Busca

Schevchuk: Jesus Cristo é a fonte da renovação do povo ucraniano

Ele, o Deus feito homem, é a Fonte de nossa capacidade de perseverar nessa luta desigual contra o inimigo, nessa luta entre o bem e o mal. A experiência da Igreja clandestina nos tempos soviéticos mostra que é a Divina Liturgia, o sacramento da Eucaristia do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, que são a fonte da força vital da Igreja e do Povo.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo!

Hoje é quarta-feira, 7 de setembro de 2022 e já é o 196º dia da grande guerra sangrenta que a Rússia desencadeou contra nosso sofrido povo ucraniano.

A luta pesada está ocorrendo novamente ao longo de toda a linha de frente. Mas o exército ucraniano está libertando cidades e vilarejos. Liberta passo a passo a terra ucraniana, tanto a leste como a sul da nossa pátria. Mas, novamente, no último dia, nossas cidades e vilarejos foram abalados por ataques de mísseis, bombardeios e ataques aéreos. A cidade de Kharkiv foi bombardeada duas vezes em uma noite: 7 foguetes foram disparados de uma só vez. Naquela noite, nossa Kharkiv estava novamente em chamas.

Quase toda a região de Donetsk é bombardeada. Operações de resgate intensivas estão em andamento na cidade de Slovyansk, onde os russos bombardearam a cidade e destruíram um prédio residencial e uma escola para crianças. Provavelmente ainda há pessoas sob os escombros e as operações de resgate estão em andamento.

A Ucrânia está pegando fogo. Mas a Ucrânia está de pé e lutando. Pode ser difícil para nós entender e transmitir as dimensões e magnitude desta guerra, mas o mais importante é a dor da Ucrânia neste momento. Parece que o inimigo deliberadamente coloca seu equipamento militar em escolas, jardins de infância e igrejas ortodoxas. Como se tentasse se esconder - por trás dos ombros de mulheres, crianças, até mesmo, atrás dos prédios das igrejas - do justo castigo.

Hoje soubemos que cerca de 200.000 km2 de terra ucraniana estão minados. E provavelmente levará anos de trabalho duro para liberar este território dos dispositivos explosivos russos. Para comparar, 200.000 quilômetros quadrados são 400.000 mil vezes o território do Estado da Cidade do Vaticano.

Mas a Ucrânia se mantém firme. A Ucrânia está lutando. A Ucrânia está rezando.

Hoje, muitos argumentam que esta guerra é verdadeiramente uma guerra de desgaste. O agressor russo vê que, apesar da superioridade de homens e armas, nada pode fazer devido à determinação dos ucranianos em defender sua terra. E é por isso que ele está tentando esgotar nossos recursos, nossas reservas, destruir a infraestrutura de nossas cidades e vilas, especialmente antes do outono e inverno chegarem, a época fria do ano.

E nos perguntamos hoje: “De onde tiramos nossa força? Onde obtemos essa capacidade de perseverar? E assim, o guia social do crente nos aponta para a fonte de reabastecimento da força vital das pessoas. Assim, o 3º mandamento deste roteiro diz o seguinte: “Revelo que pertenço a Jesus Cristo." Assim, nós cristãos de hoje devemos entender que Jesus Cristo é a fonte da renovação do povo ucraniano. Ele, o Deus feito homem, é a Fonte de nossa capacidade de perseverar nessa luta desigual contra o inimigo, nessa luta entre o bem e o mal. A experiência da Igreja clandestina nos tempos soviéticos mostra que é a Divina Liturgia, o sacramento da Eucaristia do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, que são a fonte da força vital da Igreja e do Povo.

 

Hoje é dia de comemoração do grande líder de nossa Igreja e de nosso povo, Patriarca Josyf Slipyj, confessor da fé, prisioneiro dos campos de concentração de Stalin. E foi ele quem testemunhou ao mundo que mesmo nas condições de um campo de concentração e uma prisão, nossos sacerdotes realizavam a Divina Liturgia. É o Corpo e Sangue de nosso Salvador que nos deu a força para perseverar. Quando perguntado: “Como se pode servir a Liturgia em tais circunstâncias? Onde posso conseguir as coisas necessárias para a liturgia?” O patriarca tirou os óculos e disse: “Isto é um cálice, este é um diskos (paten). E então o sacerdote celebrou o Mistério da Eucaristia na prisão”.

Portanto, hoje, procurando reabastecer nossa força mental, espiritual e moral, comeremos e participaremos do corpo e sangue de nosso Salvador. Quando sentirmos que o mal está começando a nos dominar de uma forma ou de outra, corramos para o Santíssimo Sacramento da Penitência. A confissão liberta do pecado. Da mesma forma, a confissão dá o poder de libertar-se de qualquer outro tipo de mal. Os Santos Sacramentos são o remédio para as feridas do povo ucraniano de hoje. Aproveitando esta fonte inesgotável da graça do Espírito Santo, poderemos hoje nos libertar do inimigo que está invadindo nossa terra.

Hoje rezamos: “Ó Deus, abençoe a Ucrânia! Ó Deus, abençoe o exército ucraniano! Ó Deus, abençoe nossos capelães militares que servem a Divina Liturgia lá na linha de frente nestes dias; realizar o sacramento do Corpo e Sangue de nosso Salvador; perdoe os pecados no mistério da Confissão aos nossos defensores na frente. Ó Deus, venha onde você é mais necessário e esperado: os abrigos antiaéreos, as trincheiras, os territórios ocupados. Que os sacerdotes levem Você, Jesus Eucarístico, ao povo ucraniano sofredor, pois acreditamos que Você é a fonte do nosso renascimento e da nossa vitória. Ó Deus, abençoe a Ucrânia com Sua paz!"

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
07.09.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

07 setembro 2022, 21:40