Busca

Schevchuk: saúde é a integridade e harmonia do espírito, alma e corpo de uma pessoa

"Quando falamos sobre a cura de uma pessoa daquelas feridas que ela carrega hoje, estamos falando de retornar à totalidade, à integridade de um ser humano, àquele estado de plenitude da sabedoria de Deus naquela pessoa, como foi no início da criação (...). Por isso precisamos da presença dos servidores dos Mistérios da Igreja de Cristo, que nos trazem o remédio espiritual da graça do Espírito Santo" (...), em particular, a cura do Santíssimo Sacramento da Confissão, que nos cura do nosso pecado.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo!

Hoje é sexta-feira, 4 de novembro de 2022, e na Ucrânia já é o 254º dia da grande guerra que trouxe grande dor à terra ucraniana. Todos os dias são dezenas, ou mesmo centenas, de mortos e feridos. É uma guerra que é uma grande calamidade não só para a Ucrânia, mas provavelmente para toda a humanidade. Nesta guerra, o povo ucraniano está defendendo sua pátria com seus corpos, mas também todo o mundo livre e civilizado, onde conceitos como lei, direito internacional e respeito pelas pessoas têm algum peso.

A luta pesada ocorreu novamente ontem ao longo de toda a linha de frente. De acordo com os relatórios da manhã, o inimigo tentou atacar e avançar nas posições ucranianas, particularmente na região de Donetsk, perto de Bakhmut, perto de Avdiivka, perto de Novopavlivka. Ontem, o inimigo voltou a atacar mais de 30 centros urbanos de nossa Pátria, destruindo sistematicamente a infraestrutura, matando civis que estão distantes da linha de frente. Moradores da área de fronteira na região de Sumy, bem como civis nas regiões de Zaporizhzhia, Dnipropetrovsk, Donetsk e Kherson, sofreram mais golpes do agressor russo ontem. Também recebemos notícias de que, após as medidas de desocupação em Kharkiv Oblast, Donetsk Oblast e Kherson Oblast, foram descobertos os corpos de pessoas inocentemente assassinadas e torturadas. São 868 corpos. Entre eles estão 24 crianças. Assim, o inimigo deixa para trás terríveis evidências de abusos, torturas, assassinatos de civis, aqueles que ele supostamente veio libertar.

Mas a Ucrânia está de pé! A Ucrânia está lutando! A Ucrânia está rezando!

 

Hoje, quero continuar nossas reflexões com vocês sobre como podemos trabalhar juntos com a ajuda do poder e da graça do Espírito Santo para curar as feridas do povo ucraniano. Para curar aquelas feridas que causam dor e sofrimento indescritíveis. Essas feridas que são uma terrível consequência desta guerra russa invasiva.

Muitas vezes ouvimos a palavra "saúde". E é óbvio que uma ferida é algo que tira nossa saúde, a rouba e destrói a integridade de uma pessoa. Mas, naturalmente, o que é saúde? A saúde humana não é apenas bons exames médicos ou resultados positivos de algum check-up médico sobre a condição do corpo humano. Mesmo a saúde não é apenas um equilíbrio entre as necessidades e capacidades humanas. Esta não é apenas a capacidade de fornecer a si mesmo e aos outros tudo o que é necessário. Saúde é a integridade e harmonia do espírito, alma e corpo de uma pessoa. E toda vez que essa integridade é violada, uma pessoa começa a sofrer e adoecer. Portanto, não é apenas a doença física ou mesmo a lesão corporal que destrói e fere essa harmonia. Essa integridade do ser humano é destruída não apenas por algum trauma psicológico, mas a integridade da pessoa humana é destruída antes de tudo pelo pecado. Essa doença, esse grande trauma, que se origina na esfera espiritual de uma pessoa, e assim destrói tudo o mais. E vice-versa, uma pessoa experimenta feridas e dores no corpo tanto no nível psicológico quanto no espiritual. Portanto, quando falamos sobre a cura de uma pessoa daquelas feridas que ela carrega hoje, estamos falando de retornar à totalidade, à integridade de um ser humano, àquele estado de plenitude da sabedoria de Deus naquela pessoa, como foi no início da criação, apenas emergindo virginalmente das mãos de seu Deus, Criador e Salvador.

Portanto, a base da saúde é antes de tudo a saúde do espírito humano. A base da saúde é a harmonia e a integridade do ser humano. Portanto, chamamos nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo, de curador - um médico não apenas de nossa esfera física, mas um médico de nossa alma e espírito. O curador restaura nossa integridade, plenitude de vida e saúde.

É por isso que entendemos hoje o papel dos sacerdotes de Cristo na cura de uma pessoa. Um capelão médico vem ao enfermo em nome de Jesus Cristo, nosso Salvador, e oferece a plenitude dada por Deus por meio da fé. E então, recebendo a graça curativa do Espírito Santo, uma pessoa pode se recuperar completamente em termos de saúde mental e física. É por isso que hoje precisamos da presença dos servidores dos Mistérios da Igreja de Cristo, que nos trazem o remédio espiritual da graça do Espírito Santo, que é derramado sobre nós nos Santos Mistérios da Igreja de Cristo. Em particular, precisamos disso para a cura do Santíssimo Sacramento da Confissão, que nos cura do nosso pecado. Esse Sacramento, que pode ser a base para outros elementos da saúde humana. Aquele Mistério que restaura nossa fé em Deus, bem como a fé no talento médico dado por Deus e na arte médica de um psicólogo e um médico que trata a esfera física de uma pessoa. Por isso é tão importante para todos nós hoje entender o papel do capelão nas instituições médicas e promover suas atividades e serviços de todas as formas possíveis. Sou muito grato hoje por nossos capelães médicos, que são uma imagem ativa da presença do Salvador curador onde há a dor, a dor e o sofrimento mais humanos.

Hoje quero compartilhar uma alegria com vocês: ontem recebemos notícias sobre a libertação de 107 de nossos soldados do cativeiro russo. E desde o início da guerra, já existem cerca de mil daqueles que conseguiram escapar das garras do agressor e estuprador russo. Mas há muitos mais que ainda estão em cativeiro. Vamos abraçar nossos soldados que saíram feridos do cativeiro militar dos invasores russos com nossa atenção, amor e oração! Que a graça curativa, a graça do serviço de nossos capelães médicos, assim como as artes médicas, sirvam para restaurá-los à sua plena saúde.

Hoje também quero que ouçamos as palavras do Metropolita Andrey Sheptytsky, que dirigiu aos nossos soldados, aos defensores da Pátria, em tempos de guerra. Que a sua palavra, cheia da graça do Espírito Santo, seja também portadora do poder da graça e da cura. O Metropolita uma vez disse o seguinte aos militares ucranianos: "Você que está diariamente exposto à morte em batalha, lembre-se de manter seu coração limpo do pecado. Esteja pronto para colocar sua vida em primeiro lugar diante do altar e, portanto, esteja sempre pronto estar diante do julgamento de Deus e prestar contas de toda a sua vida. Cumpra seu dever com bravura! A vitória é certa, e a causa é santa."

Que esta libertação do pecado e integridade de alma, espírito e corpo se torne a força de nosso exército e uma garantia de que a causa é santa e a vitória é certa, que ouvimos hoje do céu de nosso justo Andrey, seja nosso encorajamento para servir e defender nossa Pátria.

Ó Deus, abençoe a Ucrânia com Sua paz celestial e justa!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
04.11.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui

04 novembro 2022, 20:26