Busca

Schevchuk: descobrir o dom da filiação divina

"Deus Pai é aquele que já é para nós a fonte da nossa própria liberdade, da nossa própria esperança. A sua vida eterna, a felicidade eterna torna-se a nossa herança que recebemos não pelos nossos próprios méritos, mas exatamente como os filhos que recebem a herança dos pais."

Cristo nasceu!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é sexta-feira, 20 de janeiro de 2023, e já se passaram 331 dias desde o início dessa guerra sangrenta em grande escala na Ucrânia.

Também o dia de ontem na Ucrânia foi cheio de dor, lágrimas e batalhas brutais. Pesados ​​combates militares e confrontos estão ocorrendo ao longo de toda a linha de frente. O inimigo com suas armas bombardeia incessantemente tudo o que pode alcançar. Nossas regiões de Sumy, Chernihiv e Kharkiv, na fronteira norte com a Rússia, foram atingidas. Segundo o relatório desta manhã, o inimigo realizou ontem um número recorde de ataques com vários tipos de armas na região de Zaporizhzhia. Houve pelo menos 224 ataques maciços, todos contra cidades e povoados pacíficas. Em particular, Kherson e o centro da cidade, suas áreas residenciais sofreram fortes bombardeios ontem. Somente uma cidade foi alvo de cem disparos. Em nossa região de Donetsk e na região de Luhansk, fortes confrontos e batalhas estão em curso novamente.

Mas hoje, diante da face de Deus, aspergindo nossas casas com água benta do Jordão, haurimos força espiritual de nossa fé em Deus: Cristo é a luz de seu povo. Cristo é a fonte da nossa esperança, da nossa coragem e da nossa resiliência. Agradecemos ao Senhor Deus por esta manhã, por estarmos vivos. Agradecemos às Forças Armadas da Ucrânia por sua dedicação sacrificial, para que hoje possamos aproveitar a vida e servir a Deus e ao nosso povo.

 

E hoje proclamamos ao mundo inteiro que, mesmo em meio a essa dor crescente, a Ucrânia está viva, que mesmo em meio às difíceis circunstâncias de guerra, a Ucrânia resiste, a Ucrânia luta, a Ucrânia reza.

Ontem celebramos uma das maiores festas da vida cristã, da tradição litúrgica espiritual cristã: a festa da Epifania. Ontem vivemos de maneira especial o Batismo de Cristo no Jordão que se tornou o momento da adoção divina do ser humano. Tornamo-nos filhos e filhas de Deus e cada um de nós recebeu pessoalmente esta adoção divina no momento do santo mistério do batismo. Portanto, o evento da Epifania revela o significado e o sentido do nosso batismo, revela o significado e o sentido da nossa vida cristã, do nosso ethos cristão, do modo cristão de pensar, agir, viver.

Mas o que é adoção? O que significa ter se tornado filhos e filhas de Deus pela graça? No Novo Testamento temos duas tradições que tentam nos explicar a realidade batismal da vida cristã, a realidade batismal da nossa identidade cristã, particularmente no mundo moderno.

O Santo Apóstolo Paulo, falando do dom que recebemos do Filho, menciona o dom da adoção, significando que aqueles que eram estranhos se tornaram seus. Explica a imersão de uma pessoa na divindade de Jesus Cristo, em sua filiação, através das relações de direito natural que existiam na sociedade da época. Procura nos explicar a adoção em termos compreensíveis para a sociedade da época. Ele nos diz o seguinte: “Pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porquanto não recebestes um espírito de escravidão para viverdes ainda no temor, mas recebestes o espírito de adoção pelo qual clamamos: Abba! Pai!"

Este espírito, juntamente com o nosso, testemunha que somos filhos de Deus e, se somos filhos, somos também herdeiros de Deus, co-herdeiros com Cristo. Ou seja, o apóstolo Paulo parece nos explicar que quando alguém nasce em outra família, apesar de seu bom comportamento por pais e mães diferentes, ele sempre será filho de outra pessoa. O próprio conceito de adoção significa, ao contrário, que o que ontem era filho de outra pessoa se torna meu. Aquela adoção na boca do apóstolo Paulo tem um significado profundo de aquisição de certos direitos. Uma vez adotados por Deus, recebemos uma herança, nos tornamos co-herdeiros com Cristo. Não somos mais estranhos a Deus, a Deus Pai. Tornamo-nos participantes da filiação de nosso Filho unigênito, Jesus Cristo, que é filho por natureza divina.

Portanto, a maior herança com a qual somos dotados como resultado desta adoção solene é o Espírito Santo; a herança do Pai que o seu Filho unigênito, Jesus Cristo, nos dá é o dom do Espírito Santo. O apóstolo Paulo chama esse espírito de "espírito de adoção" que se dirige a Deus de dentro: "Abba, Pai!"

Portanto, não somos mais estranhos, para Deus não somos mais filhos dos outros, somos filhas e filhos adotivos de nosso Pai Celestial. Com isso o apóstolo Paulo deixa claro que todas as relações entre Deus e o homem estão mudando. Para nós, Deus não é mais uma realidade externa e estranha que nos limita, que quer nos tirar algo, que quer nos obrigar a fazer algo, Deus não é mais um estranho para nós. Pelo contrário, Deus Pai protege, toma a nossa parte para que nos tornemos seus filhos. Deus Pai é aquele que já é para nós a fonte da nossa própria liberdade, da nossa própria esperança. A sua vida eterna, a felicidade eterna torna-se a nossa herança que recebemos não pelos nossos próprios méritos, mas exatamente como os filhos que recebem a herança dos pais.

Deus, Pai onipotente, Senhor, Filho unigênito Jesus Cristo e Espírito Santo, ajudai-nos a descobrir em nós mesmos o dom da adoção divina que trazemos, como diz o Apóstolo Paulo, em vasos de barro. Às vezes experimentamos mais que somos frágeis vasos de barro e vemos nossa fragilidade, mas não prestamos atenção ao grande dom que está contido nos vasos: o dom da filiação de Deus. Deus, fortalece-nos, seus filhos e filhas, em este tempo de provações para o nosso povo e para a nossa Pátria. Deus, interceda, salve seus filhos e filhas que hoje estão na frente e defenda nosso povo de armas em punho. Deus, o nosso povo, batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, é a tua herança, por isso te pedimos hoje que salve o teu povo, Deus, e abençoe a tua herança. Abençoe nossa castigada Ucrânia com Sua justa paz celestial.

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade, agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
20.01.2023

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

20 janeiro 2023, 23:07