Busca

Schevchuk: como queremos ver a Ucrânia amanhã?

O homem não é para o Estado, mas o Estado é para o homem. O Estado e a sociedade são os espaços em que o ser humano deve ter a oportunidade de desenvolver e implantar todos os dons e talentos que Deus lhe deu. A sociedade e o Estado serão justos, em relação e na medida em que respeitem a dignidade da pessoa humana.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é quarta-feira, 10 de agosto de 2022, e o povo ucraniano está nessa luta desigual há 168 dias, contendo essa agressão em grande escala, essa invasão do exército de ocupação russo no território de nossa Pátria .

Durante o último dia e noite, a terra ucraniana tremeu novamente. O inimigo ataca constantemente as posições ucranianas, especialmente na região do Donbass. O inimigo está bombardeando as cidades e povoados que ele pode alcançar com suas armas mortais.

Hoje recebemos tristes notícias da província de Dnipropetrovsk, onde ontem à noite 11 civis foram mortos e 13 feridos por disparos de mísseis russos. Mais uma vez, Kharkiv está tremendo sob mísseis russos, assim como nossa cidade de Mykolajiv. O bombardeio pesado, quase ausente nos últimos meses, atingiu novamente a província de Sumy nas áreas que fazem fronteira com a Rússia.

A Ucrânia, no entanto, ainda está de pé. A Ucrânia está lutando. A Ucrânia está rezando.

Quero pedir a todos que rezem pela vitória da Ucrânia e agradeçam ao Senhor Deus e ao nosso exército ucraniano por estarem vivos esta manhã e serem capazes de permanecer em oração diante da face de Deus, servindo ao nosso povo e à nossa Pátria.

Ontem iniciamos convosco a viagem dos nossos sonhos para o futuro da nossa Pátria. Porque sabemos que ninguém duvida que a Ucrânia vencerá. Mas como queremos ver a Ucrânia amanhã? A guerra mudou a todos nós. Que tipo de país, que tipo de Estado queremos construir juntos?

 

Ontem recordamos que a sabedoria na construção cristã da nação implica quatro condições que devem ser cumpridas para o estabelecimento bem sucedido de um Estado. E hoje, gostaria de refletir mais profundamente com vocês sobre a primeira e mais importante condição, base de qualquer construção social e estatal. Este fundamento é o respeito pela dignidade humana e a santidade da vida humana.

O Senhor Deus criou o homem à sua imagem e semelhança. E assim, portando a imagem do Criador, a pessoa humana é dotada de uma dignidade especial que a distingue de todas as criaturas do mundo visível e invisível. Lemos no livro dos Salmos como o salmista se maravilha com a grandeza do homem diante de Deus. E ele diz: “Ó Deus, o que é o homem para que te lembres dele, o filho de Adão para que cuides dele? Fizeste-o apenas inferior a um deus, coroando-o com glória e esplendor.

Nada e ninguém tem o direito de tirar essas virtudes que foram dadas ao homem pelo Criador. E todas as instituições públicas e estatais devem respeitar esta dignidade e garantir os direitos que derivam desta dignidade. O homem não é para o Estado, mas o Estado é para o homem. O Estado e a sociedade são os espaços em que o ser humano deve ter a oportunidade de desenvolver e implantar todos os dons e talentos que Deus lhe deu. A sociedade e o Estado serão justos, em relação e na medida em que respeitem a dignidade da pessoa humana.

A santidade da vida humana, desde a concepção natural até a morte natural, é a base sobre a qual se pode determinar se a legislação de um determinado país é justa ou não. Em outras palavras: esse Estado ou essa sociedade é digno de que a pessoa viva lá?

Às vezes, em tempos de guerra, sentimos uma espécie de desvalorização da vida humana. Às vezes, nossa consciência fica obscurecida quando ouvimos sobre as dezenas de mortos e as centenas de feridos. Mas não devemos esquecer que cada morto é uma tragédia e um fracasso da humanidade. É uma desgraça causada por todos aqueles que hoje falam muito sobre leis, direitos e relações internacionais.

Portanto, respeitar a vida humana, respeitar os direitos humanos, respeitar a dignidade de todo ser humano, independentemente de sua origem étnica, nacionalidade ou identidade religiosa ou política, é a pedra angular da construção de um Estado justo e digno do ser humano. Que o Senhor Deus nos ajude a construir essa Ucrânia, que sentiremos como um Estado digno de nós. Que cada um de nós possa desenvolver seus talentos e viver sua vida com dignidade neste país que Deus nos deu.

Hoje gostaria de fazer um apelo especial às mães; em particular, às mães de nossos heróis de guerra caídos, meninas e meninos, nossos soldados mortos.

Queridas mães, hoje quero expressar a vocês, em nome de toda a nossa Igreja e de todo o povo ucraniano, nossas mais profundas palavras de compaixão e assegurar-lhes que rezamos. Estamos com vocês nesses momentos dolorosos. Respeitamos o alto preço que seus filhos pagaram pela liberdade e independência de nosso país. E nós te agradecemos, mãe, por entender o custo do sacrifício de seu filho ou filha. Queremos envolvê-los no calor do amor e do cuidado pastoral, para ajudá-los a sobreviver à dor de uma perda terrível e irreparável. As mães de nossos heróis se reúnem em diferentes comunidades para apoiar umas às outras; e nossa Igreja deve continuar a criar lugares apropriados para este apoio mútuo.

Tenha certeza de que a Ucrânia se lembra de você, a Ucrânia ama você e reza pelo descanso eterno de seus filhos e filhas. Mas também reza por ti, pela tua maternidade, pelo dom que recebeste do Senhor Deus, que o inimigo ocupante veio roubar, ferir e negar. Obrigado, mãe, pelo filho herói que deu a vida pela liberdade e independência do nosso país!

Oh Deus, abençoe as mães da Ucrânia que choram; conforta-as e cure suas feridas! Oh Deus, abençoe a Ucrânia! Oh Deus, abençoe o exército ucraniano! Dê à Ucrânia a vitória sobre o inimigo, conceda-nos uma paz justa e abençoe seus filhos.

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês através de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
10.08.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

10 agosto 2022, 21:20