Busca

Schevchuk: Deus, dá-nos a força de perseverar nesta luta contra o mal

"Deus, Tu vês quantas feridas a guerra inflige à família ucraniana. Vês como hoje a família ucraniana é quase o último refúgio, a última fortaleza onde encontrar conforto, apoio, harmonia, para recuperar forças durante a guerra. Deus, abençoe nosso povo através da família ucraniana!"

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é quarta-feira, 26 de outubro de 2022. Na Ucrânia é o nono mês desde o início desta pesada guerra. Há 245 dias, o povo ucraniano defende sua pátria do ocupante russo.

Mais uma vez, ontem para a Ucrânia, para o nosso povo, foi bastante tenso e difícil. Só ontem, os russos atingiram a Ucrânia com 5 mísseis diversos, 30 ataques aéreos e uma centena de ataques de vários lançadores de foguetes. Cerca de 40 vilas, cidades e vilarejos na Ucrânia foram atingidos pelos ataques.

Ontem rezamos, em particular, pela cidade de Dnipro, onde os nossos defensores derrubaram bravamente mísseis russos, sem contudo terem podido evitar o ataque a um posto de gasolina desta cidade. Algumas pessoas morreram, há muitos feridos. Entre os mortos está uma mulher grávida que foi queimada em seu carro. Quando se vê essas imagens, se ouve essa notícia, o coração aperta, as lágrimas vêm aos olhos e a consciência cristã nos chama à oração e à ação. Também ontem à noite, o inimigo lançou um ataque maciço à cidade de Nikopol, na região de Dnipropetrovsk. A cidade é um grande centro industrial e é um vivo exemplo de como o inimigo não só afeta toda a linha de frente, mas tenta atacar e bombardear as cidades próximas à linha de frente com o objetivo de destruir a infraestrutura de nossas cidades e aldeias, intimidar nossa população e expulsar os ucranianos de suas terras. Esta é uma "guerra de despejo" travada para fazer com que o maior número possível de ucranianos deixe sua terra natal.

 

Mas a Ucrânia resiste! A Ucrânia luta! A Ucrânia reza!

Agradecemos ao Senhor Deus e às corajosas Forças Armadas da Ucrânia por nos dar mais uma manhã, e mesmo que agora estejamos novamente ouvindo o som da sirene, apoiaremos nosso exército em oração e vigilância, apoiando aqueles que defendem nossa liberdade e o direito de vida.

Hoje gostaria de continuar nossas reflexões sobre como nós - a sociedade, a Igreja, o Estado - podemos cumprir nossas obrigações para com a família ucraniana. Nestes dias dissemos que a família goza de direitos especiais e a sociedade, a Igreja e o Estado têm deveres especiais em relação à família. A família como união fecunda, inseparável e fiel entre um homem e uma mulher, selada pelo santo Sacramento do Matrimônio, precisa de apoio e atenção constante.

De fato, acontece que cada um de nós experimenta nossas próprias crises pessoais ao longo da vida. Da mesma forma, os cônjuges vivenciam crises devido a vários processos dinâmicos internos, à medida que cada pessoa amadurece, cresce, muda, também devido a circunstâncias externas que influenciam a vida conjugal. Acontece que os sentimentos se extinguem, a rotina, os afazeres diários aparecem. As crises muitas vezes surgem também por um certo mal-entendido ou falta de consciência da própria tarefa e da própria vocação. Portanto, devemos fazer de tudo para sustentar a família, principalmente em períodos críticos de sua história. Neste caso, o apoio paterno de um padre, de um pároco e o apoio materno da comunidade cristã é extremamente importante. É muito importante que os cônjuges maduros recebam o patrocínio das jovens famílias que estão sendo criadas em nossas paróquias, em nossas comunidades.

Hoje gostaria de expressar minha gratidão, o apoio, o grande reconhecimento aos nossos movimentos leigos pela família que, graças a Deus, existem muitos na Ucrânia. Nossas famílias se unem a esses movimentos para apoiar a família cristã. Nossos leigos se organizaram para caminhar juntos em seu matrimônio rumo à santidade e também para testemunhar aos outros a grandeza e a beleza do matrimônio cristão.

Para pregar, como o chama Papa Francisco, o "Evangelho da família" ao homem moderno que sofre de solidão. Vemos paróquias com este tipo de movimentos familiares leigos, o sacerdote fica feliz porque vê uma comunidade que não só apoia as famílias recém-formadas, mas também vê estas se tornarem um poderoso promotor da evangelização, testemunha com a vida do amor de Deus ... E todos olham para eles e dizem: "Como eles se amam!"

Envolvamos as famílias em crise com nosso apoio e nosso amor. Que o amor de Deus cure essas feridas e que o poder da graça do Espírito Santo, que atua no Sacramento do Matrimônio, acompanhe nossas famílias por toda a vida.

Deus, abençoe a Ucrânia! Deus, abençoe nossas famílias ucranianas! Deus, Tu vês quantas feridas a guerra inflige à família ucraniana. Vês como hoje a família ucraniana é quase o último refúgio, a última fortaleza onde encontrar conforto, apoio, harmonia, para recuperar forças durante a guerra. Deus, abençoe nosso povo através da família ucraniana! Dá-nos a força de perseverar nesta luta contra o mal. Possa Deus dar a vitória ao exército ucraniano e abençoar a nossa Pátria con a Tua justa paz celeste"

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
26.10.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui

26 outubro 2022, 21:53