezamos pelo bom estado das santas Igrejas de Deus e a união de todos. Esta é uma das primeiras demandas da ectênia pela paz, cantada por greco-católicos e ortodoxos das várias denominações. Não apenas escutamos, mas também queremos considerar nossa oração comum hoje como um mandamento e uma ordem de Deus a ser cumprida em nossa vida diária.

Nestes dias refletimos sobre o estado das relações cristãs e intercristãs hoje, sobre como cristãos de diferentes igrejas e denominações estão tentando curar hoje as feridas de nossos cismas, divisões e divergências. Quero dizer que a nossa Igreja Greco-Católica Ucraniana é a maior Igreja Católica Oriental do mundo. Preservamos nossa herança litúrgica, espiritual e canônica da Igreja Bizantina, consideramos a Igreja do Patriarcado Ecumênico nossa Igreja mãe, porque a boa nova do Santo Evangelho chegou até nós de Constantinopla. Mas somos uma Igreja que vive em comunhão plena e visível com o sucessor do Apóstolo Pedro: o Santo Padre, o Papa de Roma. Nós, como Igreja da tradição de Kyiv, vivemos e testemunhamos aquele estado da Igreja na Ucrânia nas terras onde vivia antes da divisão, antes do cisma entre Roma e Constantinopla. E queremos encarnar também hoje esta tradição milenar de memória e empenho pela unidade dos cristãos.

Estamos conscientes de que a missão de cooperar, de trabalhar pela unidade dos cristãos, é parte integrante da identidade da Igreja Católica Oriental. De fato, hoje testemunhamos que é possível ser plenamente nós mesmos: preservando toda a plenitude da fé e da tradição ortodoxa, mas vivendo esta plenitude em comunhão com o cristianismo universal. O Santo Padre, sucessor do Apóstolo Pedro, Bispo de Roma, é o ministro da unidade universal da Igreja de Cristo, é o seu coração visível, é a voz que convida todos a serem um, como Cristo nos ordenou.

A nossa Igreja ao longo dos séculos não só trabalhou, mas também sofreu pela causa da unidade das Igrejas. E ainda hoje, tendo em conta as conquistas do diálogo intercristão a nível universal e considerando as conquistas do diálogo das Igrejas católica e ortodoxa, as conquistas do diálogo com as comunidades protestantes, a nossa Igreja trabalha para que essas conquistas - já evidente hoje em nível universal - pode ser implementado localmente. Como Igreja local do povo ucraniano, queremos colher os frutos da busca da unidade universal no contexto eclesial cristão da nossa pátria.

Não apenas queremos fazê-lo, mas já declaramos como queremos fazê-lo. Com efeito, a nossa Igreja - uma das primeiras Igrejas, uma das primeiras Igrejas Católicas Orientais - formulou o seu Conceito Ecumênico, ou seja, as tarefas específicas que nos propusemos para alcançar esta desejada unidade pela qual rezamos, que ansiamos para, o que desejamos, que é tão importante para a Ucrânia hoje.

Convido todos a seguirem esse manifesto da nossa Igreja sobre a busca da unidade dos cristãos, aprovado pelo Sínodo dos nossos bispos. Percebendo um dos traços característicos da vocação da Igreja Católica Oriental, queremos realmente ser o promotor, o líder, o primeiro construtor daquela unidade das Igrejas na Ucrânia.

Hoje, diante de nosso Senhor, queremos agradecê-lo por ouvir nossas orações. Soubemos ontem que outra troca de prisioneiros de guerra ocorreu, e foi possível libertar 116 defensores da Ucrânia do cativeiro russo, incluindo dois oficiais e 114 soldados e sargentos de diferentes Forças Armadas da Ucrânia, do Exército Ucraniano e da Guarda Nacional. Agradecemos ao Senhor Deus por salvar nossos heróis, agradecemos a todos: ao Santo Padre, às instituições diplomáticas internacionais, a todas as organizações internacionais de vários níveis pelo fato de todos esses heróis que nos são queridos poderem ir para casa hoje. Todos eles precisam de muito cuidado e reabilitação séria, pois sofreram torturas, feridas profundas infligidas pelo inimigo em seu corpo e alma, e hoje começa para eles o caminho da cura. Nós rezamos por eles. Rezemos por aqueles que ainda hoje estão presos, estão na prisão. Hoje, na Divina Liturgia, lembramos nossos sacerdotes de Berdyansk: padre Ivan e padre Bohdan. Rezemos por todos os nossos ucranianos, também pelos nossos padres, que estão em campos de concentração, em campos de filtração russos. Rezemos pela libertação dos prisioneiros, pela cura dos feridos e por suas famílias.

Deus abençoe a Ucrânia. Abençoe nossos meninos e meninas que defendem nossas vidas e nossa liberdade na linha de batalha. Deus, abençoe a Ucrânia com Sua paz celestial.

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade, agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
05.02.2023

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

05 fevereiro 2023, 22:45