Busca

Schevchuk: a oração de intercessão nos ensina altruísmo espiritual

"Hoje estou pedindo a todos vocês que estarão praticando a oração intercessória que rezem por todos aqueles que estão atualmente na zona de guerra. Por nossos soldados, os filhos e filhas da Ucrânia que protegem nossa pátria. Mas também por nossos civis, que às vezes se encontram na armadilha de fogo desta guerra brutal. Rezemos por aqueles que ouvem o rugido das armas todos os dias. Rezemos por aqueles sobre cujas cabeças todos os dias, segundo o Papa, “nosso inimigo lança uma chuva de mísseis"

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Hoje é segunda-feira, 25 de julho de 2022, e a Ucrânia já vive o 152º dia desta grande, terrível e sacrílega guerra.

Ontem à noite, o inimigo atacou a região de Dnipropetrovsk durante toda a noite. Dezenas de diferentes tipos de bombas, granadas e foguetes foram disparados contra várias cidades e vilarejos desta terra, território onde está ocorrendo a colheita. Os agricultores estão coletando grãos e o inimigo está tentando destruir deliberadamente a colheita.

As batalhas mais pesadas estão ocorrendo na região de Luhansk e no norte da região de Donetsk. O epicentro das constantes combates e ataques militares são as cidades de Kramatorsk, Bakhmukh e Slovyansk. Ontem à noite, nossa Kharkiv foi novamente terrivelmente bombardeada. Cerca de 20 foguetes foram disparados contra esta sofrida e pacífica cidade ucraniana. Nossa Mykolayiv estremeceu sob as explosões novamente na noite passada. A Ucrânia está pegando fogo…

Mas a Ucrânia está de pé. A Ucrânia está lutando. A Ucrânia está rezando.

Agradecemos a Deus e às Forças Armadas da Ucrânia por termos sobrevivido até esta manhã. Vemos a luz do dia novamente, podemos novamente ficar em oração diante da face de Deus.

 

Durante os últimos dias, vocês e eu estamos trilhando os caminhos da sabedoria da oração cristã. E vocês e eu estamos aprendendo pelo que precisamos rezar. Esta é uma certa experiência de oração da Igreja no Espírito Santo. Porque o Espírito Santo é quem nos ensina pelo que rezar. Você se eu mencionamos que quando começamos nossa oração, devemos começar com ações de graças e depois continuar com uma oração de arrependimento.

E hoje gostaria de refletir com vocês sobre o terceiro tipo de oração, que é a oração de intercessão. Esta é uma oração de pedido, mas um pedido não para as próprias necessidades, não um pedido ou uma oração para si mesmo, mas um pedido e uma oração pelo próximo, pelos necessitados, por aqueles que podem ter mais dificuldades neste momento do que eu.

A oração intercessória é um tipo especial de oração salvadora de nosso Salvador, que orou a Seu Pai celestial por Seus discípulos e por aqueles que crerão na pregação dos Apóstolos. A oração de intercessão é a oração que a Puríssima Virgem Maria reza por todos nós no céu. Temos um ícone desta oração de intercessão, visível de modo especial e venerado na antiga Catedral de Santa Sofia em Kiev. Esta Kyivan Oranta (a Virgem Orans de Kyiv), a Theotokos, que permanece dia e noite como uma parede imóvel com as mãos levantadas e reza pela cidade, pelo povo e pelo estado ucraniano.

E assim, hoje, vamos aprender tal oração de intercessão. Hoje, sentimos verdadeiramente o dever de rezar por aqueles que nunca rezam. Por aqueles que podem não ser capazes de rezar por uma razão ou outra. Para quem não sabe rezar. Oremos com a oração de intercessão por aqueles que podem estar nas garras do pecado hoje. Por aqueles que são atormentados nas algemas de um espírito maligno. Com esta oração, uma mãe reza sempre pelos seus filhos, e a Mãe Igreja, a comunidade eclesial, reza por cada pessoa a quem é confiada a pastoral da Igreja.

Esta oração nos ensina altruísmo espiritual. Ensina-nos a colocar o bem do próximo em primeiro lugar, porque a capacidade de buscar o bem ao próximo é característica e é o verdadeiro significado do amor. Quando queremos rezar pelos nossos vizinhos, devemos conhecer as suas necessidades, devemos ouvi-los. E nessa oração, trazemos diante da face de Deus o pranto, as lágrimas, o sofrimento e os pedidos do povo de Deus, todas aquelas pessoas que encontramos durante este dia, que ouvimos, todos aqueles que nos pediram para orar por eles.

Hoje estou pedindo a todos vocês que estarão praticando a oração intercessória que rezem por todos aqueles que estão atualmente na zona de guerra. Por nossos soldados, os filhos e filhas da Ucrânia que protegem nossa pátria. Mas também por nossos civis, que às vezes se encontram na armadilha de fogo desta guerra brutal. Rezemos por aqueles que ouvem o rugido das armas todos os dias. Rezemos por aqueles sobre cujas cabeças todos os dias, segundo o Papa Francisco, “nosso inimigo lança uma chuva inteira de mísseis de fogo”. Rezemos por aqueles que hoje estão indefesos contra um inimigo armado até os dentes. Rezemos por nossa pátria, a Ucrânia, e por seus filhos.

Ó Deus, abençoe a Ucrânia. Ó Deus, abençoe o povo ucraniano. Ó Deus, enxuga as lágrimas dos que choram. Ó Deus, conforta os tristes. Ó Deus, inspira aqueles que estão perdendo a esperança. Ó Deus, abençoa o Teu povo e abençoa a Tua herança!

Que a bênção do Senhor e sua misericórdia desçam sobre vocês por sua divina graça e amor e permaneçam agora e para todo o sempre, amém.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
25.07.2022

 

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

25 julho 2022, 20:07