Busca

Schevchuk: não há liberdade sem verdade

"Que um homem e uma mulher se sintam felizes na Ucrânia, em uma família ucraniana. Que esta união de amor possa cumprir a sua vocação divina, cumprir este projeto divino para ela e revelar a beleza do Evangelho de Cristo, que chama a pessoa a ser um ícone de Deus e a família a ser um ícone da unidade entre Cristo e os seus. Igreja."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é quinta-feira, 27 de outubro de 2022. Na Ucrânia já é o 246º dia da guerra sangrenta em grande escala.

Durante todo o último dia, a terra ucraniana estremeu sob bombas e mísseis russos. A Ucrânia volta a lamentar nossos irmãos e irmãs mortos e feridos. Segundo o quanto informado nesta manhã, lutas pesadas e sangrentas estão em andamento na linha de frente. Mas a população civil longe da linha de frente também sofre.

Nas últimas 24 horas, o inimigo lançou pelo menos 4 ataques de mísseis, 18 ataques aéreos e 56 ataques com lançadores múltiplos de foguetes de vários tipos na Ucrânia. Cerca de 40 centros habitados foram atingidos em diferentes partes de nossa pátria. As batalhas mais ativas ocorrem no nordeste e leste do país. Na região de Kharkiv, que está prestes a ser completamente libertada, as batalhas estão em andamento com os ocupantes na fronteira com a região de Luhansk.

Mais uma vez, as batalhas mais intensas e difíceis estão ocorrendo na região de Donetsk, perto das cidades que lembramos todos os dias, as de Bakhmut e Avdiivka. Rezemos por nossos irmãos e irmãs na região de Kherson, onde estão acontecendo batalhas muito difíceis e pesadas. Ontem à noite o inimigo atacou novamente nossa valente Zaporizhzhia, e também Kramatorsk. Também à noite, o glorioso Nikopol, um grande centro industrial, foi ainda mais bombardeado.

Mas a Ucrânia resiste! Ucrânia luta! A Ucrânia reza!

Podemos dizer que a luta ucraniana, aquela que estamos vivendo hoje a nível humano e comunitário, está realmente iluminando muitos povos do mundo, pois confirma que há verdade e justiça pelas quais vale a pena dar a vida. Essa liberdade é uma espécie de presente do Senhor Deus que vale a pena proteger. Mas não há liberdade sem verdade. Não há liberdade sem valores verdadeiros, caso contrário a liberdade se torna um conceito vazio e sem sentido. É por isso que Cristo diz: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".

Hoje quero continuar refletindo com vocês sobre a Ucrânia como queremos ver depois que a guerra acabar. Porque o futuro da nossa pátria está sendo forjado hoje e não temos o direito de perder esta oportunidade. Sabemos que aquela Ucrânia que existia antes de 24 de fevereiro deste ano, não existe mais. E nossa pátria, nosso povo, nosso Estado pode e deve se tornar melhor, sair renovado dessa luta, desse cadinho da guerra. Hoje quero continuar a refletir convosco sobre os valores da família, sobre as bases de uma família sã e forte, em particular daquela cristã.

Hoje quero chamar a vossa atenção para outro desafio que a instituição da família vive em vários países do mundo, independentemente da cultura, religião ou nível de desenvolvimento da sociedade. A história da humanidade nas últimas duas décadas nos ensina que depois de mais uma revolução científica e tecnológica, a percepção que uma pessoa tem de si mesma muda. O desenvolvimento da ciência, da tecnologia, das diversas oportunidades, da sociedade de uma forma ou de outra prejudica a percepção que a pessoa tinha de si mesma. Assim como a vida humana, esta crise antropológica toca inevitavelmente os valores da família, a própria família.

Vimos como as revoluções científicas e tecnológicas do final do século XIX e início do século XX mudaram drasticamente as ideias sobre o que é uma família. Certa vez, os comunistas declararam a família uma relíquia do capitalismo. E hoje também ouvimos com frequência que os valores tradicionais são algo que não é mais atraente. Algo que atrapalha o desenvolvimento, o progresso humano. E hoje, infelizmente, também a família é elencada entre esses valores tradicionais.

O desenvolvimento moderno das tecnologias, da comunicação, as mudanças na estrutura das relações entre as pessoas nos levaram à enésima crise antropológica. Outra mudança das idéias de uma pessoa sobre si mesma. Podemos ver algumas dessas mudanças, eu diria, importantes, que podemos chamar de fraturas projetadas pelo ser humano sobre si mesmo. Por exemplo, o desenvolvimento de novas tecnologias reprodutivas levou à separação do nascimento dos filhos da convivência sexual e familiar.

Às vezes vemos outra ruptura muito dolorosa: o dom de Deus da sexualidade hoje está separado do papel social do homem e da mulher. Dessa forma, a sexualidade que define todo o ser humano - o corpo, a psique e até a vida espiritual - começa a se separar do que vem a ser chamado gênero, ou seja, da função, de uma determinada tarefa social, da vocação do homem e uma mulher. Dessa forma, a nova teoria de gênero se transforma em uma ideologia que começa a mudar profundamente a ideia de uma pessoa sobre o que é uma família próxima e extensa.

Vemos que hoje o significado da família como união de um homem e uma mulher é muitas vezes negado. E vários outros tipos de coabitações são proclamados entre pessoas que já perderam a percepção de si mesmas. Há tantos papeis sociais diferentes, tantos gêneros diferentes, separados do sexo biológico hoje, que o homem moderno está muito confuso. E é óbvio que a instituição da família sofre com essas ideias modernas, muito mutáveis, instáveis ​​e sempre restritivas.

É por isso que hoje devemos ajudar as pessoas modernas a descobrir a verdade sobre a sexualidade à luz da Palavra de Deus, do Evangelho de Cristo. A sexualidade é um dom de Deus, o Senhor Deus criou o ser humano macho e fêmea. Existem apenas dois gêneros que denotam um ser humano e se destinam a se complementar. Eles percebem seu significado quando encontram o outro. O conteúdo da sexualidade humana se revela plenamente no chamado ao amor. Ser um homem, ser uma mulher. Descubramos juntos a profundidade do conteúdo desta vocação! Ser um homem de verdade, ser uma mulher de verdade é uma tarefa difícil para uma pessoa moderna realizar hoje.

Que o Senhor misericordioso possa preservar nossa família ucraniana, como uma unidade de um homem e de uma mulher, das várias distorções ideológicas modernas. Que o Senhor Deus proteja nossa escola, nossos processos educativos da crise das ideias modernas sobre o ser humano. Que um homem e uma mulher se sintam felizes na Ucrânia, em uma família ucraniana. Que esta união de amor possa cumprir a sua vocação divina, cumprir este projeto divino para ela e revelar a beleza do Evangelho de Cristo, que chama a pessoa a ser um ícone de Deus e a família a ser um ícone da unidade entre Cristo e os seus. Igreja.

Deus, abençoe a Ucrânia! Deus, abençoe os filhos de nossa terra martirizada! Deus, abençoe nossos soldados, as e os jovens que defendem nossa pátria. Deus, salve-nos de equívocos sobre nós mesmos. Faz-nos conhecer a verdade sobre o homem e a mulher à luz da Tua verdade. Deus, abençoe nossa Pátria com sua paz celestial e justa!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
27.10.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

27 outubro 2022, 23:07