Busca

Schevchuk: se o bem não é sentido como algo concreto, não é vivido pelas crianças como algo real

"Precisamente em tempos de guerra, quando as crianças veem o comportamento de seus cuidadores e pais em circunstâncias dramáticas, que revelam os valores motivacionais mais profundos do comportamento desses pais e professores, elas podem ter uma experiência real de bondade e verdade. O educador transmite o que vive."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é terça-feira, 29 de novembro de 2022 e nós na Ucrânia já vivemos há 279 dias sob esta agressão militar em grande escala da Rússia contra o povo ucraniano contra o Estado livre e independente da Ucrânia.

Novamente o dia de ontem e a noite passada foram difíceis para a Ucrânia. O inimigo constantemente ataca as posições ucranianas e bombardeia nossas cidades e vilarejos até onde sua mão assassina alcança. Em um único dia, o inimigo disparou 130 foguetes na província de Sumy. Nossa recém-libertada província de Kherson está novamente sob bombardeio impiedoso da Rússia. A província de Kherson foi bombardeada 30 vezes em um único dia. Dnipropetrovsk Oblast e Zaporizhzhia Oblast sofrem novamente. Na última semana, cerca de 400 projéteis de diferentes tipos foram disparados na província de Zaporizhzhia. 400 vezes em uma semana!

Mas a Ucrânia está de pé! A Ucrânia está lutando! A Ucrânia está rezando!

Embora sintamos a ameaça constante de novos ataques com mísseis; mesmo que sintamos a falta de eletricidade e a falta de calor, rezamos e construímos o nosso futuro. Protegemos nossa pátria para o futuro de nossos filhos.

 

Hoje quero continuar refletindo com vocês sobre como devemos educar nossos filhos de forma cristã. Como cuidar para que o que temos de mais valioso possamos transmitir como um legado importante para as gerações seguintes. Os mais valiosos são os valores e princípios derivados do Evangelho de Cristo, que são os fundamentos da vida cristã e do nosso comportamento diário; de nossas ações, que são o testemunho de nossa fé cristã.

Educar significa transmitir valores. Significa ajudar a adquirir a experiência desses valores para realmente entender o que é mais valioso e importante.

Sabemos que os valores não existem de forma pura,  em uma ideia, mas têm de ser praticados. Elas só podem ser compreendidos quando se manifestam, principalmente no nosso comportamento, na nossa vida. Portanto, educar com base nos valores cristãos não significa apenas falar sobre eles, mas ensinar como manifestá-los em nossa vida pessoal.

Os educadores, os pais, não devem se preocupar somente em ensinar a fazer bem algumas coisas, mas que esses valores sejam amados. Porque se o bem não é sentido como algo concreto, não é vivido pelas crianças como algo real; se este bem não for amado, se não for desejável, não será compreendido nem percebido. Devemos ajudá-los a escolher o bem e a cooperar com amor e paciência, para que possam amadurecer sozinhos na sua vocação pessoal. É preciso ajudar a criança a amadurecer a ponto de escolher de forma independente, consciente e voluntária, sem coerção externa, o que é realmente bom, o que é verdadeiro. E o que é bom e verdadeiro para os cristãos é a pessoa de Jesus Cristo. Escolher consciente e voluntariamente a Cristo como o caminho, a verdade e a vida.

A criação de um filho não está entre as páginas de um livro. Educar uma criança não significa apenas deixá-la aprender algo, conhecer algo novo, mas é uma questão de fé e de coração que deve ser transmitida através da nossa própria ação. Porque somente nossas ações moldam nossos corações. Quando convertemos o que sabemos no que fazemos, só então podemos dizer que temos uma experiência do bem e da verdade. É por isso que os valores são transmitidos através de uma atitude profunda e pessoal perante a vida. Precisamente em tempos de guerra, quando as crianças veem o comportamento de seus cuidadores e pais em circunstâncias dramáticas, que revelam os valores motivacionais mais profundos do comportamento desses pais e professores, elas podem ter uma experiência real de bondade e verdade. O educador transmite o que vive.

A educação mais eficaz é que nós mesmos façamos o que queremos ensinar aos outros. A criança é educada de acordo com o que vê; de acordo com o que é visto nos outros. E este é o maior e mais profundo segredo da educação cristã. O que educa é o que os outros veem em nós. Para que essa ação educativa seja realizada, é preciso criar relações de amizade, criar um ambiente educativo familiar, porque sabemos que a família é o principal ambiente para a educação cristã. São necessárias pessoas que saibam educar e cuidar do bem das crianças. Hoje temos uma grande necessidade de bons educadores e pais que tenham vivido aqueles valores que desejam transmitir como o mais importante para seus filhos.

Hoje rezamos por nossa Pátria, por nosso povo ucraniano e pedimos: ó Deus, abençoe nossos filhos! Ajuda-nos a dar-lhes a nossa fé, ajuda-nos educadores, pais, professores, comunidade eclesial a ser verdadeiros portadores de valores verdadeiros e eternos, para que possamos testificá-los e transmiti-los às gerações futuras; aos nossos filhos, para que amem o que é bom e o que é verdadeiro.

Oh Deus, abençoe nossas meninas e meninos no front! Oh Deus, proteja nossas cidades e povoados dessa barragem de mísseis russos que querem destruir implacavelmente a todos nós, particularmente nossa infraestrutura urbana e tudo o que sustenta nossas vidas. Ó Deus, defendei-nos deste mal! Ó Deus, abençoe a Ucrânia com sua paz justa e celestial.

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
29.11.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

29 novembro 2022, 22:53