Busca

Schevchuk: que Jesus Cristo possa ser o segredo de nossa resiliência

"Hoje, em particular referindo-me aos nossos jovens, desejo contribuir na preparação de uma bagagem de sobrevivência do tipo espiritual, para que no momento mais crítico saibam o que é mais importante em sua vida espiritual e religiosa, que saibam o que é mais importante ter sempre consigo. Esta mala de emergência espiritual irá ajudá-los a sobreviver às circunstâncias mais difíceis, em particular no contexto desta agressão militar."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo!

Hoje é quarta-feira, 28 de dezembro de 2022 e em nossa pátria, a Ucrânia, já é o 308º dia da guerra em grande escala que a Rússia trouxe para nossa terra.

A manhã de hoje em Kyiv começou com o soar das sirenes antiaéreas. Esta manhã ouvimos que o inimigo está bombardeando a cidade de Kharkiv. Moradores de nossa heróica cidade de Kharkiv são convidados a ficar em abrigos antiaéreos. O inimigo está constantemente tentando atacar com todos os tipos de armas de que dispõe em nossas cidades e vilarejos.

Nossa região de Dnipropetrovsk estremece sob os golpes de foguetes e da artilharia russa. Nossas cidades e povoados da região de Kherson, nossa margem direita do sul do rio Dnipro estão constantemente sob fogo. Um "arco de fogo" está queimando em Donbass. Em particular, em torno de nossas cidades lendárias, as cidades-fortaleza de Bakhmut e Avdiivka. Nossos militares, nossos soldados estão segurando heroicamente a defesa e mesmo em certas áreas estão libertando nossas cidades e povoados passo a passo.

 

De acordo com os relatórios que recebemos hoje das Nações Unidas, há novos números sobre as baixas civis registradas oficialmente nesta guerra. A ONU relata que 17.831 pessoas foram oficialmente vítimas desta guerra na Ucrânia. Deles, 6.884 estão mortos, pelo menos os que foram identificados e registrados oficialmente. Entre os mortos estão 38 crianças. Hoje lamentamos verdadeiramente nossas perdas irreparáveis nesta guerra e queremos apoiar com oração e nosso amor cristão todos aqueles que sofreram como resultado desta guerra.

O inimigo está destruindo implacavelmente a infraestrutura de nossas cidades e vilarejos. Também ontem, de acordo com o Ministério da Administração Interna, 35.000 objetos de infraestrutura crítica foram destruídos até o momento. Centrais elétricas, estações de distribuição de energia, postos de gasolina e muitos outros. Mas, não importa o que aconteça, o povo ucraniano não pode ser quebrado! A cada dia nossa força para resistir, a força para permanecer nesta batalha desigual, cresce de forma maravilhosa.

E hoje queremos declarar ao mundo inteiro, a todos aqueles que nos ouvem, que a Ucrânia está de pé! A Ucrânia está lutando! A Ucrânia está rezando!

Durante a guerra, desde os primeiros momentos em que aprendemos a viver sob bombardeios e ataques de foguetes, a defesa civil de nossas cidades incentivou cada família a ter uma chamada "maleta ou kit de emergência" para que, em caso de alguma eventualidade, se possa rapidamente deslocar-se de seu local de residência e ter consigo tudo o que é necessário para sobreviver durante a guerra. Esta mala de emergência contém o estritamente necessário, pois sabemos que não podemos levar tudo da nossa casa ou do nosso apartamento. É necessário levar as coisas mais importantes nesta situação de emergência.

Mas hoje, em particular referindo-me aos nossos jovens, desejo contribuir na preparação de uma bagagem de sobrevivência do tipo espiritual, para que no momento mais crítico saibam o que é mais importante em sua vida espiritual e religiosa, que saibam o que é mais importante ter sempre consigo. Esta mala de emergência espiritual irá ajudá-los a sobreviver às circunstâncias mais difíceis, em particular no contexto desta agressão militar.

Assim, o que deveria ser incluído em tal mala de sobrevivência espiritual?

Ontem dissemos que o elemento principal da pregação cristã, o grande anúncio da fé cristã é a palavra do Evangelho, que Deus é amor e o fato de que Ele nos amou primeiro. O fato de que Ele nunca deixará de nos amar, não obstante os erros que cometemos. E esta consciência do amor irrevogável de Deus por mim é o primeiro elemento da minha mala de emergência espiritual, que nos ajudará a nos aquecer, a encontrar uma saída para as situações mais difíceis de mal e ódio em que possamos nos encontrar, em particular , no contexto de operações militares.

O segundo elemento desta mala espiritual, o segundo grande mandamento cristão, um elemento essencial da nossa fé cristã é a Boa Nova do Evangelho de que Cristo te salva. Cristo é o nosso Salvador. O amor de Deus não é distante. Não há somente o amor do Criador, que nos chamou à vida, mas depois nos diz: "Bem, agora é tudo contigo." Não! O Filho de Deus, Jesus Cristo, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, tornou-se homem pelo poder e ação do Espírito Santo. Ele se fez homem para compartilhar conosco a nossa vida humana, para nos salvar. Por Seu amor, Cristo se entregou por nós completamente para nossa salvação. Os seus braços estendidos na Cruz são o sinal mais precioso de um amigo que sabe amar até ao fim.

Saibam que nosso Salvador Jesus Cristo está envolvido na vida de cada um de vocês. Ele entrou para sempre na vida, na história, na história de alegria e do sofrimento de cada pessoa. E Ele salva. Não podemos comprar ou merecer o perdão e a salvação de Deus por nossas ações ou esforços. Deus nos perdoa e nos salva desinteressadamente. E o Seu sacrifício na Cruz é tão grande que não podemos nem devemos pagar por ele, apenas temos que aceitá-lo com gratidão e alegria sem limites. Devemos crer que Cristo nos salva, aceitar esse seu dom da salvação como parte da própria viagem espiritual, parte da própria mala de sobrevivência espiritual.

Que possa nosso Senhor Jesus Cristo, nosso Deus, Criador e Salvador, que vem nascer no corpo de nosso povo, ser o segredo de nossa resiliência. Que Ele, que está envolvido na vossa e na minha vida pessoal concreta, com a força da nossa fé e da nossa disponibilidade, nos dê a sua ação salvadora e salvadora.

Ó Deus, abençoe a Ucrânia! Ó Senhor Jesus Cristo, salve Seu povo e abençoe Sua herança! Ó Deus, salve nossa juventude do pecado e da morte! Proteja nossas meninas e meninos na frente! Ó Deus, proteja nossas cidades e vilas dos mísseis assassinos do invasor russo! Ó Deus, dá-nos vida! Ó Deus, envia a Tua bênção à nossa sofrida Ucrânia e concede-nos a Tua paz justa!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
28.12.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

28 dezembro 2022, 21:56