Busca

Um bombeiro descansa após apagar um incêndio no prédio de uma escola profissionalizante após um ataque com mísseis na cidade ucraniana de Kharkiv, em 30 de julho de 2022, em meio à invasão russa da Ucrânia. (Foto de SERGEY BOBOK/AFP) Um bombeiro descansa após apagar um incêndio no prédio de uma escola profissionalizante após um ataque com mísseis na cidade ucraniana de Kharkiv, em 30 de julho de 2022, em meio à invasão russa da Ucrânia. (Foto de SERGEY BOBOK/AFP) 

Schevchuk: em nome de Deus, condenamos essas atrocidades, esses crimes contra a humanidade

Hoje, juntamente convosco, desejo continuar o nosso caminho espiritual pelos caminhos da sabedoria e da experiência da oração cristã. Esta é uma oração que nos dá força para permanecermos humanos mesmo em circunstâncias tão bestiais e desumanas, uma oração que nos dá força para vencer o mal, para sair vitoriosos desse confronto difícil, às vezes desigual, com o inimigo sanguinário.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Hoje é sábado, 30 de julho de 2022, e o povo ucraniano está sofrendo com uma grande guerra em grande escala pelo 157º dia. Eles estão protegendo sua pátria, sua terra do inimigo russo - o ocupante e o assassino - com o próprio peito.

Aparentemente, depois das atrocidades e assassinatos em massa em Mariupol e Bucha, perto de Kiev, já era difícil surpreender a sociedade ucraniana com algo. Mas ontem, bem, eles abalaram a Ucrânia e o mundo com exemplos de atrocidades desumanas, criminalidade e cinismo russo. De manhã, nossa Mykolayiv foi bombardeada com bombas de fragmentação, onde em um ponto de ônibus as pessoas que esperavam pelo transporte público foram mortas de maneira muito cínica. Mais de cinco foram mortos e várias dezenas ficaram feridas.

Esta manhã, o inimigo atingiu novamente as partes mais populosas da cidade de Kharkiv com foguetes. E o que aconteceu ontem com os prisioneiros de guerra ucranianos, bem, o mundo deve condená-lo como uma manifestação especial de selvageria e crueldade inadmissíveis. Imagens da horrível tortura de um soldado ucraniano foram divulgadas ontem. Durante o dia, recebemos a notícia de que mais de 50 prisioneiros de guerra ucranianos foram assassinados em massa na cidade de Olenivka, no Donbass. Com que cinismo foi feito! Com que insidiosidade e tentativa de assustar o mundo e manifestar esses crimes, isso foi feito! Em nome de Deus, condenamos essas atrocidades, esses crimes contra a humanidade.

Hoje quero apelar à consciência das pessoas em todo o mundo, à comunidade mundial, aos chefes de igrejas e organizações religiosas, àqueles que hoje se consideram humanos no mundo moderno, representantes de várias instituições que se baseiam no direito internacional, para condenar os crimes de guerra dos russos, que, ao mesmo tempo, são crimes contra a humanidade. Se nós, como pessoas, não nos distanciarmos hoje e dissermos um claro "não" às atrocidades, um claro "não" à tortura, então amanhã esse tipo de comportamento, infelizmente, pode sobrecarregar o mundo inteiro.

Mas a Ucrânia está de pé. A Ucrânia está lutando. E a Ucrânia está rezando.

 

Hoje, juntamente convosco, desejo continuar o nosso caminho espiritual pelos caminhos da sabedoria e da experiência da oração cristã. Esta é uma oração que nos dá força para permanecermos humanos mesmo em circunstâncias tão bestiais e desumanas, uma oração que nos dá força para vencer o mal, para sair vitoriosos desse confronto difícil, às vezes desigual, com o inimigo sanguinário.

Ontem, vocês e eu refletimos sobre o primeiro tipo de oração pessoal, quando rezamos espontaneamente com nossas próprias palavras, que vêm do nosso coração no momento da oração. Até conversamos sobre a possibilidade de oração sem palavras.

Hoje quero contemplar com vocês o segundo tipo de oração que praticamos como cristãos quase todos os dias. Esta é uma oração com a ajuda de textos de oração, aquelas orações que se tornaram o tesouro da vida espiritual da Igreja de Cristo por milhares de anos. Em nossos livros de orações e livros litúrgicos, temos várias orações, compostas por pessoas santas, verdadeiros ascetas da oração cristã.

Então, como rezar com eles? Como usar essas orações, que a Igreja nos dá como um tesouro espiritual? Obviamente, de forma alguma eles podem ser interpretados como algum tipo de fórmula mágica, algum tipo de magia peculiar que forçará Deus a fazer o que eu preciso. Porque muitas vezes vemos todo tipo de mensagem se espalhando na internet sobre alguma oração nova, supostamente mais forte, que alguém inventou para alcançar rapidamente o resultado desejado sem grande esforço pessoal, algum tipo de fórmula mágica. Esta é uma maneira completamente errada de entender e também de usar esse tipo de texto de oração.

Para que possamos rezar corretamente este tipo de oração, aconselho que você se familiarize com seu conteúdo com antecedência, antes de abrir o livro de orações e depois rezar a partir desses textos, lê-los, absorver seu conteúdo, seu espírito , seus sentimentos, e torná-los seus, e então deixe esta oração se tornar sua maneira pessoal de se comunicar com Deus. Deixe que os pensamentos escritos nesta oração se tornem seus pensamentos, sentimentos e intenções, seus pensamentos pessoais e seu apelo pessoal ao Senhor Deus.

Há uma oração especial entre todas as que acabamos de mencionar. Esta é a oração que fomos ensinados a rezar não pelas pessoas, mas pelo próprio Senhor Jesus Cristo. Foi Ele quem nos deu o texto desta oração e nos ensinou a orar assim. Quando os discípulos se voltaram para Jesus Cristo, dizendo: "Mestre, ensina-nos a orar", Ele lhes deu a Oração do Senhor - "Pai Nosso". Esta é uma oração que todos os cristãos rezam, independentemente da denominação. Esta oração é chamada de Evangelho em forma abreviada, um resumo de todos os textos evangélicos. Este Pai Nosso é a semente de outras orações que nós, como pessoas, dirigimos ao nosso Deus e Salvador. Dizemos ao nosso Pai Celestial: "Pai", pedimos a Ele a vinda de Seu Reino, pedimos que Sua vontade seja feita tanto no céu como na terra, pedimos o sustento da vida, a renovação de nossas forças vitais, pedimos o perdão dos nossos inimigos, o perdão do próximo, o nosso próprio perdão, pedimos também a vontade de liberdade e libertação do diabo e de todo o seu mal.

Ó Deus, ouça nossas orações. Ó Deus, ensina-nos a rezar. Ó Deus, ensina-nos a vencer o ódio no meio desta guerra criminosa. Ó Deus, ajuda-nos a permanecer humanos, mesmo em circunstâncias desumanas. Ó Deus, ensina-nos a amar, a amar até nossos inimigos, e com nosso amor vencer o mal, o pecado e a morte. Ó Deus, abençoe a Ucrânia.

Que a bênção do Senhor e sua misericórdia desçam sobre vocês por sua divina graça e amor e permaneçam agora e para todo o sempre, amém.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
30.07.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

30 julho 2022, 19:36