Busca

Schevchuk: construir nossa pátria e nossa casa comum como espaço vital para as gerações presentes e futuras

"Devemos entender que o universo que o Senhor Deus criou e deu ao homem para que ele pudesse usar e viver, não é apenas um conjunto caótico de recursos que o homem pode usar à vontade, algo semelhante quando vemos produtos nas prateleiras do nosso lojas ou supermercados. Este mundo em que vivemos é um organismo complexo. Um organismo em que tudo está equilibrado e interligado. A violação do equilíbrio em uma parte afeta todo o corpo, alterando seus processos."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é domingo, 25 de setembro de 2022. A Ucrânia está vivenciando o 214º dia desta terrível e sangrenta guerra em grande escala, agora reconhecida como o maior conflito militar na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Como nos foi dito, batalhas pesadas e sangrentas estão em andamento ao longo de toda a linha de frente, que se estende por mais de 2.000 quilômetros. As hostilidades de alta intensidade, mais uma vez, são verificadas na região de Donetsk. O inimigo ataca implacavelmente os arredores da cidade de Bakhmut, mas também há combates em outras partes da frente, especialmente no sul. Numerosos são os feridos no último dia. O inimigo lançou pelo menos 7 mísseis de cruzeiro em território ucraniano, realizou 22 ataques aéreos. 67 vezes cidades e vilarejos ucranianos foram atingidos por múltiplos sistemas de lançamento russos. Mais de 35 centros populacionais, cidades e vilarejos na Ucrânia foram afetados. No entanto, o maior ataque de mísseis foi infligido a Zapirozhia. Muitas pessoas ficaram feridas. Instituições de saúde e educação foram destruídas. Além disso, esta manhã, o inimigo atingiu o centro de Odesa, onde um incêndio começou. Nosso glorioso Mykolaiv também foi bombardeado.

A Ucrânia está sangrando ... Ainda muitas vítimas entre a população civil. Mas a Ucrânia resiste! A Ucrânia luta! A Ucrânia reza!

 

Hoje temos o domingo, este dia especial e, como sempre, sagrado para os cristãos quando corremos para nossas igrejas para ficar diante da face de Deus, mais uma vez considerando a missão, tarefa e papel que o Senhor Deus atribui à humanidade e aos povo ucraniano no atual momento histórico. De alguma forma nós na Ucrânia sentimos uma especial tarefa para nós.

Na sua época, o profeta Elias falou de si mesmo, de sua missão, como alguém que estava na presença de Deus. E aqui, nós como povo, no meio desta guerra louca, neste momento, neste domingo, queremos cumprir as profecias do povo de Deus. Queremos estar diante da face de Deus para ouvir Sua palavra. E para incorporar Sua palavra em nossa vida, em nossa luta e em nosso sofrimento. Porque desta palavra de Deus, do Seu poder vem a nossa esperança, o nosso futuro.

Este domingo é chamado de domingo antes da Exaltação da Santa Cruz. É o domingo que nos prepara para a verdadeira e vivificante festa da Exaltação da Santa Cruz. E o centro das atenções será a cruz do Senhor, aquela árvore da vida da qual extraímos a força para viver uma vida cristã nas circunstâncias de hoje.

Hoje, como antes, quero continuar com vocês esta jornada de reflexão sobre como devemos honrar a Deus Criador e então sermos preenchidos com Seu poder para co-criar o bem neste mundo com Ele.

O princípio de hoje, sobre o qual quero refletir com vocês, é muito importante para entendermos o que é o dom da criação de Deus. Este princípio diz o seguinte: Cuidar do desenvolvimento social equitativo, equilibrado e integral que envolve cuidar do meio ambiente como um espaço de vida para as gerações presentes e futuras. Devemos entender que o universo que o Senhor Deus criou e deu ao homem para que ele pudesse usar e viver, não é apenas um conjunto caótico de recursos que o homem pode usar à vontade, algo semelhante quando vemos produtos nas prateleiras do nosso lojas ou supermercados. Este mundo em que vivemos é um organismo complexo. Um organismo em que tudo está equilibrado e interligado. A violação do equilíbrio em uma parte afeta todo o corpo, alterando seus processos. Portanto, uma pessoa que opera nesse universo, que usa seus recursos, deve entender que quando uma parte do nosso ambiente sofre, todo o universo circundante sofrerá, incluindo a própria pessoa. Portanto, quando queremos falar em desenvolvimento social verdadeiro, equilibrado e equitativo, o desenvolvimento de nossa sociedade, ou seja, o crescimento de nossa vida, devemos entender que é necessário entrar - neste organismo do mundo criado - corretamente. E só assim esse universo continuará sendo um espaço vivo para nós, para as gerações presentes e futuras.

Deus, dá-nos a sabedoria de Seus bons administradores do universo que nos foi dado! Deus, faz que nós cristãos do terceiro milênio cumpramos nossa missão no mundo! Deus, abençoe a Ucrânia, esta terra, este paraíso que deste ao nosso povo. Faça que seja o espaço da nossa vida. Torna-o um espaço vital para nós hoje e para as gerações futuras. Deus, ajuda-nos a libertar este espaço de vida de todos e de tudo que traz a morte! Portanto, pedimos a Ti, Deus, que conceda a vitória à Ucrânia sobre os ocupantes russos que vieram de fora para roubar este espaço de vida de nós. Para destruir Teu povo de Deus, e também o mundo que Tu, Deus, criaste. Deus, nosso Criador e Salvador, neste Domingo Santo te pedimos: dê paz à Ucrânia! Dê apenas paz. Permita-nos construir nossa pátria e nossa casa comum como espaço vital para as gerações presentes e futuras. Deus, abençoe a Ucrânia!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+

Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
25.09.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

25 setembro 2022, 19:57