Busca

Schevchuk: ter abertura e coragem na comunicação com Deus

Abrir o coração a Deus é uma das maneiras de rezar mesmo sem palavras, rezar em silêncio, apenas contemplação mútua, quando você olha para o rosto de Deus, seja representado em um ícone, ou sentindo sua presença de forma invisível, e naquele momento você percebe que o Senhor Deus está olhando para você. Uma troca tão simples, uma troca de dores, uma troca até de nossos sofrimentos, mesmo sem palavras, também pode ser uma oração.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Hoje é sexta-feira, 29 de julho de 2022, e o povo ucraniano já está vivenciando o 156º dia da grande guerra, a agressão militar em grande escala da Rússia contra nosso povo.

Ontem e esta noite foram possivelmente os mais assustadores em quase seis meses. Foi um dia em que o inimigo lançou o maior número de bombas e mísseis russos de vários tipos no território da Ucrânia. Então, aparentemente, nossos inimigos queriam saudar os ucranianos crentes na festa do Batismo da Rus-Ucrânia e no dia do nosso Estado. Nossa Kharkiv estremeceu. Bombas atingiram Kropyvnytskyi. Dezenas de pessoas foram mortas e feridas por ataques de foguetes. Mais uma vez, nossa gloriosa Mykolayiv experimentou mais uma tragédia. Recebemos a notícia de que há apenas algumas horas, um jovem voluntário, Valentyn Latyntsev, de 35 anos, morreu em seu apartamento, junto com sua família, seu pai e sua mãe, que era uma voluntária ativa da filial de Mykolayiv da Cruz Vermelha. E, infelizmente, muitas dessas histórias aconteceram na Ucrânia ontem. Os combates mais intensos estão ocorrendo na região de Donetsk, ao redor da cidade de Bakhmut.

Mas a Ucrânia está de pé. A Ucrânia está lutando. A Ucrânia está rezando.

Hoje, gostaria de continuar nosso percurso com vocês nesta escola muito especial deaoração cristã, como parte importante da capacidade de superação de um cristão, especialmente para vencer na batalha invisível com o diabo. Vocês e eu já mencionamos que a oração cristã pode ser comunitária ou pessoal. Já falamos sobre cinco tipos de oração pessoal, que distinguimos como cinco tipos de intenções de oração, sobre o que queremos dizer em nossa oração ao Senhor.

 

Hoje eu gostaria de refletir com vocês sobre como rezar, quais são as diferentes formas de oração, como podemos implementar praticamente tudo isso em nossas vidas. E assim o próprio Senhor Jesus Cristo nos dá alguns conselhos importantes sobre como devemos praticar nossa oração diária pessoal.

Em primeiro lugar, o Senhor nos aconselha a não rezar para se mostrar em nenhum caso, a fim de nos apresentarmos como muito orantes, piedosos aos olhos de outras pessoas. O Senhor Deus diz: "Mas, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora a teu Pai que em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, te recompensará" (Mateus 6, 6).

O segundo conselho que nosso Salvador nos dá é que não sejamos prolixos em nossa oração, porque quando falamos demais, usamos muitas palavras vazias, então, segundo as palavras de nosso Salvador, nos tornamos como os pagãos, nos tornamos como aqueles que não entendem quem é o Senhor Deus onisciente e Todo-Poderoso, que não precisa ser convencido de nada, Ele está apenas esperando nosso coração aberto, que, em confiança, entrega a vida do suplicante nas mãos dele.

Há outro ponto muito importante que nos ajudará a praticar corretamente nossa oração pessoal diária. Com relação a essa forma de oração, três tipos de oração podem ser distinguidos. São elas: oração com as próprias palavras; a oração com a ajuda de orações instituídas pela santa Igreja, que encontramos nos livros de orações ou noutros livros onde se recolhem as orações cristãs, como experiência espiritual de mil anos de oração eclesial; e em terceiro lugar, orar com salmos ou ler em oração as Sagradas Escrituras.

Hoje, vamos dar olhar mais de perto esta primeira forma de oração – a oração espontânea com suas próprias palavras. Obviamente, é tão importante que tenhamos abertura e coragem na comunicação com o Senhor Deus, para que, mesmo quando não sabemos o que dizer a Deus, se não estamos acostumados a rezar com algumas orações estabelecidas, que não pare neste caminho de comunicação com Deus.

Abrir o coração a Deus é uma das maneiras de rezar mesmo sem palavras, rezar em silêncio, apenas contemplação mútua, quando você olha para o rosto de Deus, seja representado em um ícone, ou sentindo sua presença de forma invisível, e naquele momento você percebe que o Senhor Deus está olhando para você. Uma troca tão simples, uma troca de dores, uma troca até de nossos sofrimentos, mesmo sem palavras, também pode ser uma oração. Mesmo as palavras que você vai falar, diga-as com sinceridade, abertamente, não tente se apresentar a Deus diferente do que você realmente é, porque é isso que às vezes fazemos quando nos comunicamos com as pessoas, queremos parecer melhores do que realmente somos . Vamos nos revelar a Deus como realmente somos, e pedir Sua presença e a graça curativa do Espírito Santo.

Ó Deus, ouve as orações do Teu povo. Ouve o clamor, o clamor do teu povo, como outrora ouviste as orações do povo de Israel no cativeiro egípcio, porque disseste a Moisés que a voz do clamor do meu povo chegou aos meus ouvidos. Ó Deus, escuta-nos e apressa-te a ajudar-nos e a salvar-nos.

Que a bênção do Senhor e sua misericórdia desçam sobre vocês por sua divina graça e amor e permaneçam agora e para todo o sempre, amém.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
29.07.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

29 julho 2022, 19:43