Busca

Schevchuk: como cristãos, devemos nos opor a qualquer forma de violência

"Vemos que no mundo moderno, a violência é uma espécie de ídolo. Desenvolve-se um culto à violência. Aquele que é fraco às vezes impõe suas crenças e seu modo de vida aos outros pela força. É por isso que o ascetismo cristão diz que só os fracos de espírito tendem à violência. Hoje vemos como o agressor russo quer impor suas estranhas ideologias pela força na Ucrânia e no mundo. Ele quer forçar as pessoas a serem felizes no espaço do "mundo russo". Essa ideologia não tem nada a ver com jsutiça.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo!

Hoje é segunda-feira, 12 de setembro de 2022, e já é o 201º dia da grande guerra que a Rússia está travando contra o povo ucraniano, destruindo nossas cidades e aldeias, matando a população civil da Ucrânia: mulheres, crianças, idosos.

Mais uma vez, no último dia, 18 ataques com mísseis e 39 ataques aéreos foram planejados contra a população pacífica de nossa Pátria. Os ataques com foguetes na cidade de Kharkiv foram particularmente brutais e destruíram uma grande usina termelétrica, que fornecia calor e eletricidade a três regiões do nordeste da Ucrânia: Kharkiv, Sumy e Poltava.

A cidade de Zaporizhia, a cidade de Dnipropetrovsk, e a nossa Dnipro também foram alvos de ataques com foguetes ontem. Infelizmente, temos que lamentar as baixas entre a população civil nas últimas 24 horas.

Vemos que o inimigo está tentando destruir metodicamente a infraestrutura de grandes vilarejos na Ucrânia, especialmente neste período antes da estação fria.

 

De acordo com as informações que recebemos das autoridades públicas, 4,6 milhões de pessoas têm acesso limitado à água devido à destruição do abastecimento de água e à falta de energia; quase 1,5 milhão de pessoas na Ucrânia não têm acesso à água potável. Devemos cuidar para fornecer água - um dos produtos básicos, um meio fundamental de sobrevivência - para essas pessoas.

Vemos como, por causa das grandes perdas nas frentes de combate, o inimigo se vinga da população civil.

Mas a Ucrânia está de pé, a Ucrânia está lutando, a Ucrânia está rezando.

E nós, como todos os dias, também hoje queremos prestar homenagem ao Senhor Deus e às Forças Armadas da Ucrânia pelo fato de estarmos vivos; pelo fato de a Ucrânia estar de pé e vencer.

Literalmente, nos últimos dias, mais de mil quilômetros quadrados de nossa terra ucraniana foram liberados e, desde 1º de setembro, já são mais de três mil quilômetros quadrados. Somente no último dia, cerca de 20 cidades e vilarejos em nossa região de Kharkiv foram libertados.

Agradecemos ao Senhor Deus por nos dar a oportunidade de reconstruir um caminho pacífico nesses territórios devastados e destruídos, onde o turbilhão da guerra provocou grandes danos.

Hoje, gostaria de refletir com vocês sobre um passo adiante, sob o comando adicional do Guia Social dos Crentes. E diz assim: “Procuro a verdade e as leis justas. Respeito os direitos dos outros na busca do bem e da verdade. Eu me oponho a todos os tipos de violência."

Infelizmente, vemos que no mundo moderno, a violência é uma espécie de ídolo. Desenvolve-se um culto à violência. Aquele que é fraco às vezes impõe suas crenças e seu modo de vida aos outros pela força. É por isso que o ascetismo cristão diz que só os fracos de espírito tendem à violência.

Hoje, todos nós devemos não apenas buscar a verdade, mas também ser capazes de respeitar os direitos dos outros. Devemos respeitar sua busca pessoal pelo bem e pela verdade. Nunca podemos forçar nossas opiniões ou nosso modo de vida. Buscar a verdade e criar leis justas significa criar espaço para a convivência pacífica entre as pessoas.

Hoje vemos como o agressor russo quer impor suas estranhas ideologias pela força na Ucrânia e no mundo. Ele quer forçar as pessoas a serem felizes no espaço do "mundo russo". Essa ideologia, é claro, não tem nada a ver com a lei, nem com o direito ou respeito ao bem e à verdade.

Portanto, como cristãos, devemos testificar que somos discípulos da verdade. Para nós, a verdade é o próprio Cristo. Somos portadores do bem. E somos nós que devemos garantir que haja leis justas em nosso povo, em nosso Estado.

Como cristãos, devemos nos opor a qualquer forma de violência: física, mental, moral, econômica ou qualquer outra forma de tratamento injusto de outra pessoa.

Devemos ter muito cuidado para não deixar que a violência se transforme em um ídolo que alguém pode usar para alcançar seus objetivos econômicos, políticos ou geopolíticos, mesmo em tempos de guerra.

O Senhor nosso Deus Jesus Cristo nos chama para sermos portadores de amor e justiça - e então nos tornaremos construtores e evangelistas da paz.

Hoje Te pedimos, ó Deus, que abençoes a Ucrânia. Abençoe nosso povo ucraniano. Dá-nos a graça de viver em paz. Dá-nos a oportunidade de construir o nosso Estado com base na verdade, com base na justiça, ensina-nos a respeitar os direitos dos outros.

Ó Deus, abençoa nossa Pátria com Tua paz justa e celestial.

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
12.09.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

13 setembro 2022, 09:19