Busca

Schevchuk: o Espírito Santo é o principal promotor da unidade

"O movimento ecumênico não é algum tipo de diplomacia ou política, mas é um movimento espiritual interior que move e guia a graça do Espírito Santo. O Espírito Santo é esse espírito da unidade. Se realmente queremos saber se uma de nossas causas, certas iniciativas nossas, mesmo eclesiais, são abençoadas por Deus, perguntemo-nos se elas trarão a unidade entre nós ou a destruirão. Porque o Espírito Santo é o espírito de comunhão, enquanto tudo o que separa vem do diabo. O diabo é quem divide."

Cristo nasceu!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é quarta-feira, 25 de janeiro de 2023 dC, e na Ucrânia já é o 336º dia da grande guerra em vasta escala que o ocupante russo trouxe para nossa terra.

Novamente, ontem foi um dia muito difícil e pesado para o nosso povo, especialmente para as cidades e vilarejos localizados na fronteira com a Rússia ou não muito longe da linha de frente. De acordo com as comunicações desta manhã, sabemos que o inimigo tentou atacar a Ucrânia nas proximidades de oito centros populacionais e foi detida à custa da vida e da coragem dos nossos soldados. Quatro ataques com foguetes foram realizados em nossas pacíficas cidades e vilarejos.

O inimigo está novamente bombardeando nossos territórios no sul de nossa pátria: nossa martirizada região de Kherson da Margem direita, região de Dnipropetrovsk e região de Zaporizhzhia. Ontem recebemos notícias dolorosas de nossa região de Kharkiv. Como relatou nosso Bispo Exarca de Kharkiv, a missão humanitária da Caritas do Exarcado de Kharkiv estava levando ajuda humanitária para nossas cidades e povoados recém-libertados, especialmente no povado de Lyptsi, onde foi atacada pela artilharia inimiga. Os russos dispararam deliberadamente contra uma missão humanitária. Nosso padre Vitaly Zubak e a irmã Daria, infelizmente, ficaram feridos e estão no hospital. Peço a todos que rezem por sua saúde, por sua salvação. À custa de suas vidas, nossos pais e irmãs, nossos voluntários estão tentando salvar aqueles que se encontram sob fogo inimigo todos os dias, para ajudar aqueles que se tornaram vítimas desta guerra e cujas vidas foram arruinadas pelo ocupante russo.

 

Mas, apesar dessas trágicas circunstâncias, agradecemos a Deus e às Forças Armadas da Ucrânia por cada dia que temos de viver e pela oportunidade de trabalhar e rezar. Hoje queremos que o mundo inteiro sinta novamente que a Ucrânia está resistindo. A Ucrânia luta. A Ucrânia reza.

No período que se segue à festa da Epifania do Senhor, refletimos convosco sobre o dom do nosso Batismo, sobre aqueles dons que recebemos através do dom da adoção divina. Justamente hoje na Igreja Católica termina a semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. E é por isso que é tão importante para nós, nestes dias, descobrir o profundo dom do nosso batismo, do qual começamos a falar ontem. Trata-se do dom da unidade da Igreja de Cristo, mas também do dom da competição, do movimento, do dom de todas as nossas boas obras para poder superar as divisões e os cismas que existem na Igreja de Cristo.

O movimento pela unidade da Igreja é algo que, na realidade, não pertence apenas à iniciativa ou ao esforço do ser humano. Aquele que move os batizados em nome da Santíssima Trindade a edificar a unidade da Igreja, aquele que é o principal promotor desta unidade, é o Espírito Santo, é aquela herança de adoção que recebemos no Sacramento do Batismo. De fato, o que une todos os cristãos é o sacramento do batismo. Por isso o apóstolo Paulo diz: "um só Senhor, uma só fé, um só batismo", um só Espírito Santo, que opera em todos nós e nos chama a essa unidade.

Portanto, o movimento ecumênico não é algum tipo de diplomacia ou política, mas é um movimento espiritual interior que move e guia a graça do Espírito Santo. O Espírito Santo é esse espírito da unidade. Se realmente queremos saber se uma de nossas causas, certas iniciativas nossas, mesmo eclesiais, são abençoadas por Deus, perguntemo-nos se elas trarão a unidade entre nós ou a destruirão. Porque o Espírito Santo é o espírito de comunhão, enquanto tudo o que separa vem do diabo. O diabo é quem divide.

Portanto, podemos dizer que o ecumenismo é, antes de tudo, uma mudança espiritual que o Espírito Santo inspira nos cristãos de diversas Igrejas e de diversas confissões. Sabemos que o Espírito Santo não tem encarnação visível. O ícone do Espírito Santo é o ícone da unidade da Igreja de Cristo, como vemos no ícone de Pentecostes. O Espírito Santo desceu sobre os apóstolos na forma de línguas de fogo, mas o próprio ícone é um ícone onde todos os apóstolos estão reunidos para testemunhar a unidade da Igreja de Cristo diante do mundo das trevas.

Então, quando sentirmos verdadeiramente esta unidade entre nós, mostraremos melhor ao mundo a graça do Espírito Santo presente entre nós. Portanto, o ecumenismo espiritual é o fundamento de todos os nossos outros esforços pela unidade da Igreja.

Do ponto de vista espiritual, nós cristãos devemos sempre aprender a querer, a desejar o que o Senhor Deus quer e deseja, e a incorporar esta vontade de Deus em nossa vida pessoal e em nossas ações em nossa vida diária. Sabemos que Jesus Cristo quer que todos sejam um. Preocupemo-nos com este desejo de Cristo, e deixemos que se torne nosso desejo pessoal de unidade.

Da mesma forma, é possível construir a unidade da nossa Igreja com a nossa oração. O ecumenismo espiritual se manifesta na oração comum. Às vezes os cristãos têm medo de rezar uns com os outros, mas nada desperta tão fortemente esta unidade, nada a constrói tão firmemente como a invocação conjunta do nome de Deus através do poder da graça do Espírito Santo, como uma oração conjunta. Por isso é muito importante rezar pela unidade da Igreja, pela unidade dos cristãos.

Da mesma forma, o Espírito Santo é o espírito que primeiro nos une em Cristo. Quando vivemos uma vida cristã justa, lutando contra nossos pecados, então estamos mais profundamente unidos a Deus, e quanto mais perto estamos de Deus, mais perto estamos de nosso próximo. Portanto, o ecumenismo dos santos, daqueles que estão unidos em um só espírito no céu, que contemplam Deus face a face, os santos confortados pelo reino dos céus entendem que a comunhão dos santos no céu é verdadeiramente uma boa nova para nós, separados na terra.

Portanto, rezemos pela unidade dos cristãos, escutemos o Espírito Santo que nos conduz à unidade. Procuremos evitar tudo que possa ofender, dividir, semear inimizade, porque isso vem do inimigo da humanidade. Levemos uma vida profundamente cristã e correta, e então sentiremos que o Espírito Santo, que atua em nós, atua também nos outros irmãos e irmãs; que a ação do Espírito Santo não se limite apenas aos limites visíveis da comunidade eclesial, porque onde está o Espírito, aí está a Igreja, ensinam os Padres: Ubi est spiritus ibi ecclesia.

Hoje pedimos a Deus a unidade das Igrejas na Ucrânia, a unidade de todos os filhos e filhas da Igreja de Kyiv. Pedimos: Senhor, ajuda-nos, cristãos, a ser o fundamento, a força e a sabedoria da unidade do povo ucraniano. Deus, abençoe nossa maltratada terra da Ucrânia com Sua paz celestial.

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade, agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
25.01.2023

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

25 janeiro 2023, 22:38