Busca

Shevchuk: nos territórios libertados, cenas terríveis de tortura e abusos contra a população civil

"Ontem ficamos todos chocados com as imagens gravadas em Balaklia, onde na câmara de torturas, foi encontrada em uma parede verde escura - escrita por um prisioneiro - a oração "Pai Nosso". Pode-se imaginar como era a oração dos prisioneiros nos centros de tortura russos de Kharkiv Oblast, na Ucrânia."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo!

Hoje é sábado, 17 de setembro de 2022. E na Ucrânia já é o 206º dia da terrível e sacrílega guerra, a invasão em larga escala da Rússia no território de nossa pátria.

Nas últimas vinte e quatro horas, combates intensos e sangrentos ocorreram ao longo de toda a linha de frente. Eles estão mais ativos hoje na região de Luhansk, que nosso exército está reconsquistando, e na região de Donetsk. Mais uma vez, os russos bombardearam massivamente as cidades e aldeias pacíficas de nossa pátria. Ontem, 4 ataques com mísseis, 24 ataques aéreos e 72 ataques de artilharia contra cidadãos pacíficos, cidades e aldeias pacíficas da Ucrânia foram registrados. O inimigo foi mais implacável em nossa região de Dnipropetrovsk.

É interessante observar, que por algum motivo são os silos de grãos a serem bombardeados, danificados, destruídos, ou seja, aqueles locais onde os ucranianos armazenam os grãos para depois, pelo porto de Odessa, enviá-los para onde as pessoas mais precisam de pão no mundo. A cidade de Kryvyi Rih foi novamente o epicentro de poderosos ataques de foguetes. A cidade de Zaporizhia foi atingida. Muitas pessoas morreram em Mykolaiv Oblast como resultado de ataques russos.

Mas a Ucrânia se mantém firme! A Ucrânia está lutando! A Ucrânia está rezando!

Infelizmente, nos nossos territórios recentemente libertados do ocupante, em particular na região de Kharkiv, há cenas terríveis de tortura e abusos contra a população civil. Todos conhecemos as cidades de Bucha, Borodyanka, Irpin, Hostomel, perto de Kyiv. Mas o que aparece diante dos olhos em Izyum e outras cidades da região de Kharkiv é talvez dez vezes pior. Perto da cidade de Izyum, foi encontrado um enorme cemitério, sepultamentos em massa, nos quais já foram identificados mais de 400 pessoas  torturadas e mortas.

 

Mas ontem ficamos todos chocados com as imagens gravadas em Balaklia, onde na câmara de torturas, foi encontrada em uma parede verde escura - escrita por um prisioneiro -  a oração "Pai Nosso". Pode-se imaginar como era a oração dos prisioneiros nos centros de tortura russos de Kharkiv Oblast, na Ucrânia.

Hoje eu convido vocês a refletir mais uma vez sobre como nós, como cristãos hoje, devemos honrar nosso Deus Criador. Sempre enfatizamos que nosso Deus Criador é a fonte da vida. Como cristãos, acreditamos em Deus que, em seu amor, dá vida a toda a criação. Além disso, ele não apenas uma vez deu vida ao início do mundo criado; ele constantemente dá vida ao mundo que ele chamou do nada ao ser. Deus respira através de nós constantemente, é por isso que vivemos. Temos o sopro da vida que ele soprou no homem recém-criado Adão no momento celestial da criação do mundo.

O mandamento de hoje é um mandamento de respeito a Deus Criador e à Sua Criação, diz-nos isto: “Não matarás”. Lembre-se de que a terra e toda a criação são um espaço vivo. Respeitar e cuidar da vida em suas diversas formas. Proteger a diversidade biológica como herança comum recebida do Criador.

Vemos como o mandamento “Não matarás” se aplica não apenas aos humanos, mas a todos os seres vivos que Deus nos deixou. Assim, o respeito pelo meio ambiente, como o nosso espaço de vida, é o respeito pelo próprio Deus, que nos dá esta vida. Vemos como as ações militares têm um efeito muito prejudicial sobre o meio ambiente. Sabemos como as florestas antigas foram completamente destruídas no sul da nossa terra natal, na costa do Mar Negro, como animais raros foram destruídos de forma bárbara em reservas naturais, como Askania-Nova e muitas outras. Bárbaros, criminosos de guerra - eles estão transformando a terra ucraniana em um espaço de morte em vez de construir e honrar a vida que existe lá. Mas nós cristãos devemos respeitar a vida, preservá-la, lutar por ela. E agradecemos ao Senhor Deus e às nossas forças armadas que você e eu estamos vivos esta manhã. E podemos orar juntos uns pelos outros, ajudar uns aos outros, salvar uns aos outros, como os cristãos servem à vida. A primeira coisa é respeitar e preservar a vida humana desde a concepção até a morte natural, bem como respeitar o meio ambiente como espaço desta vida.

Ó Deus, abençoe a Ucrânia! Ó Deus, abençoe nossos filhos e nossas filhas - as meninas, os meninos, que hoje estão lutando, de braços dados, e reconquistando o espaço de vida de nosso povo! Ó Deus, permite-nos, Teu povo, estabelecer nossa Pátria como um ambiente que nutre e honra a vida em todas as suas formas, em toda a sua diversidade! Ó Deus, abençoe a Ucrânia com Sua justa paz!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
17.09.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

17 setembro 2022, 22:36