Busca

Schevchuk: a guerra nos forçou a ver de uma maneira nova quantas coisas podemos fazer juntos para salvar vidas humanas

Em um encontro passado, o Papa Francisco afirmou com grande emoção que na Ucrânia não existe mais uma Ucrânia separada ortodoxa, católica, cristã, muçulmana e judaica. Todas as crianças da Ucrânia estão se unindo para salvar sua mãe, a mãe Ucrânia. Que o Senhor Deus nos ajude a todos a construir, buscar, rezar, trabalhar juntos pela unidade dos cristãos, especialmente na Ucrânia.

Cristo nasceu!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é sábado, 28 de janeiro de 2023, e na Ucrânia já é o 339º dia da grande guerra em vasta escala - uma guerra sacrílega e sangrenta que o agressor e ocupante russo trouxe para nossa pacífica terra da Ucrânia.

Ontem também foi muito difícil para o nosso Estado, para o nosso povo. Os combates no leste de nossa pátria, especialmente na região de Donetsk, estão se intensificando. As cidades de Vuhledar, Avdiivka, Bakhmut se defendem bravamente. O inimigo está atacando implacavelmente as posições de nossas tropas. Também soubemos que, de acordo com as comunicações de ontem, o inimigo está aumentando o uso da aviação e destruindo nossas cidades e vilarejos com a ajuda de ataques aéreos. Apenas ontem dez foguetes foram disparados contra Zaporizhzhia, Kryvyi Rih e Kherson. Já sabemos hoje que dezenas de civis foram mortos. Apenas em Kherson uma área residencial pacífica foi atingida, onde pelo menos duas pessoas morreram. Na região de Donetsk, então, pelo que sabemos e pudemos contar, dez civis morreram só ontem.

Mas hoje podemos dizer ao mundo inteiro: a Ucrânia está resistindo. A Ucrânia reza. A Ucrânia luta.

 

E nós, como todas as manhãs, agradecemos ao Senhor Deus e às Forças Armadas da Ucrânia porque estamos vivos, porque o Senhor Deus nos dá mais um dia para fazer o bem, para vivê-lo, dedicando-nos ao serviço de Deus e do próximo.

Nestes dias estamos refletindo com vocês sobre como restaurar a unidade cristã, agora perdida, mas outrora muito importante e sagrada. Sabemos que na Última Ceia, nosso Senhor Deus Jesus Cristo, em sua oração sacerdotal, rezou ao Pai pela unidade entre seus discípulos. É interessante que Cristo não ordena que se alcance esta unidade, mas que reze por ela. Ele expressa esse profundo desejo de seu coração na forma de uma oração. Seu coração diz: eu desejo, quero que meus discípulos se amem, quero que meus discípulos se respeitem, quero que meus discípulos sejam um.

Nestes dias discutimos com vocês o fato de que ser cristãos significa ser membros da comunidade. E também tomamos consciência de que durante os 2.000 anos de existência da Igreja de Cristo, numerosas e diversas feridas se acumularam nas relações entre as diversas comunidades cristãs. Portanto, pode-se dizer que o movimento pela unidade entre os cristãos, o verdadeiro ecumenismo é a cura das feridas, feridas da nossa difícil história comum, as feridas do nosso passado, mas também, mais importante, a cura das feridas nas relações entre vários cristãos comunidades e igrejas. Portanto, o caminho para a unidade é, de fato, um caminho para a cura. Hoje podemos nos perguntar como fazer, e muitos de nós provavelmente já sabemos o que precisa ser feito.

Hoje uma dos importantes instrumentos para curar feridas, feridas do passado e feridas do presente, é o diálogo, a comunicação, o estabelecimento de relações. Sabemos que o diálogo cura as feridas, e essa comunicação, o estabelecimento de relações tem diversos caminhos, diversas formas, diversos níveis. Portanto, o diálogo intercristão tem múltiplas formas e métodos diferentes. A primeira e mais importante via deste diálogo é precisamente a amizade pessoal, a comunicação pessoal, a possibilidade de nos encontrarmos mesmo quando estamos separados, mesmo quando às vezes temos preconceitos uns contra os outros. Os encontros pessoais destroem muros, como disse certa vez o Santo Papa João Paulo II. Portanto, não devemos ter medo de encontrar representantes de outras Igrejas e outras confissões para pensar juntos, refletir juntos sobre como servir, em nome do bem de nosso povo, de nossa Igreja, da Igreja de Cristo em sua universalidade 

O diálogo teológico é outro elemento muito importante do diálogo, porque ao longo dos séculos se acumularam muitas diversidades e divergências teológicas entre as Igrejas divididas, que hoje podem e devem ser reconciliadas e, às vezes, corajosamente superadas. Durante décadas, o diálogo ortodoxo-católico foi muito frutífero. Com a ajuda da comunicação, muitos preconceitos diferentes foram superados. Conseguimos levantar as maldições recíprocas ainda impostas no início do segundo milênio. Pudemos perceber, reconhecer juntos que tanto na Igreja Católica quanto na Ortodoxa existem santos sacramentos válidos, o mesmo Espírito Santo opera neles, existem os mesmos sacramentos e muitos outros pontos podem ser superados com a ajuda de um reflexão conjunta, de trabalho e pesquisa científica e de discussão teológica.

Existe um outro formato de união muito importante que podemos construir neste momento: trata-se da unidade no serviço social. Vemos como hoje, quando uma crise humanitária está em curso na Ucrânia, várias Igrejas e organizações religiosas colaboram frutífera e ativamente para alimentar os famintos, dar de beber aos sedentos e vestir os nus; vejamos como juntos salvamos nossos fiéis, nosso clero sob a ameaça da ocupação russa de várias regiões da Ucrânia. Organizamos corredores humanitários verdes, todos juntos: católicos, ortodoxos, protestantes, judeus, muçulmanos. Portanto, a guerra nos forçou a ver de uma nova maneira quantas coisas podemos fazer juntos para salvar pessoas, vidas humanas na Ucrânia.

Em um encontro passado, o Papa Francisco afirmou com grande emoção que na Ucrânia não existe mais uma Ucrânia separada ortodoxa, católica, cristã, muçulmana e judaica. Todas as crianças da Ucrânia estão se unindo para salvar sua mãe, a mãe Ucrânia. Que o Senhor Deus nos ajude a todos a construir, buscar, rezar, trabalhar juntos pela unidade dos cristãos, especialmente na Ucrânia.

Deus, abençoe nosso povo ucraniano. Deus abençoe nosso exército ucraniano. Salve, ó Deus, o seu povo e abençoe a sua herança diante desta guerra cruel. Deus, abençoe Seus filhos, Seu povo com Sua paz celestial.

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

28 janeiro 2023, 21:52