Busca

Schevchuk: o mistério do Batismo nos dá acesso a uma comunicação pessoal e profunda com nosso Deus Pai

"Deus, purifica-nos a todos com a água abençoada do Jordão. Abençoe a nossa Pátria. Expulse o faraó moderno e sua carruagem para longe de nossa terra natal, como uma vez o fizestes no Mar Vermelho. Pai Celestial, Filho Santo, Espírito Santo, faz-nos descubrir a filiação do nosso Deus que será para nós garantia de otimismo mesmo no meio da inquietação e do sofrimento, no meio da força e também da impotência, a nossa esperança que espera contra a esperança."

Cristo é batizado!

No rio Jordão!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é quinta-feira, 19 de janeiro de 2023, e na Ucrânia já é o 330º dia da grande guerra em grande escala que o agressor e assassino russo trouxe para nossa terra sofredora.

Ontem também foi um dia perturbador e até trágico para o nosso país. Combates muito pesados estão ocorrendo em toda a linha de frente. A sua intensidade não diminui, pelo contrário, tende a aumentar. Conforme informaram esta manhã autoridades do Estado, ontem o inimigo atacou várias áreas do front nas proximidades de 14 centros habitados. Nosso "arco de fogo" nas regiões de Luhansk e Donetsk está queimando. Batalhas sangrentas são travadas perto de Soledar e em Bakhmut. Surpreende-nos a coragem, a resistência, a audácia dos nossos defensores, dos soldados que defendem a nossa pátria. Rezemos por eles e os apoiemos.

Ontem fomos todos abalados por uma grande tragédia que aconteceu na cidade de Brovary perto de Kyiv. Um helicóptero que transportava o Ministro do Interior e sua equipe caiu na cidade enquanto se dirigiam para a linha de frente. O helicóptero caiu literalmente a 200 metros de nossa igreja, quando nossos pais, nossos fiéis estavam rwzando na véspera da Epifania. Esta tragédia abalou a sociedade ucraniana e entendemos que está relacionada com as circunstâncias da guerra. Até esta manhã, sabemos da morte de 14 pessoas, incluindo uma criança, porque o helicóptero caiu em uma creche. No total, 25 pessoas ficaram feridas, das quais 11 são crianças. Atualmente, 5 pessoas estão em estado grave: três são crianças e dois são adultos. Eles têm queimaduras graves, em mais de 30% do corpo, até nas vias aéreas. Expressamos nossas sinceras condolências aos parentes e amigos dos mortos e feridos. Rezamos, acompanhamos na oração os que morreram neste grave acidente e procuramos apoiar todos aqueles que sofreram vários tipos de ferimentos: as crianças que presenciaram esta tragédia, os adultos que sobreviveram à queda deste helicóptero. Pedimos ao Senhor Deus que cure as feridas de nosso povo martirizado.

 

E esta manhã, uma manhã festiva, queremos agradecer a Deus e às Forças Armadas da Ucrânia por estarmos vivos, por podermos ajudar aqueles que foram vítimas desta guerra, aqueles que sofreram várias tragédias. Hoje queremos dizer ao mundo inteiro, mesmo em meio à dor e à tristeza: a Ucrânia está resistindo! A Ucrânia luta! A Ucrânia reza!

Hoje, juntamente com nossos irmãos ortodoxos, celebramos na Ucrânia a Epifania, a festa do Batismo de nosso Senhor Deus e Salvador Jesus Cristo no rio Jordão. Hoje iremos ao nosso Jordão ucraniano, à nossa Dnipro, para a grande cerimônia de bênção da água. Hoje aprofundamos as palavras do Evangelho de Cristo que nos descrevem este acontecimento, dizendo que Jesus foi da Galileia ao Jordão a João para ser batizado por ele. Mas João se opôs, dizendo: "Eu devo ser batizado por ti, e tu vens a mim?" Porque ser batizado significa ser purificado de seus pecados. João, ao contrário, sente que diante dele está o Santo, o único Santo, o único Senhor Jesus Cristo. E ele - a pessoa na presença de Deus - sente sua pecaminosidade e diz que ele mesmo precisa lavar seus pecados, não Jesus. Nós cumprimos toda a justiça." Cumprir toda a justiça... E assim João obedece. Jesus entra nas águas do Jordão. E depois do seu batismo o evangelista diz: "Logo que foi batizado, Jesus saiu da água: e eis que os céus se abriram e viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e vir sobre ele, e eis que uma voz do céu dizia: Este é o meu Filho amado, em quem deposito toda minha afeição".

