Busca

Esta fotografia tirada em 16 de novembro de 2022 mostra um grafite feito por Banksy na parede de um prédio danificado na vila de Gorenka, perto de Kiev (Foto de Genya SAVILOV / AFP) Esta fotografia tirada em 16 de novembro de 2022 mostra um grafite feito por Banksy na parede de um prédio danificado na vila de Gorenka, perto de Kiev (Foto de Genya SAVILOV / AFP) 

Schevchuk: resistiremos juntos, porque Deus está conosco

"Deus, quando nos faltar luz, luz visível e material, sede Tu a nossa luz, porque Tu mesmo disseste: Eu sou a luz do mundo! Deus, quando nos faltar calor, seja o calor do amor que nos aquece, nos dá força e vida! Deus abençoe as crianças da Ucrânia, nosso exército ucraniano. Abençoe a Ucrânia com Sua paz celestial, verdadeira e justa!"

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é quarta-feira, 16 de novembro de 2022, e na Ucrânia já são 266 dias da grande e terrível guerra sangrenta.

Ontem, a Ucrânia, a Europa e o mundo inteiro ficaram chocados com outro ataque massivo que a Rússia lançou contra as pacíficas cidades e povoados da Ucrânia. Em apenas um dia, quase 100 foguetes caíram sobre nossos centros populacionais. Em quase todas as partes da Ucrânia, a infraestrutura que garante o fornecimento de eletricidade foi afetada. Novamente há mortos, também há feridos. Até áreas fronteiriças da nossa vizinha e fraterna Polônia foram afetadas. Outro terrível ato de terrorismo foi cometido. Hoje, em nome de Deus, gostaria de condenar este crime: um crime contra a humanidade, um crime de guerra; condenar a violação do direito humanitário internacional, a violação das regras e costumes da guerra.

Cerca de 10 milhões de ucranianos ficaram sem eletricidade nesta manhã. Nesta época fria do ano, o fornecimento de calor foi cortado nas cidades e povoados.

 

Senhor, salva o seu povo. Senhor, olha as nossas lágrimas, o sangue, o clamos dos teus filhos. Esteja conosco.

Quero abraçar hoje todos aqueles que experimentaram este terror, este medo; aqueles que sofreram como resultado deste terrível ataque terrorista. Quero dizer a vocês, queridos irmãos e irmãs, não tenham medo, não deixem o inimigo ameaçar a Ucrânia. Juntos podemos resistir, e resistimos a esse ataque psicológico que o inimigo nos fez também ontem. Resistiremos juntos, porque Deus está conosco.

Hoje podemos dizer mais uma vez que a Ucrânia está resistindo! A Ucrânia luta! A Ucrânia rezar!

Hoje também quero continuar nossas reflexões sobre como devemos tratar as feridas causadas por esses ataques russos, como devemos tratar as feridas da Ucrânia. A vida é o maior presente que Deus nos deu. Desde os tempos antigos, a humanidade tem procurado todas as maneiras de preservar a vida e a saúde humana.

Além disso, Cristo, indo ao encontro dos doentes e sofredores, nunca passou indiferente, mas concedeu saúde e trouxe as pessoas de volta à vida plena. Hoje o Senhor Deus opera milagres de cura entre nós. Esses momentos, porém, são extraordinários, são algo que não só tem um sentido terapêutico, mas também tem a função de revelar Deus presente entre nós. Mas habitualmente, de maneira comum, nosso Senhor Deus, Curador e Salvador de nossas almas e corpos, nos salva com a ajuda da arte médica. É Ele quem inspira a mente de nossos profissionais de saúde, pesquisadores e cientistas, levando-os sempre a descobrir novos medicamentos ou formas mais eficazes de prevenir e tratar as doenças que hoje nos afligem.

Portanto, a sabedoria da medicina é um reflexo, um raio da sabedoria divina que Ele coloca nas mãos dos profissionais, pessoas com vocação especial, para nos servir.

A mensagem de do arcebispo Sviatoslav Schevchuk no 266° dia guerra

Hoje o Senhor Deus toca as nossas feridas não só pelas mãos dos sacerdotes, mas também pelas dos nossos profissionais de saúde. Por isso devemos respeitar o seu trabalho, devemos respeitar a sua vocação.

Ser médico é uma arte, um dom, um talento especial. É muito importante que a Ucrânia aprecie, aceite, apoie, desenvolva os talentos dados pelo Senhor Deus à Ucrânia por meio de nossos excelentes médicos, e não os negligencie de forma alguma. Que o Senhor Deus dê cem vezes mais a todos os nossos sábios e corajosos médicos. Que a sabedoria e o poder de cura de Deus através deles cheguem às feridas da Ucrânia.

Diante da tragédia da guerra, escutemos as palavras do justo Metropolita Andrey Sheptytsky que diz: "Na alma de um ucraniano há uma profunda e forte vontade de ter seu próprio Estado, mas, apesar dessa vontade, há um igualmente forte e profundo que esse Estado é necessariamente o que quer um partido ou uma gangue, ou um grupo de certas pessoas, ou mesmo uma única pessoa. que destrói toda causa nacional."

Que o Senhor Deus cure essas nossas doenças sociais internas que não nos permitem nos unir a serviço do nosso povo mesmo diante das adversidades e da guerra, para colocar o bem do povo acima dos interesses particulares ou partidários.

Deus, salve seus filhos! Deus abençoe a Ucrânia! Deus, quando nos faltar luz, luz visível e material, sede Tu a nossa luz, porque Tu mesmo disseste: Eu sou a luz do mundo! Deus, quando nos faltar calor, seja o calor do amor que nos aquece, nos dá força e vida! Deus abençoe as crianças da Ucrânia, nosso exército ucraniano. Abençoe a Ucrânia com Sua paz celestial, verdadeira e justa!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
16.11.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

16 novembro 2022, 23:06