Busca

Schevchuk: a guerra é um crime também contra a criação de Deus

"Não podemos ser pessoas bem-sucedidas, não podemos construir uma cultura de vida e uma civilização desenvolvida sem o respeito pelo meio ambiente. Caso contrário, agimos como invasores, predadores, ladrões, privando as gerações futuras desse grande dom, desse grande tesouro, que é nossa terra ucraniana dada por Deus."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo!

Hoje é terça-feira, 13 de setembro de 2022 e já estamos no 202º dia desta grande guerra, guerra sacrílega, sangrenta e injusta que a Rússia está travando contra o povo ucraniano.

São 202 dias de corajosa resistência, mas 202 dias de grande infortúnio sobre o nosso povo.

Durante o dia e a noite passados, a terra ucraniana foi novamente abalada, combates ferozes e sangrentos estão sendo travados ao longo de toda a linha de frente. Com a ajuda de Deus, o povo ucraniano está reconquistando a terra a ele dada por Deus.

De acordo com as informações que recebemos, todos os dias novas cidades e aldeias são libertadas da mão assassina do ocupante. Mas terríveis e terríveis crimes de guerra contra a humanidade são descobertos.

De acordo com as informações fornecidas até agora, a cada dia são registrados cerca de 200 crimes de guerra. São massacres de civis, torturas, saques – e tudo isso realmente se qualifica como crime de guerra.

 

Ontem a Ucrânia foi atingida por 2 ataques de mísseis e 25 ataques aéreos. Nossa região de Kharkiv novamente sacudiu sob foguetes e bombas.

Ontem, a cidade de Kharkiv tentou restabelecer o fornecimento de eletricidade e água. Porque esta cidade de quase um milhão de pessoas ficou um dia sem água.

Durante toda a noite, os russos bombardearam implacavelmente nossa região de Dnipropetrovsk, especialmente a cidade de Nikopol e várias outras comunidades locais. Podemos imaginar o quão infernal foi esta última noite para nossos irmãos ucranianos.

Estamos realmente com o coração partido ao ver o que o ocupante russo está deixando atrás de si em solo ucraniano.

Hoje - e é só pode aquilo que pode ser registrado - mais de 900 unidades de saúde foram destruídas; mas também mais de 200 igrejas e prédios religiosos.

Sentimos hoje que é nosso dever moral cuidar dos nossos irmãos e irmãs que se encontraram nos territórios ocupados, mas já libertados. Nestes dias, uma oportunidade se abrirá para chegar até eles e levar-lhes as primeiras ajudas mais urgentes, aquecê-los com o amor de nossos corações.

Por isso quero apelar a todos os que hoje me ouvem, mostremos aos nossos irmãos e irmãs, que talvez tenham hoje as maiores dificuldades, a nossa solidariedade, o nosso amor cristão.

E podemos dizer mais uma vez hoje: “A Ucrânia está de pé. A Ucrânia está lutando. A Ucrânia está rezando".

Hoje gostaria de refletir com vocês sobre o 9º passo ou 9º mandamento do nosso Guia Social para o Crente. Quem diz o quanto segue: "Respeito os recursos naturais da terra como uma dádiva de Deus e os uso com sabedoria."

Amanhã celebraremos o dia de Deus Criador. E hoje é muito importante que percebamos que a responsabilidade pelo meio ambiente é parte integrante da moral cristã. Uma pessoa não pode ser feliz sem respeitar o meio ambiente.

Não podemos ser pessoas bem-sucedidas, não podemos construir uma cultura de vida e uma civilização desenvolvida sem o respeito pelo meio ambiente. Caso contrário, agimos como invasores, predadores, ladrões, privando as gerações futuras desse grande dom, desse grande tesouro, que é nossa terra ucraniana dada por Deus.

Quando hoje vemos o que o inimigo está deixando para trás: cidades e aldeias queimadas e destruídas, campos de trigo queimados, florestas saqueadas, solos pretos minados, lagoas poluídas, rios e fontes de água que não são mais potáveis. Vemos que a guerra é um crime não apenas contra a vida humana, mas é um crime contra a criação de Deus.

Hoje é muito importante para todos nós perceber nossa responsabilidade pelos dons que o Senhor Deus nos dá. Nossos camponeses, nossos agricultores - todos os que trabalham a terra - afirmam que este ano o Senhor Deus deu à Ucrânia uma colheita abundante como nunca antes. Talvez, duante os anos de independência da Ucrânia, a terra ucraniana ainda não tinha proporcionado uma colheita tão abundante. Acho que não ésejaem vão. O Senhor Deus nos abençoará, dará à terra uma colheita e frutos por nosso trabalho, para que possamos ser agradecidos a Deus por suas dádivas e à nossa terra ucraniana por nos nutrir nestes tempos de guerra.

Penso também que devemos partilhar estes frutos com todos aqueles que foram privados da oportunidade de semear e colher, que não puderam plantar e cultivar as suas hortas este ano, para aqueles que acabaram de ser libertados da pisada do invasor russo por nossos soldados, soldados da paz e da luz, nosso exército. Por isso hoje damos graças ao Senhor Deus pelo seu dom, o dom da sua criação.

Peçamos a Ele sabedoria para dispor desses dons com sabedoria. Abracemos, apressemos-nos em ajudar aqueles irmãos e irmãs que hoje mais precisam, que mais sofreram com esta guerra.

Hoje quero dirigir uma palavra especial de gratidão aos nossos agricultores, aos nossos camponeses, aos nossos agricultores - a todos os que cuidam da nossa mãe terra. Obrigado por seu trabalho, porque graças à fecundidade de nossa terra ucraniana e ao seu trabalho, sua coragem, a coragem de ir ao campo mesmo quando pode ser perigoso para sua vida - hoje a Ucrânia tem pão. Além disso, podemos partilhar este pão com o nosso próximo.

O outono é sempre época de colheita, não nos esqueçamos de agradecer ao Senhor Deus por este presente durante esta época de colheita.

Que o Senhor Deus abençoe nossos camponeses!

Juntos, com o nosso trabalho e a nossa solidariedade, sustentamos o renascimentos dos campos ucranianos. E que nossa terra ucraniana ainda dê muitos bons frutos para os necessitados de hoje.

Ó Deus, abençoe a Ucrânia, ó Deus, abençoe seu povo trabalhador, abençoe todos aqueles que prezam a cultura, que respeitam o meio ambiente.

Abençoe nosso exército ucraniano, que é nossa esperança para a proteção desta terra, e faça de nós todos sábios administradores do universo que você nos confiou.

Ó Deus, abençoe a Ucrânia com Sua paz justa e celestial.

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
13.09.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

13 setembro 2022, 22:32