Busca

Cruz no alto de torre de igreja surge por detrás de prédio destruído por ataques russos no centro do Izytm. (EPA/Sergey Kozlov) Cruz no alto de torre de igreja surge por detrás de prédio destruído por ataques russos no centro do Izytm. (EPA/Sergey Kozlov)

Schevchuk: nossa força vital vem da adoração ao nosso Deus Criador e Deus Salvador

"Tudo o que uma pessoa carrega em seu coração afeta não só as pessoas que estão próximas, mas afeta todo o ambiente, todo o universo. Os Santos Padres e Doutores da Igreja disseram que o homem é um microcosmo. Por um lado, é à imagem de Deus, na qual se reflete o ser divino e incriado, e por outro lado, parece resumir nele todos os seres visíveis e invisíveis criados por Deus. E o que acontece com uma pessoa em seu coração afeta imediatamente o macrocosmo do mundo circundante."

Louvado sejam Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo!

Hoje é segunda-feira, 26 de setembro de 2022. E na Ucrânia, já faz 8 meses, 215 dias que a Rússia está travando essa guerra em grande escala contra o povo ucraniano.

O inimigo está atacando implacavelmente a Ucrânia ao longo de toda a linha de frente, começando do norte, do leste da região de Kharkiv, a região de Donetsk, ao sul, nossa região de Zaporizhia, a região de Kherson. A luta pesada e sangrenta continua. O inimigo ataca com todos os tipos de armas à sua disposição. De acordo com o relatório desta manhã, durante o dia passado o inimigo lançou 5 ataques de mísseis contra cidades e povoados ucranianos, realizou 12 ataques aéreos, disparou 83 vezes contra nossos assentamentos de vários tipos de lançadores de foguetes. O inimigo está atacando nossas cidades com as últimas armas, especialmente drones, que atacaram a região de Odessa ontem.

Mais de 40 cidades e vilarejos em nossa pátria sofreram em um único dia. O inimigo está constantemente atacando civis, destruindo sistematicamente a infraestrutura de nossas cidades e povoados. O inimigo tenta se apropriar de terras ucranianas, territórios ucranianos organizando esses chamados referendos, e até comete vários atos de injustiça sem precedentes contra seu próprio povo.

Mas a Ucrânia se mantém firme! A Ucrânia está lutando! A Ucrânia está rezando!

 

E hoje queremos agradecer a Deus e às forças armadas ucranianas pelo fato de estarmos vivos esta manhã, pelo fato de termos a possibilidade de amar e viver. E assim temos a oportunidade de ouvir a palavra de Deus e concretizá-la em nossas vidas pessoais.

Quero continuar com vocês hoje nossas reflexões sobre como podemos extrair nossa força vital apesar dessas condições de guerra. Nós extraímos nossa força vital, como pessoas de fé, honrando e adorando nosso Deus Criador e Deus Salvador.

E hoje quero refletir com vocês sobre outra verdade fundamental da vida espiritual, que também é um elemento importante da honra devida ao Deus Criador. E esta regra espiritual diz o seguinte: cuide da pureza do seu coração. Examine regularmente sua consciência. Reflita diariamente sobre o impacto de sua vida e atividades no ambiente natural e no mundo inteiro criado por Deus, esta casa comum da natureza.

Este princípio é naturalmente conhecido por muitos de nós. Porque entendemos que tudo o que uma pessoa carrega em seu coração afeta não só as pessoas que estão próximas, mas afeta todo o ambiente, todo o universo. Os Santos Padres e Doutores da Igreja disseram que o homem é um microcosmo. Por um lado, é à imagem de Deus, na qual se reflete o ser divino e incriado, e por outro lado, parece resumir nele todos os seres visíveis e invisíveis criados por Deus. E o que acontece com uma pessoa em seu coração afeta imediatamente o macrocosmo do mundo circundante.

Portanto, todos os desastres ecológicos, todas as calamidades, antes nascem como desastres morais e espirituais que se verificam no coração humano. Um coração impuro polui nosso meio ambiente. Pelo contrário, um coração puro se preocupa com a pureza, a harmonia, com o respeito por todas as coisas criadas que o Senhor Deus colocou em nossas mãos.

Como cristãos, precisamos examinar nossa consciência todos os dias. É um dos elementos mais importantes na vida pessoal espiritual e ascética de cada crente. Normalmente, à noite, refletimos em como vivemos o dia; agradecemos ao Senhor Deus por todo o bem que pudemos fazer neste dia e pedimos desculpas ao Senhor Deus por todos os pecados que cometemos durante este dia. Para o homem, este exame de consciência é um elemento necessário para o autoconhecimento, a condição necessária para compreender suas próprias forças e fraquezas. É uma parte necessária da luta contra o próprio pecado, porque o exame de consciência é também um momento em que se coloca a verdade diante da face de Deus.

Mas é tão importante, durante este exame de consciência, não analisar apenas os três relacionamentos que geralmente temos em mente: o relacionamento com o Senhor Deus, conosco e com nossos entes queridos. É muito importante analisar o quarto tipo de relacionamento - este é o nosso relacionamento com o mundo ao nosso redor. E é essa relação, a análise de nossas ações em relação ao meio ambiente, que torna nosso exame de consciência também 'ecológico', pois temos que pensar sobre como nossa vida e nossas atividades afetam o meio ambiente natural. Porque o homem, enquanto destroi o mundo ao seu redor, comete o chamado pecado ecológico, do qual devemos tomar consciência, devemos nos arrepender, devemos nos corrigir.

Hoje agradecemos o Senhor Deus por todos os dons que dele recebemos. Peçamos a Ele perdão por todos os nossos pecados. Peçamos perdão por qualquer coisa em que tenhamos ofendido nosso Criador. Peçamos a pureza de coração em nosso relacionamento conosco, nossa alma e nosso corpo, em nosso relacionamento com o próximo, bem como em nosso relacionamento com o meio ambiente.

Digamos juntos: Deus abençoe a Ucrânia! Deus abençoe o exército ucraniano! Ó Deus, ensina-nos a amar verdadeiramente a Ti e ao nosso próximo! Concede-nos o poder do Teu amor para vencer o mal que o ocupante traz à terra ucraniana. Ó Deus, abençoe a Ucrânia com Sua justa paz!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
26.09.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

26 setembro 2022, 22:08