Busca

Schevchuk: oração e agradecimento aos jornalistas por levar a verdade sobre a guerra

Enfatizamos repetidamente a importância de dizer a verdade durante a guerra, porque, como o Papa Francisco afirmou repetidamente, toda grande guerra envolve uma grande mentira. E repetidamente agradecemos e agradecemos a vários jornalistas honestos que vêm para a Ucrânia de todo o mundo, que experimentam nossa dor conosco, tudo para ser nossa voz do povo ucraniano diante do público mundial, para falar a verdade sobre o problema e sofrimento na Ucrânia.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Hoje é quarta-feira, 27 de julho de 2022 e pelo 154º dia, o povo ucraniano está nesta batalha desigual com o inimigo que veio matar em nossa terra e cujo exército é muito maior que o exército ucraniano e nossas capacidades. No entanto, eles estão rangendo os dentes pela estabilidade da Ucrânia e a firmeza da vontade ucraniana, a vontade de ser um povo livre, um Estado independente.

Ontem à noite e durante o último dia, a terra ucraniana tremeu novamente, novamente pessoas foram mortas. Oito regiões da Ucrânia foram bombardeadas com vários tipos de armas. Nossas áreas fronteiriças de Chernihiv Oblast e Sumy Oblast, nosso Oblast de Dnipropetrovsk, sofreram ataques de mísseis e bombas russos, e a costa do Mar Negro de Odessa Oblast está se recuperando de ataques de mísseis pesados. Hoje cedo, um golpe poderoso foi infligido em nosso Kharkiv. Enormes mísseis S-300 bombardearam novamente as áreas industriais desta grande cidade. E as batalhas mais intensas, onde se acumulou um grande número de homens e armas de vários tipos, estão ocorrendo na região de Luhansk e na região de Donetsk, em particular ao redor da cidade de Bakhmut, e no sul de nossa terra natal, em nossa região de Kherson .

Mas a Ucrânia está de pé. A Ucrânia está lutando. A Ucrânia está rezando.

O inimigo está tentando nos intimidar. Atinge cidades pacíficas com ataques de foguetes para quebrar a estabilidade do povo ucraniano. Mas isso atinge o efeito oposto. A vontade dentro de nosso povo de defender a pátria está apenas sendo forjada, como uma porta de aço.

 

Hoje, continuamos com vocês nossas reflexões sobre diferentes tipos de oração, que às vezes podem ser etapas separadas de uma mesma oração, de nosso apelo a Deus. Nós nos perguntamos pelo que devemos orar. E assim entendemos que existem cinco tipos principais de oração, em relação ao conteúdo dessa realidade profunda e misteriosa, esse sopro da alma. Dissemos que é necessário começar a oração com agradecimento a Deus, portanto com arrependimento, para continuar esta oração com uma oração de intercessão pelo próximo, pelas outras pessoas, no espírito de tal altruísmo espiritual. Ontem refletimos sobre a importância de nossa oração pessoal e a importância de abrir incansavelmente nossos pedidos e orações pessoais a Deus. Mencionamos que tal persistência na oração às vezes aumenta nosso desejo, nosso desejo por Deus, e nos muda, expande nosso coração e nossa alma, nos torna capazes de receber ainda mais presentes do Senhor Deus do que pedimos.

Hoje gostaria de refletir sobre um tipo de oração, que parece ser a coroa de todas essas quatro etapas anteriores. Esta oração é chamada de oração de louvor. Dissemos que quando nos aproximamos do Senhor Deus, é muito importante confiar Nele. É muito importante entender que o Senhor Deus sabe o que eu preciso, me deseja o bem, terá misericórdia de mim, que minha oração a Ele é necessária por mim e não por Deus, porque Ele me muda e me transforma como pessoa em oração .

E diferentes estágios de oração também podem ser chamados ou vistos como diferentes estágios do amadurecimento de uma pessoa na oração. Quando começamos a rezar, muitas vezes pedimos ao Senhor Deus que conceda nossa vontade, faça o que esperamos ou pedimos a Ele. Mas a verdadeira oração madura é uma espécie de conversão daquilo que anseio, para uma profunda confiança orante em Deus, que se expressa na frase "Deus, faça-se a tua vontade".

E aqui está a oração de louvor – esta é a oração que coroa nosso apelo ao Senhor Deus, porque na realidade não estamos pedindo nada de Deus. Nós O glorificamos pelo que Ele é, nós O glorificamos por poder nos aproximar Dele. Nós O louvamos pelo fato de Ele santificar Seu nome até mesmo em nossa vida humana e pessoal, enquanto oramos por isso na oração “Pai Nosso”, dizendo: “Santificado seja o Teu nome”. Louvamos a Deus porque experimentamos Sua grandeza, Sua bondade, Sua misericórdia.

E nosso apelo a Ele termina com uma expressão de admiração e exuberância por nosso Deus, Criador e Salvador. E nós, juntamente com os anjos do céu, os santos, todos aqueles que conheceram a Deus, nós O louvamos, louvamos o Pai e o Filho e o Espírito Santo. É assim que todas as orações cristãs costumam terminar com a glorificação, com a doxologia. Esta oração de louvor será nossa oração na eternidade. Todas as nossas aspirações, todos os nossos desejos, todos os nossos pedidos serão atendidos, e a oração de louvor será nossa vida no céu para sempre.

Ontem, fiquei pessoalmente abalado com uma notícia. Enfatizamos repetidamente a importância de dizer a verdade durante a guerra, porque, como o Papa Francisco afirmou repetidamente, toda grande guerra envolve uma grande mentira. E repetidamente agradecemos e agradecemos a vários jornalistas honestos que vêm para a Ucrânia de todo o mundo, que experimentam nossa dor conosco, tudo para ser nossa voz do povo ucraniano diante do público mundial, para falar a verdade sobre o problema e sofrimento na Ucrânia.

Então, esta notícia afirmou que um jornalista morre a cada quatro dias na Ucrânia, morre de balas russas, de bombas, bombas e mísseis russos. E durante esses 154 dias, 37 jornalistas já morreram na Ucrânia. Hoje queremos agradecer aos trabalhadores que têm a coragem de dizer e levar essas palavras em defesa do nosso povo. Queremos agradecer a todos eles por sua compaixão, por estarem prontos para experimentar o que todo ucraniano está experimentando hoje em sua terra natal. Que o Senhor Deus aceite em Seu abraço eterno aqueles heróis que deram suas vidas pela verdade na Ucrânia. Como heróico servidor da verdade, cumprindo o dever profissional de jornalista, trabalhador da mídia, hoje é exemplo para outros que, segundo os ditames de sua própria consciência, falam a verdade, e nenhum suborno ou instrumentalização desta ou que a falsa propaganda pode destruir.

Ó Deus, receba-os em seu abraço. Memória eterna a todos os jornalistas que deram a vida pela verdade na Ucrânia.

Que a bênção do Senhor e sua misericórdia desçam sobre vocês por sua divina graça e amor e permaneçam agora e para todo o sempre, amém.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
27.07.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

27 julho 2022, 19:43