Busca

Schevchuk: devemos curar as feridas da divisão da Igreja de Cristo

"Hoje peçamos ao Espírito Santo, espírito de adoção, peçamos ao nosso Cristo Salvador, único médico de nossas almas e de nossos corpos, que nos ajude a curar as feridas do passado, as feridas da nossa memória, e a viver hoje as relações com outras comunidades sem ofender umas às outras, sem infligir mais feridas, cultivando o espírito de ódio, o espírito de rivalidade, o espírito de oposição, porque esse espírito não é o espírito de Deus, mas o espírito do divisor, o inimigo da raça humana."

Cristo nasceu!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é sexta-feira, 27 de janeiro de 2023, e na Ucrânia já é o 338º dia da grande guerra em vasta escala que o ocupante russo trouxe para nossa martirizada terra.

Mais uma vez, no dia de ontem e na noite passada foram travados combates intensos ao longo da linha de frente. As operações mais pesadas, com intensidade crescente, estão sendo conduzidas principalmente em nossas regiões de Donetsk e Luhansk. Durante o último dia, como soubemos esta manhã, o inimigo atacou onze cidades e povoados da nossa Pátria, tentando realizar vários tipos de ofensiva e ataque.

Hoje, a Ucrânia está se recuperando do maciço ataque de mísseis de ontem. De acordo com os relatórios de hoje, o inimigo disparou cerca de 70 foguetes em todo o território da Ucrânia. Onze pessoas morreram, mais de uma dúzia ficaram feridas. Nossas cidades e povoados sofrem com a falta de luz, falta de calor, porque o inimigo está atacando cidades e vilarejos pacíficos, destruindo suas infraestruturas e matando moradores pacíficos.

Também ouvimos notícias muito perturbadoras vindas dos territórios ocupados. Ali, o inimigo reforça as medidas de filtração, toma ações cada vez mais agressivas e violentas contra a população civil indefesa. Mas o que mais preocupa e enfurece a todos nós é que o inimigo organiza os espetáculos da queima da literatura ucraniana: livros, manuais e tudo o que for escrito em língua ucraniana. Essas pilhas de livros em chamas lembram muito os livros em chamas na Alemanha de Hitler. O inimigo está tentando destruir tudo sobre a Ucrânia, o povo ucraniano, negando o direito de existência da Ucrânia como um fenômeno histórico

 

Mas, apesar dessas circunstâncias cruéis, apesar do fato de que todos os dias somos forçados a enfrentar a morte, a dor crescente no corpo de nosso povo, a dor das perdas, a dor das cidades e vilas destruídas, ainda queremos que o mundo inteiro sinta que a Ucrânia está viva. Que a Ucrânia resiste, a Ucrânia luta, a Ucrânia reza.

Agradecemos ao Senhor Deus e às Forças Armadas da Ucrânia por termos sobrevivido, sobrevivemos novamente desta vez, durante os ataques com mísseis, e por podermos servir ao Senhor Deus e ao nosso querido povo.

Hoje completamos liturgicamente o ciclo pós-festa da Epifania. Enquanto nos preparávamos para esta festa, enquanto a celebrávamos, refletimos com vocês sobre o Sacramento do nosso Baptismo, sobre o que significa para nós hoje ser batizados. Dissemos que o Sacramento do Batismo é o fundamento, a base do movimento cristão para a restauração da unidade, agora perdida, entre as diversas Igrejas e confissões cristãs.

Conversamos sobre o batismo na água, conversamos sobre o batismo no sangue. Mas há outro elemento muito importante, ou melhor, uma consequência do Sacramento do Batismo. Se vocês querem saber se são verdadeiros cristãos, devem se perguntar: a que paróquia pertenço, a que comunidade cristã me refiro? Porque isso significa ser membro da comunidade eclesial. O batismo não é um acontecimento privado, separado do resto do povo de Deus, do resto do povo de Deus, pelo contrário, o Sacramento do Batismo torna-nos membros da Igreja, do corpo de Cristo. Todos devemos sentir-nos membros de uma comunidade mais ampla, porque ser verdadeiro cristão significa ser membro da comunidade dos discípulos de Cristo, membro da grande família de Deus, filhos e filhas de Deus, que no Sacramento do Batismo receberam o dom da adoção de Deus.

