Busca

Schevchuk: somos um povo de fé e na fé temos esperança

"Muitas vezes nos é perguntado: "Vocês têm esperança lá, na Ucrânia?" E nós dizemos: "Sim, nós temos!". Temos esperança porque Deus a dá a nós, não o homem. Somos um povo de fé e na fé temos esperança e seguimos em frente. Suportamos nossas dificuldades com coragem e paciência, e essa esperança nos leva à vitória sobre o agressor russo, à vitória não apenas na guerra, mas também sobre a guerra. À vitória, cuja coroação será a paz em nossa pátria."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Hoje é quarta-feira, 14 de setembro de 2022. Na Ucrânia, já são 203 dias da guerra sacrílega e sangrenta que a Rússia está travando contra o povo ucraniano.

Mais uma vez o dia de ontem e a noite passada foram para a Ucrânia e seu povo infernais, inquietos e terríveis. Pesadas batalhas estão em andamento ao longo de toda a linha de frente; o inimigo está constantemente atacando a região de Donetsk, destruindo sistematicamente as infraestruturas críticas de nossas cidades. Está tentando destruir todos os sistemas de fornecimento de calor, eletricidade e outros tipos de suprimentos necessários para a vida na cidade. Isso significa que antes da estação fria o inimigo quer fazer tudo para trazer sofrimento e atormentar os ucranianos tanto quanto possível, em particular, sua população civil.

De acordo com as informações que recebemos esta manhã, ontem o inimigo lançou 3 ataques de mísseis, 58 ataques aéreos e inúmeros ataques de artilharia.

As cidades do sul de nossa pátria, nas regiões de Kherson, Zaporizhia e Dnipropetrovsk, foram particularmente afetadas pelo bombardeio russo de ontem. Mas o maior golpe na noite passada foi infligido pelos russos em Mykolaiv. E, infelizmente, há muitos mortos e feridos.

 

Mas hoje ainda afirmamos que a Ucrânia está resistindo! A Ucrânia luta! A Ucrânia reza!

Hoje, de acordo com o calendário eclesiástico, as Igrejas de tradição bizantina da Ucrânia, os ortodoxos e nós, greco-católicos, iniciamos um novo ano litúrgico. Hoje é um dia chamado "Convocação". Neste dia honramos Nosso Deus como Deus Criador. Neste dia glorificamos Nosso Senhor como Criador e Construtor da raça humana e doador da graça espiritual. Hoje contemplamos e agradecemos especialmente ao Senhor Deus por Sua Sabedoria, Sua Providência para o mundo. Neste dia, especialmente, vemos, ouvimos, experimentamos o fato de que todo o universo não é a causa de algum acidente cego, e a história do mundo não é um acúmulo caótico de eventos, fatos ou momentos históricos. O Senhor Deus cuida do mundo em Sua Providência. Ele é um Deus providente, isto é, Aquele que não apenas criou o mundo em Sua Sabedoria, mas conduz o mundo ao seu desenvolvimento lógico e à coroação. Para uma conclusão lógica. E a plenitude deste movimento para a perfeição e para a sabedoria de todo o universo é nosso Senhor Deus Jesus Cristo em quem se encarna a plenitude da Sabedoria divina. Nela, como na Palavra de Deus, repousa toda a plenitude divina no corpo humano, como nos ensina o apóstolo Paulo.

Neste dia de Deus Criador concluímos nossas reflexões sobre o Guia Social do Crente. É precisamente o 10º mandamento, ou o 10º ponto deste Guia, que nos fala de esperança. “Vivo na esperança que Deus me dá, suporto as provações com coragem e paciência, procuro aproximar o Reino de Deus com minhas boas obras”. Estas palavras ressoam de maneira especial no dia de Deus Criador, o dia em que honramos o plano de Deus para o mundo e para nós. Porque, de fato, a esperança em que vivemos nos é dada pelo próprio Deus!

O salmista diz: "Não confies em príncipes, nem nos filhos dos homens, porque neles não há salvação". É precisamente porque temos esperança que podemos suportar as provações com coragem e paciência. Contemplamos a Providência de Deus mesmo nos momentos terríveis e dolorosos de provação que afetam cada ser humano. Estamos tentando realizar esse plano de Deus em nossa vida aprendendo a nos comportar com sabedoria mesmo em meio à insensatez da guerra e a nos aproximarmos do Reino de Deus com boas ações. E o triunfo da Providência de Deus, de Sua sabedoria, é a paz. A paz como espaço de harmonia. Como o espaço da plenitude da vida. O espaço para a realização da esperança que Deus nos dá.

 

Muitas vezes nos é perguntado: "Vocês têm esperança lá, na Ucrânia?" E nós dizemos: "Sim, nós temos!". Temos esperança porque Deus a dá a nós, não o homem. Somos um povo de fé e na fé temos esperança e seguimos em frente. Suportamos nossas dificuldades com coragem e paciência, e essa esperança nos leva à vitória sobre o agressor russo, à vitória não apenas na guerra, mas também sobre a guerra. À vitória, cuja coroação será a paz em nossa pátria.

Hoje é um dia especial para os cristãos católicos na Europa, o dia em que a Europa crente se ajoelha diante do Santíssimo Corpo e Sangue de nosso Salvador e reza pela Ucrânia. Hoje é dia de vigília e oração diante do Mistério do Corpo e do Sangue pela paz na Ucrânia. Os cristãos que vivem de acordo com o Calendário Gregoriano hoje celebram a festa da Exaltação da Santa e vivificante Cruz. É precisamente no Salvador crucificado que a Europa e o mundo crente vêem a Ucrânia crucificada hoje.

O Santo Padre, Papa Francisco, que acompanhamos em oração no Cazaquistão, hoje convida os cristãos crentes a ver as chagas do Salvador crucificado precisamente nas chagas da Ucrânia.

Hoje peço a todos os filhos e filhas de nossa Igreja na Ucrânia e aqueles que vivem em outros países, especialmente na Europa, que se unam a esta oração ecumênica dos discípulos crentes de nosso Salvador pela paz na Ucrânia.

Quero agradecer aos bispos católicos da Europa que iniciaram esta oração. Nós não apenas acreditamos, mas esperamos, sentimos o poder de sua oração, o poder da oração que interrompe a guerra e é a fonte de nosso otimismo. É uma fonte de esperança podermos derrotar juntos o mal e ver a paz que abençoa a nossa pátria.

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
14.09.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

14 setembro 2022, 22:57