Busca

Schevchuk: a Ucrânia está sofrendo, mas a Ucrânia resiste! A Ucrânia luta! A Ucrânia reza!

Um cálice é danificado. O que deve ser feito para tirar dele qualquer sinal do defeito anterior? "Deverá ser fundido de novo, deverá ser colocado no fogo novamente, receberá a forma do mesmo cálice que, porém, agora será novo. Terá a mesma peça de ouro, a mesma forma do cálice, mas sairá novo do fogo, experimentará uma nova criação, um novo nascimento”. Algo semelhante acontece com uma pessoa que é imersa nas águas batismais, que experimenta esse batismo com o Espírito Santo e com fogo".

Cristo nasceu!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é sábado, 21 de janeiro de 2023 e na Ucrânia já é o 332º dia da grande guerra em vasta escala que a Rússia trouxe para nossas terras.

Ontem vivemos novamente um dia difícil e uma noite agitada de guerra. Pesados combates estão sendo mais uma vez travados ao longo de toda a linha de frente. Com os relatórios desta manhã soubemos que o inimigo está atacando implacavelmente a terra ucraniana e que os ataques inimigos foram repelidos perto de doze centros habitados. O epicentro do confronto militar é novamente nossa região de Donetsk e a região de Luhansk. O inimigo está constantemente bombardeando nossas pacíficas cidades e vilarejos. Ontem, a região de Sumy sofreu um bombardeio recorde do território da Federação Russa. Nossa região de Kharkiv e a região de Chernihiv no norte estão novamente sob controle militar constante. Ontem o inimigo bombardeou sete centros populacionais na Ucrânia com foguetes. Em particular, nossas cidades mártires Zaporizhzhia e Kherson estremerceam sob esses golpes.

Mas estamos vivos e esta manhã agradecemos ao Senhor Deus e às Forças Armadas da Ucrânia por podermos ver a luz do dia, podemos estar diante de Deus, rezar pela Pátria, pelo nosso povo, pelas vítimas da guerra, e podenos trabalhar e servir pelo bem do povo ucraniano, por todos aqueles cujas vidas foram destruídas por esta guerra. Hoje, esta manhã, queremos que diferentes recantos da terra ouçam que a Ucrânia está sofrendo, a Ucrânia está chorando, que estamos sofrendo. Mas a Ucrânia resiste! A Ucrânia luta! A Ucrânia reza!

 

Nestes dias estamos vivendo o período litúrgico após a festa da Epifania. Os ritmos litúrgicos da tradição bizantina ajudam-nos a viver ainda mais profundamente, a saborear mais plenamente o sentido da grande festa da Epifania no Jordão, o Batismo do nosso Salvador, e nós, cristãos, descobrimos o sentido da nossa existência cristã. Começamos a compreender o que significa para nós, cristãos, o sacramento do Batismo.

Ontem refletimos sobre as palavras do apóstolo Paulo que diz que durante o batismo no rio Jordão, durante o batismo que recebemos, nos tornamos filhos e filhas de Deus. Assim, na pessoa de Cristo Salvador no Jordão, a adoção do homem foi revelada por Deus. Dissemos que, para explicar esta grande mudança ocorrida na relação entre Deus e o homem, o apóstolo Paulo utiliza o conceito jurídico do mundo da época, o conceito de adoção, a possibilidade de ser um filho adotivo para explicar como uma pessoa entra na vida da Santíssima Trindade como um filho ou filha de Deus adotado pela graça divina, tornando-se herdeiro, co-herdeiro com o Filho de Deus, e recebendo a maior herança que vem de Deus, o dom do Espírito Santo que é a fonte de todas as outras graças que uma pessoa só pode desejar.

Mas no Novo Testamento temos ainda outra tradição que revela de outro modo o sentido do acontecimento ocorrido no Jordão, o sentido do acontecimento que vivemos depois de receber e experimentar o sacramento do Batismo. Para explicar o que significa mergulhar em Deus, tornar-se filho e filha de Deus pela graça, São João, o Teólogo, usa outras imagens e nos fala do novo nascimento do homem, do nascimento do homem de Deus, fala para nós do nascimento de cima.

No Evangelho de João, temos uma cena única do encontro de Jesus Cristo com o justo Nicodemos, o então advogado judeu. Cristo lhe disse: "Em verdade, em verdade te digo, aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus". Nicodemo disse-lhe: “Como pode um homem nascer de novo quando já é velho? Ele pode porventura entrar no ventre de sua mãe uma segunda vez e renascer? Jesus lhe respondeu: "Em verdade, em verdade te digo, aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus".

Portanto, no Sacramento do Batismo, nós, pessoas, experimentamos um novo nascimento. Nascemos do alto. Aqui, talvez, o significado do conceito de ser batizado com água, fogo e Espírito Santo se revele da maneira mais profunda. O próprio João diz: "Após mim vem um mais poderoso do que eu... Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo".

No prólogo do Evangelho de João dizemos: "Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Mas a todos aqueles que o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus." Portanto, nas águas do Jordão, a filiação divina nos foi revelada na pessoa de Jesus Cristo, o filho de Deus. Tornamo-nos filhos de Deus, tendo nascido de Deus, e não da luxúria humana, nascido no sacramento do batismo. Portanto, nossa filiação de Deus não é uma metáfora, é a descoberta de uma verdade mais profunda sobre quem somos, somos aqueles que nascem de novo da água e do espírito, nascem de novo do alto, de Deus.

Para explicar isso aos ouvintes de seu tempo, São João Crisóstomo dizia a respeito do Sacramento do Batismo: “Imaginemos um cálice de ouro que é danificado. Não importa como seja consertado, será sempre visível que foi danificado. O que deve ser feito para tirar daquele cálice qualquer sinal vontade do defeito anterior? Deverá ser fundido de novo, deverá ser colocado no fogo novamente, receberá a forma do mesmo cálice que, porém, agora será novo. Terá a mesma peça de ouro, a mesma forma do cálice, mas sairá novo do fogo, experimentará uma nova criação, um novo nascimento”. Algo semelhante acontece com uma pessoa que é imersa nas águas batismais, que experimenta esse batismo com o Espírito Santo e com fogo, e sai nascido de Deus, sai como filho de Deus.

Deus abençoe seus filhos. Sabemos, Deus, que Tu, tendo-nos criado da água e do espírito, como nosso Pai Celestial, cuidas constantemente de nós. Você está sempre conosco. Nosso Pai Celestial, concedei-nos, cristãos do terceiro milênio, descobrir nossa profunda filiação divina, para sermos vossos filhos e filhas. Deus, sabemos que um bom pai sempre protege seus filhos. Senhor, proteja-nos do inimigo que vem para nos destruir e matar. Deus abençoe a Ucrânia. Deus abençoe nossas meninas e meninos na frente. Deus, tu que nos geraste do alto no sacramento do nosso baptismo, ajuda-nos a ser verdadeiros cristãos também em tempos de guerra. Pai, você é a fonte de todo bem e paz, abençoe nossa maltratada Ucrânia com sua paz celestial.

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade, agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
21.01.2023

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

21 janeiro 2023, 22:40