Busca

Schevchuk: Sacramento da Unção dos Enfermos para vencer a doença e se recuperar

"Encorajo todos, especialmente aqueles que estão em estado real de doença grave ou lesão grave, a usar o poder e a graça do Sacramento da Unção. Encorajo também os nossos capelães da saúde, os nossos sacerdotes a estarem sempre prontos para que - ao primeiro apelo dos nossos fiéis, daqueles que necessitam deste sacramento - estejam presentes e curem as suas feridas com a força da oração da nossa Igreja e com o da ação misteriosa da graça do Espírito Santo."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é quinta-feira, 17 de novembro de 2022. Na Ucrânia já são 267 dias da grande e sangrenta guerra sacrílega.

Mais uma vez, pessoas morrem a cada dia em nossas cidades e povoados que estão em chamas. Agora, neste momento, quando estamos refletindo sobre a palavra de Deus, mísseis russos estão sobrevoando a Ucrânia e foi dado um alerta de ataque aéreo. Explosões já foram ouvidas no Dnipro, em Kyiv, em Odessa. Peço a todos que não desrespeitem as regras e os sinais de alerta aéreo, tenham cuidado, fiquem em abrigos antiaéreos e façam de tudo para salvar a sua vida e a de seus entes queridos.

Vemos que o inimigo está sempre atacando a infraestrutura crítica das cidades e vilarejos da Ucrânia. Ele está novamente cometendo crimes de guerra em nossa pátria. Mas agradecemos a Deus e às Forças Armadas da Ucrânia por estarmos vivos agora. Damos graças por cada minuto que podemos ver a luz, também a luz da eletricidade, agradecemos a chance de ver nosso sol nascer sobre a Ucrânia.

E hoje, em oração, dizemos à Ucrânia e ao mundo: a Ucrânia resiste! A Ucrânia luta! A Ucrânia reza!

 

Hoje desejo continuar com vocês as reflexões sobre a cura das feridas de nosso país, de nosso povo. Ontem estávamos falando sobre o fato de que é possível ver idealmente dois tipos de cura: a cura extraordinária e a cura comum. Às vezes, o Senhor Deus intervém no curso de nossa história terrena com Sua ação extraordinária e realiza milagres. Pela mediação de seus santos, seus devotos, nosso justo metropolita Andrey Sheptytskyi, o Senhor Deus pode intervir na cura da doença e, a pedido da Igreja, curar seu filho de maneira extraordinária.

Mas também existem maneiras comuns pelas quais o Senhor Deus constantemente envia seu poder de cura e graça para nós. Ontem falamos sobre como o Senhor Deus cura as pessoas da maneira usual: é a sabedoria médica e a arte médica inspiradas por Deus, que não devem ser negligenciadas. Ele dá às pessoas remédios cada vez melhores para curar várias doenças. Os médicos, pesquisando o corpo humano, descobrem sempre novos e melhores métodos e formas de tratar nossas doenças.

Mas há outra maneira usual pela qual o Senhor Deus envia cura ao seu povo, a uma pessoa crente. Entre os 7 Sacramentos da Igreja de Cristo, um sacramento podemos legitimamente chamar de sacramento da cura. Este sacramento é o Sacramento da Unção. Foi o Senhor Deus quem o estabeleceu para curar os enfermos. Lemos na Epístola do Apóstolo Tiago, através da qual nos chega a voz da Igreja primitiva. O apóstolo diz: "Alguém entre vós está triste? Reze! Está alegre? Cante. Está alguém enfermo? Chame os sacerdotes da Igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor.  E a oração feita com fé salvará o enfermo: o Senhor o restabelecerá, e se ele tiver cometido pecados, eles lhe serão perdoados". Portanto, confessem seus pecados uns aos outros e rezem uns pelos outros para serem curados. A oração do justo tem grande eficácia".

Assim, o verdadeiro momento da cura, quando o Senhor Deus envia por meio de Sua Igreja a graça do Espírito Santo para a cura de um enfermo, é o Sacramento da Unção, cujo ministro é o sacerdote - o presbítero da Igreja. Este é um santo mistério, quando o Senhor Deus aceita orações especialmente por aquele enfermo. Para se preparar adequadamente para o Sacramento da Unção com óleo, como nos diz o apóstolo Tiago, é necessário aproveitar outro sacramento de cura espiritual - o sacramento da confissão. E assim esta oração da Igreja e a unção com óleo darão força para vencer a doença.

Sabemos que o sacramento da unção pode ser recebido apenas uma vez durante uma doença grave. Mas não se deve ter medo deste sacramento! Às vezes há todo tipo de preconceito, dizem que este é um sacramento só para quem está morrendo. Mas na verdade não. Este é um sacramento para aqueles que vencem a doença. Para quem quer se recuperar. Às vezes também o chamamos de Sacramento do Concílio, porque para que a Igreja reze em conjunto pela cura dos enfermos, às vezes se reúnem sete sacerdotes para administrar juntos esta unção. Encorajo todos, especialmente aqueles que estão em estado real de doença grave ou lesão grave, a usar o poder e a graça do Sacramento da Unção. Encorajo também os nossos capelães da saúde, os nossos sacerdotes a estarem sempre prontos para que - ao primeiro apelo dos nossos fiéis, daqueles que necessitam deste sacramento - estejam presentes e curem as suas feridas com a força da oração da nossa Igreja e com o da ação misteriosa da graça do Espírito Santo.

Peço novamente hoje para ouvir as palavras do justo Metropolita Andrey Sheptytskyi. Hoje, no contexto da sua reflexão sobre a unção com óleo como sacramento para os doentes e feridos, recorda-nos a força da oração comum da Igreja. O metropolita Andrey nos diz:

"A oração comunitária, meus queridos irmãos, é mais forte do que a oração individual. Não só porque aqui rezamos uns pelos outros, pedimos uns aos outros favores do céu, mas também porque Jesus Cristo prometeu de modo especial estar com aqueles que eles unam-se em seu nome". Cristo diz: "Onde estiverem dois ou três reunidos em seu nome, eu estou presente no meio deles".

Deus salve a Ucrânia! Deus, envie força, sabedoria e coragem às forças antiaéreas da Ucrânia, para que repelam todos os ataques inimigos do céu! Deus, proteja a Ucrânia com sua proteção celestial! Deus, envie a graça do Espírito Santo sobre as feridas da Ucrânia! Deixe seu óleo fluir como um bálsamo curador sobre aqueles que sofrem, que estão doentes e feridos. Deus, abençoe o exército ucraniano! Deus, envie Sua paz celestial para a Ucrânia!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
17.11.2022

 

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

17 novembro 2022, 22:04