Busca

Schevchuk: lutar contra a população civil é crime de guerra

O homem, que o Senhor Deus criou como a coroa de sua criação, não pode evitar completamente a interferência no meio ambiente. Mas sua adminstração, o cuidado deste mundo criado por Deus deve ser algo que apenas multiplique e sustente a harmonia, a integridade deste universo, e de forma alguma o viole ou prejudique. Porque a Criação de Deus é um ícone da Sabedoria de Deus. A integridade que existe nessa sabedoria, é chamada pela ciência de ecologia integral. Tudo está interligado.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos em Cristo!

Hoje é sexta-feira, 16 de setembro de 2022. E a Ucrânia, o povo ucraniano, já vive o 205º dia desta guerra injusta, a grande invasão que a Rússia travou contra o povo ucraniano e nosso Estado.

Já há 205 dias, a terra ucraniana está estremecendo sob bombas e mísseis russos, cidades e vilarejos estão ardendo em chamas. Mais uma vez, durante o dia de ontem, intensos combates foram travados ao longo de toda a linha de frente, que hoje se estende por quase 2.000 quilômetros: do Oblast de Kharkiv, o Oblast de Luhansk no norte, passando pelo Oblast de Donetsk até Zaporizhia, o Oblast de Dnipropetrovsk, o Oblast de Kherson. Ao longo de toda esta linha divisória, estão sendo travados intensos e ferozes combates.

Somente ontem, 11 mísseis de cruzeiro russos de vários tipos foram lançados sobre a Ucrânia. 15 ataques aéreos foram realizados por aeronaves russas. De fato, a cidade de Kryvyi Rih, na região de Dnipropetrovsk, foi alvo de disparos de mísseis russos 3 vezes ontem. É uma grande cidade de quase um milhão de habitantes, com grandes infraestruturas industriais. Também ontem houve um ataque com foguete na cidade de Kharkiv. Pessoas morreram e ficaram feridas, até mesmo crianças. A cidade de Zaporizhia e a cidade de Mykolaiv também foram fortemente bombardeadas.

O que é interessante notar é que realmente parece que os russos estão lutando não com as forças armadas ucranianas, mas contra a população civil - o que é um crime de guerra. De fato, em apenas 1 dia, a infraestrutura de aquecimento e água quente sanitária, abastecimento de água, fornecimento de eletricidade, sistemas de cerca de 30 cidades ucranianas foram destruídos. A Rússia está destruindo metodicamente tudo o que pode ajudar os ucranianos a sobreviver ao frio deste ano.

Mas a Ucrânia se mantém firme! A Ucrânia está lutando! Ucrânia está rezando! Além disso, a Ucrânia conserva as suas forças, mantém as suas forças, e restaura-as graças à sua fé em Deus. Ele é a fonte de nosso eterno espírito nacional. Ao honrar a Deus, nos tornamos mais fortes porque recebemos sua força e sua bênção.

Ontem começamos a refletir com vocês sobre como nós cristãos podemos honrar Nosso Deus como Deus Criador. Hoje eu gostaria de refletir com vocês sobre o seguinte princípio, ou melhor, como honrar nosso Deus pela atitude cuidadosa para com a Criação de Deus. E hoje, é importante lembrarmos de uma regra simples: “não faça nenhum mal”. Não faça nenhum mal quando fizeres algo, interferindo no mundo ao seu redor, interferindo na Criação de Deus. Cuide para preservar e restaurar a harmonia da Criação, a harmonia com o Criador, você mesmo, seu próximo e toda a Criação. Não roube, não destrua o bem natural comum, respeite a integridade da Criação de Deus.

Sabemos que o mandamento "Não faça nenhum mal" é o principal mandamento de um médico que quer ajudar seu paciente a se recuperar. Da mesma forma, o homem, que o Senhor Deus criou como a coroa de sua criação, não pode evitar completamente a interferência no meio ambiente. Mas sua administração, o cuidado deste mundo criado por Deus deve ser algo que apenas multiplique e sustente a harmonia, a integridade deste universo, e de forma alguma o viole ou prejudique. Porque a Criação de Deus é um ícone da Sabedoria de Deus. A integridade que existe nessa sabedoria, nessa ideia, de alguma forma refletida profundamente na Criação de Deus, a ciência moderna chama isso de ecologia integral. E tudo está interligado. Todos precisamos uns dos outros. Quando alguém ou algo criado por Deus estiver faltando neste universo, todos sofreremos juntos.

Hoje eu gostaria de agradecer muito a todos aqueles que trabalham e cultivam o que chamamos de ecologia ou proteção do nosso meio ambiente. Aos nossos silvicultores, outros serviços do Estado, que têm a especial responsabilidade de fazer com que a nossa economia hoje respeite este mandamento "não fazer mal". Talvez durante a guerra não prestemos atenção a eles, porque não os vemos nas primeiras páginas de nossos jornais e revistas. Mas assim como nossos soldados estão protegendo nossa Ucrânia de um inimigo predatório na linha de frente, nossos ambientalistas, trabalhadores florestais estão protegendo nossa casa comum - na qual vivemos em cidades pacíficas, nossas aldeias - dos predadores da retaguarda ucraniana.

Que o Senhor Deus te abençoe! Agradecemos hoje pelo seu trabalho. E deixe que todas as pessoas sintam sua responsabilidade e o ajudem. Que todas as riquezas naturais: florestas, água, recursos terrestres, que o Senhor Deus nos deu como grande

Que o Senhor Deus te abençoe! Agradecemos hoje pelo seu trabalho. Que todas as pessoas possam sentir-se responsáveis e ajudá-los. Que todas as riquezas naturais: florestas, água, recursos terrestres, que o Senhor Deus nos deu como um grande tesouro da Ucrânia, sejam preservadas e aumentadas.

Ó Deus, abençoe a Ucrânia! Ó Deus, dá-nos força! A força para sobreviver nesta guerra, para se levantar nesta batalha. Dê-nos a força para vencer! derrotar um inimigo injusto. Em nossa história, que o bem triunfe sobre o mal pelo teu poder, ó Deus!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
16.09.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

16 setembro 2022, 22:21