Busca

Schevchuk: compartilhar a fé no amor de Deus por nós, única forma de derrotar o mal

Em meio à guerra, ao ódio, à morte, mutilação, dor e lágrimas, nós, cristãos, somos chamados a compartilhar nossa fé no amor de Deus por nós. Na verdade, é a única forma de derrotar o mal. Só assim podemos evitar tornar-nos como aquele agressor que na sua cólera procura destruir todos os seres vivos. Só acreditando no amor divino e sendo portadores dele, podemos vencer em nesta batalha desigual, poderemos proteger a vida, o espaço da vida e do amor para nós mesmos e para as gerações futuras.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é terça-feira, 27 de dezembro de 2022, e nossa pátria, a Ucrânia, vive o 307º dia da guerra em vasta escala, grande guerra que o invasor, colonizador e ocupante russo trouxe para nossa terra de paz.

Batalhas duras continuam ao longo de toda a linha de frente. Como nos dias anteriores, o epicentro deste conflito militar, talvez o maior da Europa desde a Segunda Guerra Mundial, é a nossa região de Donetsk - as cidades de Bakhmut e Avdiyivka. Segundo relatos desta manhã, soubemos que os russos se propuseram a atingir as fronteiras administrativas da região de Donetsk até o final do ano. No entanto, vemos que o Senhor Deus destrói os planos malignos daqueles que se consideram os poderosos do mundo. O Senhor Deus protege os pobres, os humildes, está sempre ao lado dos que choram e dos que sofrem uma injustiça.

Da mesma forma, o ocupante russo procura destruir tudo o que pode alcançar com sua mão assassina. Nossa fronteira na região de Sumy foi atingida novamente. Ontem, o inimigo lançou com força artilharia e vários outros tipos de armas contra nossa região de Kharkiv. Os territórios recém-libertados mais uma vez se tornaram o epicentro da massiva artilharia russa e ataques de foguetes.

 

Da mesma forma, a parte sul do nosso  branco Dnipro se torna a linha de frente. Dnipro está se tornando uma linha de batalha. Ontem, o inimigo novamente bombardeou impiedosamente a margem esquerda de nossa região de Kherson. Da mesma forma, a cidade de Nikopol na região de Dnipropetrovsk foi massivamente atacada à noite. Como descobrimos hoje, o gasoduto foi seriamente danificado, bem como a rede elétrica, que são essenciais para fornecer aquecimento, para garantir as condições de existência e sobrevivência das populações nestas terras afetadas e feridas.

Mas hoje, esta manhã em Kyiv, podemos dizer que a Ucrânia está resistindo! A Ucrânia luta! A Ucrânia reza!

Agradecemos a Deus e às Forças Armadas da Ucrânia por estarmos vivos, por podermos fazer o bem, por podermos experimentar a nossa liberdade quando fazemos o bem aos outros. Nesta manhã sentimos que o bom Deus sopra sobre nós o seu amor que protege, aquece, salva.

Ainda hoje desejo pensar e rezar convosco pelos jovens ucranianos. É tão importante que nossos jovens se sintam amados! O homem foi criado pelo Senhor Deus para amar e ser amado. Se não amarmos, estamos fadados a morrer. Assim nos ensina o santo apóstolo João Evangelista, chamado de "cantor do amor divino". Da mesma forma, é muito importante que um jovem no início de sua vida, no momento de seu esplendor, faça uma experiência pessoal de amor. Para poder amar. E é por isso que é tão importante para um jovem formar uma ideia verdadeira, uma compreensão verdadeira de quem é o Deus em quem cremos e servimos. E é por isso que hoje quero me dirigir aos nossos meninos e meninas com a boa notícia, com o anúncio. Meninas e meninos, saibam que nosso Deus é amor. Deus ama. Deus ama vocês, quer vocês mereçam ou não esse amor.

Amigo, lembre-se de que mesmo quando você faz algo ruim, mesmo quando comete um pecado, quando você mesmo sente que não gosta desse comportamento, deves estar clara e nitidamente convencido de que, mesmo assim, o Senhor Deus o ama. Quando nós, filhos de Deus, pecamos, Deus primeiro vê seu filho ou filha diante dele, e depois a coisa ruim, o incidente ruim que a filha ou filho sofreu. É por isso que Deus te ama acima de tudo. Nunca duvides disso. Não importa o que aconteça em tua vida. Deus te ama infinitamente sob quaisquer circunstâncias.

Chamamos nosso Pai Celestial de nosso Pai. Talvez sua experiência pessoal como seu pai não tenha sido a melhor. Bem-aventurada aquela criança que viveu uma boa experiência com seus pais, a melhor quando papai e mamãe o amavam muito; quando experimentamos que eles eram as pessoas que nos desejavam o melhor nesta terra, eles estavam prontos para se sacrificar por nós, pelo bem de seus filhos. Mas às vezes acontece que o pai terreno pode estar longe de seu filho. Às vezes está ausente, porque acontece que os pais podem ser muito rígidos com os filhos. Ou talvez simplesmente o pai não era aquilo de que tinhas necessidade. Mas posso dizer-te com toda a certeza: podes lançar-te com segurança nos braços do teu Pai celeste, que te deu a vida, que te dá esta vida a cada instante, que respira em ti todos os dias, respira em ti com o seu amor e que é por isso que você vive, respira, age e pode amar nesta vida.

O apóstolo João, tentando explicar a verdade mais importante da fé cristã, disse: “Em que cremos? No amor que Deus tem por nós". Este é o coração da fé cristã. Além disso, Deus nos amou primeiro. Quando ainda não o conhecíamos, não tínhamos relacionamento pessoal com Ele, Ele já nos amou, e tudo tudo o mais flui dessa fonte primária do amor divino.

Em meio à guerra, ao ódio, à morte, mutilação, dor e lágrimas, nós, cristãos, somos chamados a compartilhar nossa fé no amor de Deus por nós. Na verdade, é a única forma de derrotar o mal. Só assim podemos evitar tornar-nos como aquele agressor que na sua cólera procura destruir todos os seres vivos. Só acreditando no amor divino e sendo portadores dele, podemos vencer em nesta batalha desigual, poderemos proteger a vida, poderemos proteger o espaço da vida e do amor para nós mesmos e para as gerações futuras.

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
27.12.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

27 dezembro 2022, 22:52