E como em todas as comunidades, em todas as nossas famílias, quando chegamos a esta família, levamos aquilo que somos. Levamos os nossos dons, as nossas virtudes, a nossa santidade, mas também as nossas feridas, os nossos pecados, os nossos defeitos, as nossas enfermidades. Neste sentido, Santo Agostinho dizia que a Igreja é ao mesmo tempo justa e pecadora. A Igreja de Cristo é semelhante a um hospital, um hospital militar de campanha, como diria hoje o Papa Francisco, onde temos a possibilidade de nos curar, nos libertar dos nossos pecados, das nossas feridas, e crescer na plenitude da saúde de uma vida cristã. , moralmente ascética, vive plenamente o sacramento do Batismo.

De quanto somos membros ativos, membros vivos do corpo de Cristo, membros vivos desta comunidade, depende também nossa compreensão e nossos sentimentos, nossa atitude para com os cristãos de outras comunidades, cristãos de comunidades com as quais talvez não tenhamos um relacionamento hoje unidade completa e visível. Exatamente quando nós, leando nossas enfermidades, às vezes podemos ser causa de certas doenças ou de certos desentendimentos dentro da nossa paróquia, da nossa comunidade.

Da mesma forma, devemos perceber que o pecado humano, a fraqueza humana tem causado divisão entre os cristãos. Buscando, portanto, construir esse espírito de comunidade, procurando criar espaço para a ação do Espírito Santo, que é o espírito de unidade, o espírito de comunhão; devemos rezar, contribuir e trabalhar pela unidade entre os cristãos. Infelizmente, em alguns períodos históricos de diferentes povos e diferentes Igrejas aconteceu que os cristãos de certas comunidades perseguiram outros cristãos.

Hoje é um grande escândalo para todo o mundo cristão que na Ucrânia alguns invasores ortodoxos russos estejam matando outros ortodoxos, filhos e filhas ortodoxos da Ucrânia. Este tipo de desprezo pelo dom da unidade, o dom da unidade comunitária que brota do mistério do Batismo, é um grnde problema, uma grande ferida que provavelmente levará muitos séculos a cicatrizar. As divisões de hoje entre os cristãos são o resultado de guerras semelhantes, ódios, confrontos entre diferentes igrejas que ocorreram no passado. Portanto, devemos curar as feridas da divisão da Igreja de Cristo. São feridas que hoje podem ser definidas como uma ferida histórica, uma ferida nacional, e até uma ferida teológica, uma ferida espiritual, às vezes até aquela impressa em nossa consciência, na memória de uma ou outra igreja, de uma ou outra nação.

Hoje peçamos ao Espírito Santo, espírito de adoção, peçamos ao nosso Cristo Salvador, único médico de nossas almas e de nossos corpos, que nos ajude a curar as feridas do passado, as feridas da nossa memória, e a viver hoje as relações com outros comunidades sem ofender umas às outras, sem infligir mais feridas, cultivando o espírito de ódio, o espírito de rivalidade, o espírito de oposição, porque esse espírito não é o espírito de Deus, mas o espírito do divisor, o inimigo da raça humana.

Deus, curador de nossas almas e corpos, cura nossas feridas, que hoje a guerra causa em nosso povo martirizado. Senhor, cura essas chagas que hoje a única Igreja, que tu criaste, dividida em várias confissões, carrega em sua memória, em seu corpo. Senhor, abençoa a Ucrânia, dá-nos força para parar a guerra, dá-nos força para vencer no confronto com o agressor injusto. Senhor, abençoe e proteja os filhos e filhas da Ucrânia que lutam hoje pelo direito à vida e à existência de nosso povo, nosso estado e nossa igreja. Deus, abençoe a Ucrânia com Sua paz celestial.

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade, agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
27.01.2023

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

27 janeiro 2023, 21:52