Busca

Schevchuk: Espírito Santo, proteja-nos com teu sopro celestial da saraivada de armas sobre nós

"O momento do Batismo, da descida de Cristo e da saída do Jordão pode ser comparado a uma espécie de Big Bang, uma grande explosão que atravessa toda a criação, uma explosão de iluminação, de sabedoria, de bênção. Esta água abençoada do Jordão torna-se símbolo do renascimento humano, símbolo da vida nova que nos foi dada por Cristo no mistério do Batismo."

Cristo nasceu!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é quarta-feira, 18 de janeiro de 2023 e na Ucrânia já é o 329º dia da grande guerra em vasta escala que todos os dias traz destruição, assassinatos, sangue e lágrimas para nosso povo e nossa pátria.

Vivemos outro dia pesado de guerra. Nossa terra tremeu novamente sob os golpes do inimigo. Combates extenuantes estão acontecendo ao longo de toda a linha de frente. Tal como nos dias anteriores, o chamado “arco” das regiões de Lugansk e Donetsk é o que mais arde. Segundo os relatos desta manhã, o inimigo está fortalecendo sua presença nos territórios ocupados, aumentando o número de tropas e tentando atacar cada vez mais intensamente a nossa Pátria, as nossas cidades e povoados. Ainda ontem o inimigo lançou ataques contra nove linhas de defesa da Ucrânia.

As operações de busca em nossa cidade ferida de Dnipro terminaram ontem. Todos os escombros do prédio afetado foram escavados. Infelizmente, temos o número atual de mortos, feridos e desaparecidos. Ontem à noite soube-se que o número definitivo de mortos é de 45 pessoas, incluindo seis crianças. A criança mais nova morta pelos russos neste prédio tinha apenas 11 meses. Até o momento, 20 pessoas são consideradas desaparecidas; 39 pessoas foram resgatadas dos escombros, incluindo seis crianças. Graças a Deus, nossos socorristas, com seu trabalho heróico, salvaram a vida dessas pessoas. 79 pessoas ficaram feridas, incluindo 16 crianças.

 

Muitos dizem que o uso deste tipo de armas contra as cidades e povoados pacíficos da Ucrânia, armas destinadas a destruir formações navais, formações navais inteiras no mar, é o sinal de uma nova reviravolta na brutalidade desta guerra. Como foi deplorável ouvir as autoridades russas regozijando-se com este ataque assassino como sua grande conquista. O inimigo continua a bombardear incessantemente nossa região de Sumy, região de Kharkiv, Zaporizhia e Kherson.

Mas esta manhã agradecemos a Deus e às Forças Armadas da Ucrânia por estarmos vivos. E hoje dizemos ao mundo inteiro: a Ucrânia resiste! A Ucrânia luta! A Ucrânia reza!

Ao mesmo tempo, exortamos o mundo inteiro a condenar o terrível crime de guerra contra a Ucrânia ocorrido em Dnipro. No entanto, parece que este é apenas um teste. A Rússia está preparando deliberadamente crimes semelhantes em outras cidades e povoados ucranianos. Este crime contra a humanidade, um crime de guerra, deve ser condenado e os seus autores devem ser chamados pelo nome. Aliás, hoje já conhecemos cerca de uma dezena desses criminosos que são os responsáveis ​​diretos pela morte de civis de um grande prédio de apartamentos na cidade de Dnipro.

