Busca

Schevchuk: peçamos a força para resistir a todas as formas de destruição

"O Senhor Deus edifica. O mal e os servos do diabo destroem. Deus dá vida. O pecado e seus servos trazem a morte. O Senhor Deus é o Deus da beleza e da harmonia. A palavra "cosmos" significa um ser belo, ordenado e harmonioso. E a palavra "caos" sempre significa a consequência do pecado de uma pessoa em sua própria vida pessoal e, como tal, influencia pecaminosamente o ambiente."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo!

Hoje é 27 de setembro de 2022, e já é o 216º dia da grande guerra na Ucrânia. O 8º mês dessa terrível realidade que a Rússia trouxe para a pacífica terra da Ucrânia. Mais uma vez, durante o dia de ontem, nossa terra chorou, sofreu, clamou a Deus e ao mundo sobre a injustiça, os sacrifícios, os horrores e a destruição que o agressor traz à terra ucraniana.

Resumindo este dia, podemos dizer que foi realmente infernal para a Ucrânia. Segundo relatos desta manhã, em um único dia, a Rússia atingiu a Ucrânia com 9 mísseis de cruzeiro, realizou 22 ataques aéreos e 90 ataques com foguetes. Mais de 50 centros habitados, cidades e vilarejos na Ucrânia foram atingidos por bombardeios russos. O bombardeio mais intenso foi no sul de nossa pátria. Na região de Dnipropetrovsk, ontem foi um verdadeiro inferno na terra para a cidade de Nikopol, para Marganets e para os outros centros, para onde mais de 90 projéteis russos foram disparados.

Especialmente ontem nós olhamos dolorosamente para a cidade de Pervomaisk na região de Kharkiv. A cidade, que está localizada em uma área pacífica e onde muitos mísseis de cruzeiro caíram - pelo menos sete mortos foram registrados, incluindo uma menina de quinze anos. Nossa gloriosa região de Zaporizhia, em particular a sua capital, foi atacada por duas vezes com grande intensidade. Odessa e Mykolaiv também estremeceram ontem sob os golpes do exército russo.

As operações de combate mais intensas na linha de frente ocorrem na região de Donetsk. O epicentro desses confrontos é a cidade de Bakhmut. Parece que esta linha de defesa hoje se assemelha à costa de um grande oceano, cujas ondas rolam sem parar até a praia de pedra, mas quebram contra ela. É assim que a terra sofredora de Donetsk se parece hoje. Onde novas ondas de ocupantes russos continuam a chegar, mas quebram como uma onda contra uma defesa forte e indomável mantida pelo exército ucraniano.

Apesar da grande dor, das grandes tensões, das feridas profundas que a Ucrânia experimentou e continua a sentir, sobretudo nos últimos dias, ainda hoje podemos dizer:

A Ucrânia está de pé! A Ucrânia está lutando! Ucrânia está rezando!

 

E hoje, neste dia, a Ucrânia celebra a festa da Exaltação da Santa e vivificante Cruz do Senhor. É um feriado onde, no meio do inferno, do meio do mar da morte, o Senhor Deus faz nascer sobre a terra ucraniana a árvore da vida. Hoje, o próprio Salvador é crucificado na cruz no corpo do povo ucraniano, e do Seu lado traspassado Ele nos abre a fonte da vida. A fonte dos sacramentos da Igreja de Cristo, a fonte da vida eterna.

Hoje a Ucrânia homenageia um sinal, um símbolo de vitória. Vitória sobre o mal, o diabo e seus servos, vitória sobre todos os que trazem a morte hoje. Hoje, a Ucrânia, honrando a Cruz santa e vivificante, avança com seu poder. Nesta festa da destruição do mal, festa da vitória sobre o pecado e a morte, quero concluir hoje convosco as nossas reflexões sobre como nós, cristãos do 3º milênio, devemos beber da fonte de vida que o nosso Criador e Salvador Deus nos abre.

E hoje quero refletir com vocês sobre como podemos superar o que chamamos de “pecado ecológico”. É um pecado, um crime do homem contra a criação de Deus. O que Deus percebe como um desrespeito pessoal por parte da pessoa que foi incumbida de acalentar, nutrir esse dom da criação, que Ele lhe deu ao longo dos anos.

Por isso hoje quero oferecer-lhes a seguinte regra para seu exame de consciência pessoal, bem como para sua atividade, seu trabalho como discípulos de Cristo nas circunstâncias da vida moderna: procurem evitar e superar os pecados ambientais com os quais vocês desonram o próprio Criador e Salvador. Com os quais destroem a harmonia do mundo criado, levam a natureza à exaustão. Com os quais ameaçam a saúde e a vida do próximo e destroem o comum patrimônio natural de toda a humanidade.

Vemos que uma pessoa que comete qualquer forma de mal, primeiro destroi a si mesma. O pecado é a destruição do homem, do seu coração, o momento em que a pessoa cai nas mãos da loucura da autodestruição, característica do poder do diabo sobre ela.

E hoje, ao celebrarmos a festa da libertação, libertação deste ciclo vicioso de morte e autodestruição pelo poder do Salvador crucificado na Cruz. Devemos ser firmes e resolutos em buscar fazer o possível para que esta destruição não afete a nós pessoalmente ou o mundo ao nosso redor. Peçamos a nós mesmos a força para resistir a todas as formas de destruição.

Pois o Senhor Deus edifica. O mal e os servos do diabo destroem. Deus dá vida. O pecado e seus servos trazem a morte. O Senhor Deus é o Deus da beleza e da harmonia. A palavra "cosmos" significa um ser belo, ordenado e harmonioso. E a palavra "caos" sempre significa a consequência do pecado de uma pessoa em sua própria vida pessoal e, como tal, influencia pecaminosamente o ambiente. 

Ó Deus, ajuda-nos a superar nossa fraqueza. Ó Deus, ajuda-nos a perceber nossa responsabilidade para com a Tua criação e para com o mundo belo e harmonioso que Tu criaste. Ó Deus, livra-nos das garras do pecado, do pecado, que traz destruição e morte. Ó Deus, ajuda-nos a perceber nossa responsabilidade pessoal pelo mundo criado, que Tu entregaste em nossas mãos hoje. Ó Deus, cure os pecados ecológicos do povo ucraniano. Que nosso povo construa verdadeiramente a paz, a verdade e a justiça em sua terra, valorizando o dom da vida que você nos dá hoje. Ó Deus, abençoe a Ucrânia, o exército ucraniano! Senhor, que foi crucificado por nós na Cruz, abençoe a Ucrânia com sua paz justa e verdadeira!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
27.09.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

27 setembro 2022, 21:29