Busca

Equipes de resgate removem escombros para encontrar corpos de pessoas na Casa Central da Cultura, após um ataque militar atingir um prédio, enquanto a invasão russa da Ucrânia continua, em Chuhuiv, na região de Kharkiv, Ucrânia 26 de julho de 2022. REUTERS/Nacho Doce Equipes de resgate removem escombros para encontrar corpos de pessoas na Casa Central da Cultura, após um ataque militar atingir um prédio, enquanto a invasão russa da Ucrânia continua, em Chuhuiv, na região de Kharkiv, Ucrânia 26 de julho de 2022. REUTERS/Nacho Doce

Mensagem do arcebispo greco-católico de Kiev no 153º dia de guerra

Hoje, cada um de nós tem muita dor e necessidades. Vamos trazê-los diante da face de Deus e ter certeza de que o Senhor Deus nos ouvirá, nos aceitará, nos acariciará, como Seus filhos amados que clamam a Ele dia e noite.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Hoje é terça-feira, 26 de julho de 2022, e o povo ucraniano está de pé há 153 dias e restringindo a invasão em larga escala de nossa pátria pelo exército russo. Ações militares estão ocorrendo desde a região de Kharkiv, no norte, até a região de Mykolayiv e a região de Kherson, no sul.

Ontem à noite, bem como ao longo do dia, dezenas de cidades e vilarejos na região de Luhansk e na região de Donetsk sofreram ataques impiedosos com bombas russas. Mas os maiores ataques com foguetes e bombas ocorreram em nossas cidades mártires de Kharkiv, Mykolayiv e Odessa. Foi precisamente em Mykolayiv Oblast e Odessa Oblast que eles tentaram atingir os portos do Mar Negro da Ucrânia, onde esses comboios de navios estão sendo preparadas para a exportação de grãos da Ucrânia – aquele pão tão necessário – para proteger o mundo de uma crise alimentar. O inimigo destrói o pão, pão que o Senhor Deus dá. E o diabo quer roubá-lo e levá-lo embora.

Mas a Ucrânia está de pé. A Ucrânia está lutando. A Ucrânia está rezando.

Hoje quero continuar nossa reflexão com vocês sobre as regras da oração cristã. Porque sabemos que a oração é o poder que reabastece os recursos espirituais, poderes espirituais e habilidades de uma pessoa. A oração é o poder que une o homem com Deus. A oração enche uma pessoa com o poder e a graça do Espírito Santo.

 

Vocês e eu já falamos sobre o fato de que quando nos perguntamos pelo que precisamos rezar, é necessário começar com uma oração pessoal – com uma oração de agradecimento e uma oração de arrependimento. Então continuamos com uma oração de intercessão por outras pessoas que estão próximas, que estão necessitadas e sofrendo. E logo depois disso, em quarto lugar, você deve mencionar suas próprias necessidades em oração. Essa ordem do conteúdo de nossa oração, nosso apelo ao Senhor Deus, é em si muito profunda e importante, mas também nos ensina que nossas necessidades, orações, apelo pessoal e pedido ao Senhor Deus são sempre um pedido que devemos expressar como membros da comunidade do Corpo de Cristo, a Igreja de Cristo.

Nossa oração pessoal, os pedidos que dirigimos ao Senhor Deus, fazem parte de nossa vida. É tão importante ter confiança, por um lado, e, por outro, a consciência de que o Senhor Deus está me ouvindo. O Senhor Deus ouve meus pedidos pessoais que dirijo a Ele. Além disso, minhas palavras que falo não são meu monólogo, mas um diálogo, e o Senhor Deus me responderá à Sua maneira, em Seu próprio tempo.

Quando dirigimos nossa oração pessoal ao Senhor Deus, é necessário lembrar de vários pontos muito importantes. É preciso rezar e pedir ao Senhor Deus com grande confiança. Não há necessidade de convencer o Senhor Deus em nada, porque Ele sabe tudo o que precisamos antes mesmo de abrirmos a boca em oração. Mas é tão importante expressá-lo, expressar tudo o que nos machuca, tudo o que precisamos, com nossas palavras ao nosso Criador e Salvador. E também é muito importante continuar nessa oração pessoal. Porque às vezes temos a sensação de que o Senhor Deus, por algum motivo, não cumpre minha vontade tão rapidamente, que o Senhor Deus não responde aos meus pedidos com a rapidez que eu gostaria. E aqui, devemos lembrar as palavras de Santo Agostinho de que o Senhor Deus não precisa de nossa oração pessoal tanto quanto nós. Porque em nossa oração pessoal e pedido de nossas próprias necessidades, nós mesmos mudamos. Ao pedir algo a Deus, essa oração de pedido começa a nos mudar. Em primeiro lugar, começamos a entender mais profundamente o que é realmente necessário para nós. É o Senhor Deus conosco, esperando que uma pessoa amadureça em seu desejo pelo que está pedindo. Esse amadurecimento em desejo pelo que uma pessoa pede ao Senhor Deus Santo Agostinho chama de crescimento na capacidade de receber de Deus o que pedimos. Porque para receber muito é preciso preparar um recipiente grande, é preciso esvaziá-lo de outra coisa que encha este ou aquele jarro, ou este ou aquele recipiente. E assim, quando continuamos em oração por muito tempo, parece que deixamos todo o resto de lado. Além disso, parecemos expandir nossa alma e coração para receber muito mais do que pedimos ou imaginamos que receberemos.

Portanto, vamos crescer em oração, em posição pessoal diante do Senhor Deus. Não fiquemos desanimados quando não conseguimos o que pedimos imediatamente. Mas, na fidelidade a esta oração, expanda o nosso coração e a nossa alma para receber a plenitude do dom que o Senhor Deus preparou para nós.

Hoje, cada um de nós tem muita dor e necessidades. Vamos trazê-los diante da face de Deus e ter certeza de que o Senhor Deus nos ouvirá, nos aceitará, nos acariciará, como Seus filhos amados que clamam a Ele dia e noite.

Ó Deus, abençoe a Ucrânia! Ó Deus, ouça os gritos, lamentos e lamentos de nosso povo que está sofrendo com esta terrível guerra. Ó Deus, olhe para nossas lágrimas, feridas, dores. Ó Deus, salve-nos da mão assassina do agressor russo. Ó Deus, abençoe a Ucrânia e abençoe Seus filhos.

Que a bênção do Senhor e sua misericórdia desçam sobre vocês por sua divina graça e amor e permaneçam agora e para todo o sempre, amém.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
26.07.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

26 julho 2022, 20:10