Busca

Schevchuk: no Advento, oferecer orações e jejuns pela vitória do povo ucraniano

"O jejum de Natal é um jejum de alegre expectativa aguardando a vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo entre nós (...). Às vezes, quando tentamos vencer o mal em nossos corações, é necessário nos aproximarmos do Sacramento da Confissão. A melhor coisa a fazer no início deste jejum é preparar o programa de jejum de 40 dias com seu pai espiritual."

Louvado seja Nosso Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é segunda-feira, 28 de novembro de 2022 e na Ucrânia já é o 278º dia da guerra em grande escala que o agressor e ocupante russo trouxe para a pacífica terra da Ucrânia.

Intensos combates estão sendo travados ao longo de toda a linha de frente. Soubemos com os relatórios desta manhã que houve mais de 10 ataques de tropas russas contra posições ucranianas em Donbass. À noite, o inimigo novamente bombardeou nossas pacíficas cidades e vilarejos com diferentes tipos de lançadores de foguetes, especialmente na região de Dnipropetrovsk e na região de Zaporizhzhia. Nossa heróica Kherson está sob fogo inimigo todos os dias. O sangue corre novamente. As pessoas estão sendo mortas novamente. Mais uma vez, a Ucrânia é inundada por rios de lágrimas.

Mas a Ucrânia resiste! A Ucrânia luta! A Ucrânia reza!

 

Neste meio tempo, nós continuamos a refletir em como hoje construir nosso futuro. Como hoje, cuidar da correta instrução e da educação adequada de nossos filhos. É de conhecimento de todos que quando uma nação investe na instrução e na educação, ela investe não só em coisas, mas seus recursos, seus esforços, até mesmo os fundos, investe no desenvolvimento de uma pessoa, no desenvolvimento de uma criança, essa nação tem futuro .

Hoje quero refletir com vocês sobre  as condições necessárias para uma sã educação escolar e para uma sã instrução na escola. A questão já surgiu várias vezes nas discussões entre o meio religioso ucraniano e o Ministério da Educação ucraniano e dizia respeito à necessidade de introduzir bas escolas ucranianas assuntos relacionados à visão de mundo. Ou seja, em nosso sistema de ensino público, de ensino ucraniano, é muito importante atentar para os princípios básicos da ética e da moral cristã. É muito importante cuidar da saúde moral de nossa nação. Até mesmo a questão da ética cristã é um tema que esteve e está no centro de muitas discussões. Quero dizer que a Ucrânia, ao contrário de outros Estados, pode se orgulhar do fato de que o Conselho Pan ucraniano de Igrejas e Organizações Religiosas preparou um programa para o assunto dedicado aos fundamentos da ética cristã em uma base inter-confessional. Também os representantes de outras religiões — judeus, muçulmanos — encontraram-se de acordo sobre aqueles valores fundamentais, em particular sobre os valores familiares, que estas horas de ética e moral cristã devem oferecer aos nossos alunos, aos nossos filhos.

A ética cristã não deve ser confundida com a catequese. A catequese, como formação religiosa, como ensinamento das verdades fundamentais da fé de uma Igreja, deve realizar-se na paróquia, pois a catequização representa a introdução da criança na vida da comunidade cristã, na vida daquela comunidade em que a criança crescerá e participará da vida religiosa. Em vez disso, a ética cristã é um verdadeiro curso escolar inter-confessional que a sociedade ucraniana e o ambiente religioso ucraniano ofereceram às escolas ucranianas.

Hoje quero convidar e pedir em particular aos pais: façam com que a disciplina de ética cristã encontre o seu lugar entre as disciplinas formativas da vossa escola! Porque de acordo com a legislação ucraniana, os pais têm o direito de criar seus filhos de acordo com os princípios cristãos. E é aqui, no contexto desta cosmovisão particular, escola ucraniana e ambiente religioso, que nossos pais podem e devem cooperar construtivamente.

Hoje quero recordar com vocês que este é o dia em que começamos o jejum de Natal. As pessoas chamam de "Pylipivka". Ontem celebramos a festa do Apóstolo Filipe e hoje iniciamos o período de preparação para o Natal. O jejum de Natal é um jejum de alegre expectativa aguardando a vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo entre nós. Que este jejum seja um momento de empreendimento espiritual. Às vezes, quando tentamos vencer o mal em nossos corações, é necessário nos aproximarmos do Sacramento da Confissão. A melhor coisa a fazer no início deste jejum é preparar o programa de jejum de 40 dias com seu pai espiritual. Entender que tipo de tratamento, que tipo de recuperação espiritual a pessoa precisa; que exercícios espirituais, orações ou que tipo de luta ascética com as próprias faltas e pecados são necessários para que este tempo de oração e jejum seja um tempo abençoado para todo o nosso povo. Durante este tempo, oferecemos nossos esforços espirituais, nossas orações pela vitória do povo ucraniano nesta batalha desigual e por nosso exército ucraniano.

Hoje pedimos: Deus, abençoe a Ucrânia, abençoe as crianças ucranianas! Deus abençoe nossas meninas e meninos na frente! Abençoai todos aqueles que hoje nos asseguram uma vida tranquila e o funcionamento das infraestruturas das nossas cidades e aldeias, e que tudo fazem para nos dar luz e calor! Deus, abençoe a Ucrânia com Sua paz celestial!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
28.11.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui

28 novembro 2022, 10:23