Busca

Schevchuk: a unidade dos cristãos é a garantia da unidade do nosso povo

"O cristão que não se importa com a unidade dos cristãos de alguma forma não compreende plenamente o dom de Deus que ele mesmo recebeu no batismo. Cremos que todos os que foram batizados em Cristo, todos os que se revestiram de Cristo no próprio dia de seu batismo, são todos um (...). Este movimento pela unidade, este cumprimento do mandamento de Cristo de que todos sejam um, é tão antigo quanto a comunidade dos discípulos de Cristo e a comunidade da Igreja de Cristo."

Cristo nasceu!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é terça-feira, 24 de janeiro de 2023, e na Ucrânia é o 335º dia da grande guerra em larga escala.

Durante todo o dia de ontem e na noite passada houve combates intensos ao longo da linha de frente. O momento mais difícil é vivido por nossos jovens na região de Donetsk e na região de Luhansk. Com nossas orações, nosso trabalho, nosso sacrifício queremos apoiar nossos soldados que hoje defendem nossas vidas e nossa liberdade com seus corpos. Mais uma vez, o inimigo está bombardeando quase todo o território da Ucrânia, especialmente cidades e vilarejos fronteiriças próximos ao front. Ontem, em apenas um dia, o inimigo lançou nove ataques com foguetes nas regiões de Donetsk, Zaporizhzhya e Kharkiv. É até difícil contar os artefatos de artilharia disparados por outros tipos de armas.

Rezando por aqueles que vivem os momentos mais difíceis, apoiando aqueles que lutam na frente, hoje queremos dizer ao mundo inteiro que a Ucrânia está viva, a Ucrânia combate. A Ucrânia resiste. A Ucrânia reza.

 

Agradecemos ao Senhor Deus e às Forças Armadas da Ucrânia por estarmos vivos, para que possamos continuar trabalhando, servindo ao Senhor Deus e ao nosso povo.

Continuamos a refletir convosco sobre o dom do sacramento do Batismo, porque estamos no tempo litúrgico que se segue à festa da Epifania, festa do Batismo do nosso Salvador no Jordão. Estávamos refletindo sobre o que aconteceu conosco na época do nosso batismo. Dissemos que o Sacramento do Batismo é o fundamento da vida cristã e também uma tarefa vital, e que nossa tarefa é compartilhar o dom da fé. Todo cristão deve levar à fonte do avivamento outras pessoas ainda não batizadas, que não conhecem nosso Salvador e sua verdade.

Mas hoje quero refletir com vocês sobre outro dom muito importante que nós, como cristãos, recebemos no batismo. É o dom que chama à unidade. O cristão que não se importa com a unidade dos cristãos de alguma forma não compreende plenamente o dom de Deus que ele mesmo recebeu no batismo. Cremos que todos os que foram batizados em Cristo, todos os que se revestiram de Cristo no próprio dia de seu batismo, são todos um. Mesmo quando há tantas divisões, tantos antagonismos entre nós cristãos hoje. Hoje a Igreja de Cristo está dividida em muitas denominações, mas os santos nos dizem que, felizmente, as divisões da igreja não chegam até o céu. O corpo da Igreja está dividido em sua dimensão terrena.

E nós cristãos devemos lutar pela unidade, pela unidade entre nós. Esta é a oração, as tarefas que o próprio Senhor Jesus Cristo nos deixou. Na Última Ceia rezou ao Pai pelos seus discípulos e disse: "Para que todos sejam um; e como tu, Pai, estás em mim e eu em ti".

Esta tarefa, que Cristo deixou a nós, cristãos, também estamos tentando realizar hoje em um movimento interconfessional especial de unidade cristã que se chama ecumenismo. A semana anual de oração pela unidade dos cristãos termina nestes dias. Hoje, portanto, queremos perceber que o que une todos os cristãos é o batismo comum.

Com efeito, quem foi batizado com água, por aspersão ou por imersão com a invocação da Santíssima Trindade, recebeu um batismo válido e verdadeiro. Confessamos que até mesmo um leigo pode batizar uma pessoa que pede o batismo, quando, derramando ou imergindo o candidato ao batismo em água pura de nascente, a seguinte fórmula é pronunciada: "O servo de Deus ou o servo de Deus é batizado, ( então diz o nome) em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, amém”.

E, portanto, este Sacramento do Batismo, que é válido em todas as denominações que assim celebram o batismo, é o que une todos os cristãos, é o fundamento do movimento pela unidade dos cristãos. Podemos dizer que este movimento pela unidade, este cumprimento do mandamento de Cristo de que todos sejam um, é tão antigo quanto a comunidade dos discípulos de Cristo e a comunidade da Igreja de Cristo. Em todos os tempos, em todas as épocas houve várias divisões, várias discórdias, mas o sacramento do batismo, cujo selo levamos na nossa alma, simplesmente não nos deixa descansar, queima-nos com o fogo do Espírito Santo e nos impulsiona em busca da unidade. Porque todo cristão acredita em Deus Pai e recebeu a adoção divina no Sacramento do Batismo. Todos nós cremos no Deus encarnado de nosso Jesus Cristo, em cujo nome fomos batizados. Todos nós carregamos o mesmo Espírito Santo, o dom da adoção. É por isso que o apóstolo Paulo diz que há um só Senhor, uma só fé e um só batismo.

Especialmente na Ucrânia, vemos como a unidade dos cristãos é a garantia da unidade do nosso povo. Nosso Metropolita, Justo Andrey Sheptytskyi em sua mensagem "Como construir nossa casa" disse que a unidade nacional se baseia na unidade da Igreja. E hoje temos que lutar por essa unidade, trabalhar nela, construí-la.

Hoje pedimos: Senhor, ajuda-nos, cristãos do terceiro milênio, a encontrar a desejada unidade e a cumprir a tua tarefa, a tua oração, para que todos sejam um. Deus, abençoe nosso povo ucraniano, nosso exército, dê ao nosso povo mártir, nossa pátria sua paz celestial.

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade, agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
24.01.2023

 

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

24 janeiro 2023, 22:53