Busca

Schevchuk: o mundo onde as crianças sofrem não tem futuro

"O número de crianças vítimas desta guerra está aumentando. As estatísticas oficiais informaram ontem que 459 crianças foram mortas e 917 feridas. Então, no total, temos 1.376 crianças registradas como vítimas dessa guerra. Mas sabemos que o número real é provavelmente muito maior. Durante nossa visita ao Hospital Vaticano Bambino Gesú, em Roma, soubemos que só aquele hospital recebeu cerca de 2.000 crianças ucranianas para tratamento. As crianças continuam sofrendo."

Cristo nasceu!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é domingo, 29 de janeiro de 2023 e na Ucrânia já é o 340º dia da grande guerra em vasta escala que o ocupante russo trouxe para nossa pacífica terra da Ucrânia.

Também no dia de ontem e na noite passada, a terra ucraniana tremeu sob ataques russos, foguetes e bombas. Combates pesadoss estão sendo travados na região de Donetsk e na região de Luhansk. O inimigo está bombardeando continuamente nossas cidades perto de Vuhledar, em Avdiivka e perto de Bakhmut. Nossos meninos e meninas defendem bravamente sua pátria, enquanto o inimigo procura matar onde quer que suas armas letais cheguem.

Nossas cidades e povoados fronteiriças nas regiões de Kharkiv, Sumy e Chernihiv foram bombardeados novamente. No sul, nossa região devastada de Kherson, região de Dnipropetrovsk e região de Zaporizhzhia mais uma vez ficaram sob fogo de artilharia. Ontem o inimigo atingiu os bairros residenciais da cidade de Kostyantynivka, na região de Donetsk, onde sabemos que há pelo menos três mortos e 14 civis inocentes feridos.

O número de crianças vítimas desta guerra está aumentando. As estatísticas oficiais informaram ontem que 459 crianças foram mortas e 917 feridas. Então, no total, temos 1.376 crianças registradas como vítimas dessa guerra. Mas sabemos que o número real é provavelmente muito maior. Durante nossa visita ao Hospital Vaticano Bambino Gesú, em Roma, soubemos que só aquele hospital recebeu cerca de 2.000 crianças ucranianas para tratamento. As crianças continuam sofrendo. E o mundo, onde as crianças sofrem, não tem futuro.

 

O terror continua nos territórios ocupados e soubemos que mais de 20.000 civis ucranianos estão atualmente em campos de concentração russos. Rezemos por eles, peçamos ao Senhor Deus a sua libertação. Nossos sacerdotes, padre Ivan e padre Bohdan, ainda estão sob tortura, presos em Berdyansk. Imploramos ao Senhor e a todos aqueles que nos puderem ajudar, que libertem estes corajosos sacerdotes de Cristo pelo bem dos prisioneiros e dos que sofrem.

Mas hoje queremos que a Ucrânia seja ouvida por todo o mundo, porque a Ucrânia resiste. A Ucrânia luta. A Ucrânia reza.

Hoje é domingo, o dia do Senhor, e nós deixamos de lado todos os nossos assuntos terrenos, as reocupações, o trabalho e apressadamente vamos para nossas igrejas para estar diante da face de Deus, participar de Seu Corpo e Sangue e viver a vida Eucaristia Cristã.

Também hoje desejamos rezar pela unidade dos cristãos. Porque talvez hoje, domingo, dia do Senhor, mais do que nunca sentimos que a meta do movimento dos cristãos rumo à unidade é o mistério da Eucaristia. O objetivo do movimento eucarístico é a possibilidade de todos os cristãos serem participantes do mesmo cálice do Sangue de Cristo, de serem participantes do seu único e mesmo Corpo.

Vemos que o objetivo do movimento ecumênico é a unidade completa e visível dos cristãos. Não devemos nos contentar com o respeito recíproco entre os cristãos, devemos trabalhar para caminhar juntos na mesma direção, na direção da unidade eucarística. Os cristãos de diferentes denominações hoje devem sentir que somos todos diferentes, mas devemos buscar a unidade mesmo em nossa diversidade. A unidade na diversidade é o caminho para a comunhão plena e visível dos discípulos de Cristo, à qual o Senhor Deus hoje nos chama.

A unidade não significa a absorção de uma Igreja pela outra, nem o crescimento de algumas comunidades cristãs graças ao proselitismo, ou seja, a conversão ou anexação de outras. Não. Não se trata apenas da unidade de estruturas, trata-se da unidade mística interior. O sinal supremo da unidade da Igreja de Cristo é o Seu Corpo e Sangue: o mistério da Santa Eucaristia. Portanto, ao comungarmos hoje, rezemos para que entre os cristãos da Ucrânia haja esta unidade plena e visível desejada por Cristo em Seu sacramento da Eucaristia.

Hoje a Ucrânia lembra a memória dos heróis de Krut. Hoje, 29 de janeiro, lembramos o feito heróico dos estudantes de Kiev, ocorrido no distante ano de 1918. Esses jovens, estudantes, cadetes, no total pouco mais de 400 pessoas, saíram para defender a capital ucraniana do exército com seus corpos do sanguinário general Muravyov, o agressor de Moscou com mais de 4.000 soldados à sua disposição. Esses jovens caíram em uma batalha desigual perto da cidade de Kruty, região de Chernihiv. Eles sacrificaram suas jovens vidas pela liberdade de seu país. Hoje recordamos sua brilhante memória, porque seus restos mortais repousam no túmulo de Askold em Kyiv, e ali hoje, perto de nossa paróquia, prestamos a eles nossa solene homenagem.

A partir de 1918, esse exemplo heróico de estudantes inspira meninas e meninos, jovens contemporâneos, a defender a Ucrânia hoje contra os novos “muravyovs” que vêm para matar, devastar, saquear e destruir. Olhando para o exemplo heróico da juventude ucraniana de 1918, rezemos hoje pela juventude ucraniana nas circunstâncias atuais, por nossas meninas e meninos que hoje são os heróis da Ucrânia do terceiro milênio.

Deus abençoe nossa juventude ucraniana. Deus abençoe nossas meninas e meninos no front. Deus, Seu amor pelo homem, e o homem por Você, cria heróis. Deus, ajude-nos hoje a resistir e defender nossa pátria diante de um agressor desigual, um agressor injusto. Deus, abençoe a Ucrânia, os filhos da Ucrânia com Sua paz celestial.

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade, agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
29.01.2023

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

29 janeiro 2023, 22:12