Busca

"Esta responsabilidade, à qual a Igreja de Cristo nos chama hoje, é algo que nos ajuda a evitar várias calamidades e desastres hoje e amanhã." "Esta responsabilidade, à qual a Igreja de Cristo nos chama hoje, é algo que nos ajuda a evitar várias calamidades e desastres hoje e amanhã."

Schevchuk: mesmo em tempos de guerra, devemos propagar a cultura do respeito a Deus e à criação

"Os Padres da Igreja ensinavam que este ambiente, o universo, é como o corpo externo do homem porque estamos intrinsicamente ligados a esse Universo, no qual Deus nos chamou para viver. Então, sejamos co-criadores com nosso Deus! Sejamos participantes de sua sabedoria criadora. Sejamos criativos junto com nosso Deus! Vamos honrar a vida e a existência de cada ser criado. E assim seremos construtores de um amanhã feliz e tudo isso contribuirá para nossa vitória sobre o mal."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é quinta-feira, 15 de setembro de 2022. E a Ucrânia, nosso povo, já vive 204 dias dessa grande e injusta guerra que o agressor russo trava contra nossa Pátria.

Mais uma vez, no dia de ontem e esta noite foram muito difíceis para o nosso país. Há combates pesados ​​ao longo de todo o front. Todas as áreas residenciais próximas a esta zona de guerra estão sob constante bombardeio. E hoje temos um relatório de que ontem houve 8 ataques com mísseis e 19 ataques aéreos. As cidades que mais sofreram foram, mais uma vez, nossas cidades mártires: nossa Kharkiv, a cidade de Mykolajiv e a província de Mykolajiv. Mas toda a atenção da Ucrânia esta noite foi dirigida a Krivyy Rih. O inimigo dirigiu oito ataques de mísseis contra as barragens do rio Inhul. E de acordo com as notícias de hoje, quase 100 casas particulares estão inundadas. Durante toda a noite, equipes de resgate trabalharam para evitar um grande desastre ambiental e uma grande tragédia humana.

Mas a Ucrânia está de pé! A Ucrânia está lutando! A Ucrânia está rezando!

 

E vendo essa loucura realizada por homens contra outros homens, vemos também o terrível crime do homem contra o meio ambiente. Porque esses eventos em torno de Kryvyy Rih realmente causam grandes danos ao meio ambiente, como tantos outros casos terríveis em que a guerra afeta nossa pátria, nossa terra ucraniana.

Ontem celebramos com vocês o Dia de Deus Criador. Refletimos sobre o fato de que, efetivamente, o mundo não surgiu como resultado de uma cega causalidade. O Senhor Deus, em sua sabedoria, tudo criou e zela por sua criação. E essa proteção, essa tutela de Deus sobre o mundo, chamamos de Divina Providência. E todos nós somos chamados a cooperar com o Deus Criador, que depois de criar o mundo, o deu ao homem para cuidar dele. O Jardim do Éden foi dado a Adão e Eva, para que eles cuidassem daquela Casa de Deus, que Deus dá ao homem.

Hoje gostaria de iniciar com vocês uma série de reflexões sobre a atual responsabilidade do homem para com o meio ambiente. Porque isso é parte integrante da espiritualidade cristã. Não podemos cuidar e respeitar adequadamente o homem se não honrarmos a criação de Deus, a terra na qual o homem vive; esta terra que temos que passar para as gerações futuras.

E aqui está a primeira verdade do ensinamento da Igreja sobre o meio ambiente e a responsabilidade ambiental, que diz o seguinte: "Lembre-se de que, junto com os dons da vida, da razão e da liberdade, você também recebeu um chamado à responsabilidade pelo mundo criado. Agradeça pelo patrimônio natural que recebeu. Respeite o valor de cada ser criado. Administre as dádivas da natureza com sabedoria e cuidado em todas as dimensões de sua vida e atividades.

O Livro da Sabedoria diz que quem despreza o mendigo despreza o seu Criador. Poderíamos também dizer: "Quem despreza a criação de Deus despreza a Deus Criador". Esta responsabilidade, à qual a Igreja de Cristo nos chama hoje, é algo que nos ajuda a evitar várias calamidades e desastres hoje e amanhã. Em tempos de guerra devemos ser especialmente sensíveis à proteção da vida; não só a vida humana, mas tudo o que vive ao nosso redor.

Os Padres da Igreja ensinavam que este ambiente, o universo, é como o corpo externo do homem porque estamos intrinsicamente ligados a esse Universo, no qual Deus nos chamou para viver.

Então, sejamos co-criadores com nosso Deus! Sejamos participantes de sua sabedoria criadora. Sejamos criativos junto com nosso Deus! Vamos honrar a vida e a existência de cada ser criado. E assim seremos construtores de um amanhã feliz e tudo isso contribuirá para nossa vitória sobre o mal.

Hoje quero fazer um apelo especial aos pais, mães, professores e educadores. São vocês e nós que hoje temos a responsabilidade de cultivar o senso de responsabilidade ambiental e responsabilidade pelo universo em nossos filhos. Limpo é onde não se suja, não apenas o que é limpo. É por isso que, mesmo nestes tempos infelizes de guerra, devemos espalhar ao nosso redor uma cultura de respeito a Deus e seu mundo criado.

Oh Deus, abençoe a Ucrânia! Oh Deus, abençoe nossos filhos e filhas que nos defendem deste terrível e cruel inimigo! Ó Deus, concede-nos ser sábios, para que junto a Ti, zelemos pelo bem deste mundo! Ó Deus, abençoe a terra ucraniana com tudo o que é bom, e nosso povo, nosso estado, com sua justa paz.

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
15.09.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

15 setembro 2022, 23:58