Que tipo de justiça Cristo realiza hoje por meio do ministério de João Batista? De que justiça nosso Salvador fala? Já mencionamos nos últimos dias, falando da preparação para esta grande festa da Epifania, que Cristo mergulha nas águas do Jordão para imergir o homem na vida da Santíssima Trindade. Deus imerge-se na vida humana para imergir o homem na vida de Deus, e hoje esta expressão "para cumprir toda a justiça" revela-se de modo especial. Ouvimos a voz do Pai Celestial. Ou seja, hoje, nesta Epifania, Jesus Cristo nos revela o nosso Deus como Deus Pai, e quando dizemos "Creio em um só Deus", devemos sempre acrescentar "em um só Deus Pai". Cristo revela a própria filiação divina. O próprio Pai o anuncia, dizendo: "Eis meu Filho muito amado, em quem deposito toda minha afeição." E o Espírito Santo, o Espírito que vem do Pai e repousa sobreu o Filho, o faz visivelmente. Aquele descida sobre o Filho aparece-nos na forma de uma pomba que paira sobre as águas do Jordão. Portanto, Cristo, o Filho de Deus, hoje quer imergir cada pessoa, que vem ao batismo, na dignidade da filiação de Deus.

Hoje, na Epifania do Jordão, Deus Pai não só nos revela o seu Filho, mas revela-nos a sua paternidade eterna, e o Filho partilha conosco a sua filiação.

Hoje descobrimos uma verdade profunda de ser filhos de Deus. Somos filhos e filhas de Deus e isso não é apenas uma bela metáfora, mas a realidade, a verdade mais profunda sobre nós, batizados em nome da Santíssima Trindade. É a verdade que Cristo revela e concretiza para nós hoje. Mergulhamos na vida da Santíssima Trindade, nos tornamos pessoas adotadas por Deus. Este grande mistério tem um significado extremamente profundo em nossa vida. Sabemos que quem foi batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, quem entrou nesta vida trinitária, quem se imergiu - pelas águas batismais - na vida da Santíssima Trindade, torna-se um filho ou filha adotiva do próprio Deus. Este selo de nossa adoção não pode ser tirado de nós por ninguém. É um selo indelével que todo batizado leva na alma. O mistério do Batismo nos dá acesso a uma comunicação pessoal e profunda, a um relacionamento com nosso Deus Pai que nos fez seus prediletos.

Que essa compreensão, compreensão e experiência de vida na filiação de Deus uma parte integrante, se torne o elemento mais importante, o fundamento de nossa vida diária. Não somos estranhos a Deus, Ele não é para nós apenas um absoluto, distante e punitivo. É nosso! Ontem, na liturgia de São Basílio Magno nas Vésperas, lemos as palavras do profeta Isaías e ouvimos as palavras de Deus Pai dirigidas a cada uma de nós: "Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não ter ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esquecesse, eu não te esqueceria nunca. Eis que estás gravado na palma de minhas mãos". Foi o que aconteceu hoje conosco, com a humanidade, no mistério da Epifania.

Deus abençoe a Ucrânia! Deus, purifica-nos a todos com a água abençoada do Jordão. Abençoe a nossa Pátria. Expulse o faraó moderno e sua carruagem para longe de nossa terra natal, como uma vez o fizestes no Mar Vermelho. Pai Celestial, Filho Santo, Espírito Santo, faz-nos descubrir a filiação do nosso Deus que será para nós garantia de otimismo mesmo no meio da inquietação e do sofrimento, no meio da força e também da impotência, a nossa esperança que espera contra a esperança. Deus, abençoe a Ucrânia com Tua paz celestial!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade, agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
19.01.2023

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

19 janeiro 2023, 22:19