Por outro lado, continuamos o nosso caminho mistagógico, a introdução - passo a passo - ao mistério, ao significado profundo do evento da Epifania, o Batismo do nosso Salvador no Jordão. Estamos ouvindo os hinos pré-natalícios apresentados pela liturgia de nossa Igreja. Estamos nos aproximando das palavras que dizem para preparar-se, tanto para a terra quanto para o homem. Ontem refletimos sobre o significado da descida e imersão de Cristo nas águas do Jordão. Deus desceu tão baixo quanto o homem poderia afundar, e tomou sobre si os seus pecados, tomou sobre si a sua culpa. "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo", João nos diz quando vê Cristo sair da água. Mas o momento da saída de Cristo das águas tem um significado muito profundo: Deus não só segue o homem, mas o eleva a Si mesmo; Deus não só se imerge na realidade humana, na sua vida, mas quer imergir o homem e, através dele, o mundo inteiro na vida de Deus. Deus imerge-se nas águas do Jordão para imergir o ser humano na vida de a Santíssima Trindade. Deus se reveste dos cursos d'água do Jordão para revestir o homem com sua divindade, trazendo-o de volta à sua glória original. Então cantaremos hoje durante os cultos noturnos da Epifania; e um dos versículos fala disso: "Cristo, batizado, sai da água e ressuscita o mundo com ele; e ele vê os céus abertos que Adão fechou para si e para seus descendentes. O Espírito Santo dá testemunho de sua divindade , porque junto dele chega uma voz do céu, a voz do Pai que dá testemunho de que Ele é o Cristo, o Salvador das nossas almas".

É interessante que nestes dias, na festa da Epifania, o Batismo do nosso Salvador, nos voltemos para o simbolismo da água. Hoje, na vigília, a água do Jordão é abençoada em nossas igrejas. Amanhã, aqui em Kyiv, sairemos solenemente sobre nossa Dnipro para abençoar a água; a água de nossos rios e lagos também será abençoada, em todos os lugares onde esse elemento aquático estiver próximo das pessoas. Reza-se sobre a água, ritos especiais de bênção são realizados. Aqui vemos que a água assume não apenas um símbolo de purificação, mas também se torna o símbolo de santificação e de renascimento do ser humano.

A nossa imersão nas águas batismais no dia do nosso batismo é uma imersão na morte e ressurreição de Cristo. A imersão na água nos garante imersão no poder de Deus, imersão na divindade de nosso Salvador, imersão nas relações e na vida das pessoas da Santíssima Trindade. A bênção da água nos oferece o simbolismo da nova criação do mundo. Com efeito, tal como no princípio da criação, quando reinava o caos sobre a terra e o Livro do Gênesis diz que o Espírito de Deus pairava sobre as águas, também agora no Jordão vemos o Espírito de Deus pairando sobre as águas. O Filho de Deus desce à água e emerge como um novo Adão. Por essa renovação, com o toque renovado do Criador em sua própria criação, tudo muda. O momento do Batismo, da descida de Cristo e da saída do Jordão pode ser comparado a uma espécie de Big Bang, uma grande explosão que atravessa toda a criação, uma explosão de iluminação, de sabedoria, de bênção. Esta água abençoada do Jordão torna-se símbolo do renascimento humano, símbolo da vida nova que nos foi dada por Cristo no mistério do Batismo.

Sigamos nosso Salvador na profundidade dos eventos no Jordão, usemos essa nova graça de bênção e renovação! Cristo sai da água e eleva consigo o mundo com ele. Quanto precisamos hoje que Cristo tire o peso de nossa dor, de nossa desilusão, até mesmo do definhar e cansaço que estamos experimentando agora! Ele vem para nos abrir os céus outrora fechados por Adão. Hoje ouvimos as palavras do Pai sobre o Filho de Deus que testemunha a sua filiação, vemos o Espírito de Deus pairando sobre as águas.

Peçamos: Espírito Santo, vem! Como a pomba, outrora prenúncio do fim do dilúvio, do fim da morte e da destruição do mundo original e da humanidade, sede vós também, Espírito Santo, nosso mensageiro da paz. Deus, vindo se revelar no Jordão, abençoe nossa pátria, nossa Ucrânia! Proteja nosso exército, proteja nossas cidades e vilarejos com teu sopro celestial da saraivada mortal de armas que o inimigo lança sobre nossas cabeças. Proteja nossos soldados, meninas e meninos, no front. Leve a Ucrânia contigo hoje em tua luz celestial. Abençoe nossa pátria ucraniana e nosso povo ucraniano com Tua paz celestial!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade, agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
18.01.2023

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

18 janeiro 2023, 23:12