Busca

Schevchuk: com a Doutrina Social da Igreja, sonhar e construir uma nova Ucrânia

A Doutrina Social da Igreja diz que há quatro condições para construir um Estado bem sucedido. Em primeiro lugar, é o respeito pela dignidade da pessoa humana e da vida humana. A segunda é a solidariedade. O terceiro é o bem comum. E quarto, é a subsidiariedade ou educação, apoio à iniciativa privada de cada pessoa ou comunidades individuais.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo!

Hoje é terça-feira, 9 de agosto de 2022, e o povo ucraniano está em uma batalha desigual com o agressor injusto russo há 167 dias.

Pesadas batalhas sangrentas ocorreram em toda a linha de frente ontem durante o dia e noite adentro. O inimigo ataca implacavelmente, mas volta de mãos vazias. Nosso exército defende heroicamente a Ucrânia, não permite que o inimigo avance em nenhuma das direções que ele ataca implacavelmente. O lugar mais incandescente é em Donbass, ao redor da cidade de Pisky. O inimigo está aterrorizando nossas cidades e vilarejos pacíficos ao alcance de suas armas, constantemente bombardeando Kharkiv e Mykolayiv. Ontem, armas ucranianas derrubaram um míssil russo sobre a cidade de Uman, na região de Cherkasy. Apesar dos rios de sangue, da montanha de cadáveres, do mar de lágrimas, a Ucrânia está de pé. A Ucrânia está lutando. A Ucrânia está rezando.

E agradecemos ao Senhor Deus e às Forças Armadas da Ucrânia por esta manhã, por este sol, pelo canto dos pássaros, pelo fato de estarmos vivos. E podemos estar em oração diante da face de Deus.

 

Hoje quero começar nossas reflexões, que serão antes nossos sonhos sobre o futuro da Ucrânia. Porque para entendermos claramente pelo que estamos lutando, precisamos pensar em como será a Ucrânia depois da guerra. Porque ninguém duvida da nossa vitória. E vamos buscar no tesouro da sabedoria cristã as regras para construir um estado de sucesso, onde as pessoas sejam livres e felizes de viver.

A sabedoria de dois mil anos da Igreja de Cristo, que está exposta na Doutrina Social da Igreja, nos dá elementos muito profundos dessa sabedoria divina, que nosso príncipe Yaroslav, o Sábio, estabeleceu nas antigas margens do Dnipro. Esta sabedoria pela qual rezamos, que contemplamos nesta antepassada Catedral de Santa Sofia em Kiev. E hoje, a Doutrina Social da Igreja costuma dizer que há quatro condições para construir um Estado bem sucedido. Quais são essas quatro condições? Em primeiro lugar, é o respeito pela dignidade da pessoa humana e da vida humana. A segunda é a solidariedade. O terceiro é o bem comum. E quarto, é a subsidiariedade ou educação, apoio à iniciativa privada de cada pessoa ou comunidades individuais. Então, convido todos vocês a sonhar e construir. Esperamos que Deus abençoe nossos sonhos compartilhados. A Ucrânia vai superar. E o Estado ucraniano será o melhor e mais justo do mundo. Porque será edificado sobre a inabalável pedra angular da Lei de Deus e dos Mandamentos de Cristo.

Hoje celebramos a memória do santo grande mártir e com poder de cura Panteleimon. Neste dia, rezamos especialmente pelos trabalhadores médicos. Hoje, quero expressar minha gratidão especial a vocês, nossos queridos médicos, enfermeiros, paramédicos, nossos queridos médicos, que tratam os feridos e doentes. Porque hoje, quando celebramos a vossa festa cristã em condições de guerra, vemos como a arte da medicina é uma arte especial de servir não só a pessoa que sofre, mas o próprio Cristo, que está presente na pessoa de cada doente. Hoje damos graças por este chamado para servir e salvar a vida humana, que cada um dos trabalhadores médicos sentiu em seu coração.

Especialmente hoje rezamos e agradecemos o serviço heróico de nossos médicos militares, que, ao lado de nossos soldados no campo de batalha, são os primeiros a correr para ajudar desde os primeiros minutos, as primeiras horas, a vida de um soldado ferido que depende de Tempo. Que Cristo, o Curador, por suas mãos, por sua arte médica, toque as feridas de nosso povo. Que o Senhor Deus salve os filhos e filhas da Ucrânia com você, através do seu serviço à vida.

Segundo uma tradição bem consolidada, hoje as pessoas mais valorosas do serviço de saúde recebem uma honorificência especial chamada “Oscar” pela medicina. Trata-se de um prêmio público, com o qual o povo da Ucrânia reconhece e agradece os melhores trabalhadores da saúde, que em particular durante o último ano, se distinguiram pelo serviço heróico ao povo. Trata-se de uma medalha do grande mártir  Panteleimon. Quero parabenizar nossos médicos, enfermeiros e voluntários, que este ano serão distinguidos com este prêmio público: um pequeno – e reconhecido nacionalmente – sinal de gratidão a vocês.

Ó Deus, abençoe nossos trabalhadores da saúde. Ó Deus, abençoe os filhos e filhas da Ucrânia. Ó Deus, pelas mãos de nossos médicos, os doentes, feridos e enfermos foram curados. Ó Deus, abençoe os filhos e filhas da Ucrânia. Ó Deus, abençoe nossa terra com paz.

Que a bênção do Senhor esteja sobre vocês através de Sua graça e amor pela humanidade,  agora e para todo e sempre, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
09.08.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

09 agosto 2022, 21:32