Busca

Schevchuk: pedir a Deus a graça da paz à sofrida terra ucraniana

"Vamos recorrer ao poder e sabedoria do evangelho para vencer. Que o Senhor Deus conceda a nós cristãos a coragem de dar testemunho da nossa fé na sociedade, de construir a cultura cristã nas relações humanas, pessoais, familiares e sociais. E então o Senhor Deus abençoará a todos nós. E podemos realmente ter poder suficiente para vencer o mal. Então peça ao Senhor Deus a vitória sobre o agressor injusto."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo!

Hoje é terça-feira, 6 de setembro de 2022, e já é o 195º dia da grande guerra, que a Rússia está travando contra o povo ucraniano.

Novamente durante todo o dia de ontem e esta noite, o chão ucraniano estremeceu. O povo ucraniano está chorando. Operações de combate intensivas são realizadas no oblast de Kharkiv, oblast de Donetsk, oblast de Luhansk, no sul de nossa pátria, no oblast de Kherson e em Zaporizhia.

Esta manhã soubemos que a cidade de Kharkiv foi alvo de um ataque maciço de foguetes, causando grandes incêndios e onde novamente pessoas morreram. Tanta dor, tanto sofrimento nesta grande cidade ucraniana. A cidade de Kryvyi Rih, uma importante cidade industrial na região de Dnipropetrovsk, também foi bombardeada. Mas a impressão é de que o inimigo está mirando particularmente em jardins de infância e escolas. Além disso, já sabemos que durante esses 6 meses o inimigo destruiu 274 escolas só na região de Donetsk. E ontem vimos como as tropas russas bombardearam o Lyceum No. 2 na cidade de Kurakhovo. A região de Donetsk que os russos queriam libertar está se transformando em um deserto morto.

Mas a Ucrânia se mantém firme. A Ucrânia está lutando. A Ucrânia reza.

 

Mais uma vez, quero agradecer a Deus e às Forças Armadas da Ucrânia pelo fato de estarmos vivos nesta manhã. E quero convidar todas as pessoas de boa vontade a rezar pela Ucrânia. Que o Senhor Deus, através de nossas orações, contenha a mão assassina do agressor e cure as feridas de nosso povo sofredor.

Mas agora vocês e eu estamos refletindo em como a Ucrânia deveria ser depois da guerra. E é óbvio para todos nós que a perspectiva cristã da sociedade ucraniana pode ser o caminho para unir nosso povo, curar feridas e evitar novos perigos para nosso povo, família e sociedade ucraniana.

Convido vocês hoje a refletir sobre o 2º mandamento deste guia social do crente. Porque, na minha opinião, contém princípios muito profundos, princípios de construção e respeito pelo homem pelo homem. Este 2º ponto diz o seguinte: "Respeito o meu corpo como templo do Espírito Santo. Não o profano com álcool, tabaco, drogas ou depravações sexuais. Oponho-me pela sabedoria e pelo poder do Evangelho e da moral cristã. Eu influencio a mídia de massa para refletir a cultura cristã."

Essas palavras ressoam muito profundamente, especialmente nas condições de guerra. Quando vemos a morte todos os dias, um desprezo sistemático pelo homem, em particular pelo corpo humano, tanto os vivos como os mortos, os assassinados. Mas os cristãos afirmam incansavelmente que o corpo humano é o templo do Espírito Santo. Não é algo que possa ser usado, vendido ou mesmo consumido para o próprio prazer. O respeito de uma pessoa baseia-se primeiro no respeito da presença visível de uma pessoa neste mundo. E este mistério da presença de uma pessoa é o corpo humano. O próprio Senhor Deus quis estar presente neste mundo visível, a sociedade humana através de um corpo humano. Por isso, “o Verbo se fez carne”, diz o Evangelho, “e habitou entre nós”.

Temos muitos exemplos diferentes hoje da destruição ou profanação do corpo humano, da destruição e profanação do templo do Espírito Santo. E, de fato, às vezes, especialmente, durante a guerra: o alcoolismo, a toxicodependência, outras mazelas sociais que, por assim dizer, roubam o tempo e a vida saudável de uma pessoa, são um espaço onde uma pessoa escapa da realidade cruel e mostra seu poder destrutivo.

Vemos como as pessoas enlouquecem sob a influência do álcool. Como as drogas são um dos elementos pelos quais as pessoas perdem a noção do certo e do errado, principalmente durante as brigas e matam sem consciência.

Como cristãos, devemos opor o poder e a sabedoria do Evangelho a essas calamidades que ferirão a alma e o corpo do povo ucraniano por muito tempo. E toda moral cristã nada mais é do que os princípios de respeito ao corpo humano e à sexualidade humana. Vemos como o inimigo transforma até mesmo a sexualidade humana em instrumento de guerra e humilhação humana. Como cristãos, devemos condenar e combater fortemente esse tipo de atitude em relação ao corpo humano, templo do Espírito Santo, em nossa vida pessoal. Como cristãos, devemos garantir que nossas crenças, nossa maneira de respeitar uma pessoa, sua integridade física, possamos incorporá-las em nossas vidas, para construir uma cultura cristã na Ucrânia.

Vemos como hoje, mesmo nos territórios pacíficos da Ucrânia, novos tipos de ideias sobre o homem e a corporeidade humana, especialmente a sexualidade, estão se espalhando. Vemos várias petições apresentadas ao presidente para legalizar vários tipos de pecados contra a sexualidade humana. Como cristãos, realmente precisamos tomar uma posição ativa na vida.

Gostaria de agradecer a todos aqueles que participaram ativamente na assinatura da petição dirigida ao presidente para denunciar a Convenção de Istambul, porque é mais um exemplo de como a moral cristã ainda não sustenta plenamente nem mesmo as decisões de nossos legisladores.

Vamos recorrer ao poder e sabedoria do evangelho para vencer. Que o Senhor Deus conceda a nós cristãos a coragem de dar testemunho da nossa fé na sociedade, de construir a cultura cristã nas relações humanas, pessoais, familiares e sociais. E então o Senhor Deus abençoará a todos nós. E podemos realmente ter poder suficiente para vencer o mal. Então peça ao Senhor Deus a vitória sobre o agressor injusto. E a graça da paz para nossa sofrida terra ucraniana.

Ó Deus, abençoe a Ucrânia. Deus abençoe nossos filhos. Ó Deus, abençoe nosso exército ucraniano. Abençoe nossos voluntários e todas as pessoas de boa vontade que, respeitando o corpo como templo do Espírito Santo, salvam a vida das pessoas na Ucrânia. Ó Deus, abençoe a todos nós com Sua paz celestial.

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
06.09.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

06 setembro 2022, 15:19