Busca

Shevchuk: não temos o direito de aceitar a guerra como algo usual e normal

"E isso é apenas de acordo com dados oficiais; a realidade pode ser muito pior. Quase um terço da população ucraniana tornou-se refugiada ou deslocada à força. O mundo não tem o direito de se acostumar com essa guerra. Por seu alcance e intensidade, esta guerra é uma ferida aberta na humanidade".

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo!

Hoje, segunda-feira, 5 de setembro de 2022. E na Ucrânia, já estamos no 194º dia da grande guerra que a Rússia está travando contra o povo ucraniano. Não estamos contando os dias em vão. Esta guerra é um grande crime contra o homem, contra a humanidade. É uma guerra sem precedentes em termos de intensidade e escala desde o final da Segunda Guerra Mundial. E não temos o direito de nos acostumar com essa guerra. E não temos o direito de aceitá-la em nossa mente como algo usual e normal.

De acordo com as notícias que recebemos das autoridades ucranianas, desde o início da guerra, 3.500 foguetes foram disparados contra a Ucrânia. Este é um recorde absoluto na história da guerra moderna. Mais de 7.000 civis foram mortos e 5.500 feridos. E isso é apenas de acordo com dados oficiais; a realidade pode ser muito pior. Quase um terço da população ucraniana tornou-se refugiada ou deslocada à força. Ainda ontem, 14 mísseis russos foram disparados contra cidades e vilarejos na Ucrânia e 15 ataques aéreos foram realizados. Ontem, Kharkiv e Mykolaiv estremeceram, assim como cidades como Ochakiv e Voznessensk. O mundo não tem o direito de se acostumar com essa guerra. Por seu alcance e intensidade, esta guerra é uma ferida aberta na humanidade moderna.

Hoje quero rezar com vocês para que a humanidade moderna possa vencer a guerra, preveni-la. Agradecemos ao Senhor Deus e às Forças Armadas da Ucrânia, que estão freando o avanço das tropas inimigas, freando assim essa agressão militar, que tem apetites muito além das fronteiras da linha de frente em solo ucraniano.

Mas a Ucrânia se mantém firme. A Ucrânia está lutando. A Ucrânia está rezando. E protege a humanidade moderna de mísseis e ataques aéreos russos.

 

Nós, na Ucrânia, nunca nos cansamos de sonhar, porque não apenas acreditamos, sabemos que a Ucrânia vencerá. E nós realmente pensamos que conclusões corretas e boas lições podem ser tiradas mesmo desta guerra dramática. Nos últimos dias, vocês e eu estivemos navegando pelas páginas da Doutrina Social da Igreja. Conversamos sobre os 4 princípios da construção do Estado. Conversamos sobre direitos humanos. Conversamos sobre como a humanidade pode e deve hoje construir a paz no mundo e prevenir conflitos militares. Vocês e eu consideramos as regras da sábia administração cristã e a conduta da vida econômica da sociedade.

Hoje, convido vocês a dar um passo adiante. Porque ouvimos falar de muitos princípios diferentes. Mas também, como bons sonhadores, nos perguntamos: “E como tornar esses princípios uma realidade? Como podemos realmente implementá-los em nossa vida pessoal e na vida de nossa sociedade?“

Assim, o Catecismo de nossa Igreja tem um documento único que chamamos de "Guia Social dos Crentes". Existem etapas prescritas reais, instruções práticas, como implementar todos esses princípios que vocês e eu ouvimos falar em nossas vidas pessoais e sociais. Este roteiro, como você se lembra, completa 20 anos este ano. Foi aceito pelo Sínodo Patriarcal em Lviv, no final de junho, início de julho de 2002. E depois foi aprovado pelo Sínodo de nossos bispos em Kiev em 15 de julho de 2002. Então, já faz 20 anos. E eis o que nos diz este guia social do crente: "Batizado em nome da Santíssima Trindade, tendo o exemplo dos santos confessores e mártires, estando sob o cdeleste patrocínio da Santíssima Mãe de Deus, sou fiel à Igreja Greco-Católica Ucraniana e sigo os seguintes princípios.

E o primeiro mandamento da vida social diz: “Vivo pela fé em Jesus Cristo, segundo os ensinamentos da Igreja. Eu ajudo a sociedade através da minha vida pessoal pela graça de Deus. Respeito a imagem de Deus em cada pessoa. Evito superstições e adivinhações." Este é o primeiro mandamento. O primeiro mandamento deste guia diz que nós, como pessoas de fé, devemos praticá-lo em nossa vida social. Nossa fé não é apenas um fator privado, um assunto que podemos apenas discutir em casa, a portas fechadas. Não, de acordo com os princípios de nossa fé, devemos agir em sociedade. Para fazê-lo e ter força para fazê-lo, é preciso estar livre do pecado, viver na graça de Deus .

Nós cristãos cremos na Encarnação. Portanto, nossa fé deve ser incorporada. Colocando conteúdo em nossas ações específicas. Porque a fé cristã é fé na verdade objetiva, que se torna o conteúdo de nossa vida e de nossas atividades de vida. Honramos a imagem de Deus em cada pessoa e é a base de toda a nossa vida social e comportamento. E, claro, evitamos várias superstições e adivinhações. Comecemos talvez por nutrir a nossa fé e não hesitemos em dar testemunho dela na nossa vida social.

Hoje, gostaria de me dirigir em particular aos nossos jovens, moças e rapazes. Queridos irmãos e irmãs, é hoje sobre os vossos ombros que repousa todo o fardo desta guerra. São os jovens ucranianos que hoje defendem sua pátria. Hoje vocês estão escolhendo o direito de existir para uma Ucrânia livre e independente. E é por isso que hoje o cuidado da juventude ucraniana está no centro do ministério pastoral de nossa igreja.

Normalmente, nesta época de suas vidas, os jovens são chamados a realizar a plenitude de seus dons e talentos. Dizemos “encontre sua vocação na vida; entender quem ser nesta vida; qual profissão escolher". E uma das decisões mais importantes da vida é o caminho a seguir, seja para se preparar para a vida conjugal ou para a virgindade consagrada.

E para discernir sua vocação, compreendê-la e depois ter a coragem de colocá-la em prática na vida, é preciso bons conselhos. Precisamos de um bom conselheiro, um diretor espiritual. E sua Igreja quer ajudá-lo a fazer isso.

É por isso que, queridos jovens,  organizamos o festival "Vento de Esperança" para vocês todos os anos em setembro. Porque vivemos desta esperança e é o primeiro fruto da nossa fé em Deus. Este ano, este festival acontecerá de 17 a 18 de setembro em Cracóvia. Convido-vos a ir de 17 a 18 de setembro na cidade de Cracóvia. Tanto quanto possível participe de tudo o que nossa Igreja está pronta para lhe oferecer hoje. Repito, 17 e 18 de setembro em Cracóvia! Esperamos todos vocês!

Que o vento da esperança expulse da Ucrânia o espírito de qualquer desígnio hostil. Que o vento da esperança dê aos nossos jovens a perspectiva de uma vida nova e livre em sua pátria.

Ó Deus, abençoe a Ucrânia! Ó Deus, abençoe nossa juventude! Deus abençoe nosso exército! Ó Deus, dê à Ucrânia uma paz justa!

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês por meio de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
05.09.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

05 setembro 2022, 22:08