Busca

Schevchuk: Ó Deus, seja misericordioso com a Ucrânia, seja misericordioso com todos nós!

"Podemos nem estar plenamente conscientes das feridas profundas na alma e no corpo e na consciência de nosso povo que são deixadas pela guerra. Devemos nos preparar para um longo período de cicatrização de feridas. E é muito difícil falar sobre a cura dessas feridas sem a capacidade de rezar com a oração penitencial. Não há cura na vida espiritual sem arrependimento. Assim como não há recuperação quando o médico não sabe a verdade sobre seu paciente, e o paciente tem medo de contar a verdade".

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Hoje é domingo, 24 de julho de 2022, e o povo ucraniano está de pé e defendendo sua pátria há 151 dias em uma batalha desigual contra invasores russos.

Durante a última noite e durante todo o último dia foi o mais difícil na região de Mykolayiv e na região de Kherson, na região de Donetsk e na região de Kharkiv. Nossas regiões fronteiriças, em particular em Sumy Oblast, foram submetidas a um poderoso ataque inimigo. A cidade de Mykolayiv sofre novamente com ataques de mísseis, e exatamente nessas horas uma operação de resgate está em andamento para salvar pessoas que ficaram presas sob os escombros em um bairro muito populoso da cidade de Mykolayiv.

Mas entre o ato mais cínico está uma tragédia na Odessa ucraniana, onde ontem, literalmente um dia após a assinatura do acordo sobre o desbloqueio de portos e a exportação de grãos ucranianos, os russos atingiram o porto de Odessa com mísseis. Eles queriam atingir o armazenamento de grãos ucranianos. Que cinismo! Que traição! Zaporizhzhia e região de Dnipropetrovsk, região de Kirovohrad também sofreu ataques de foguetes.

 

Mas a Ucrânia está de pé. A Ucrânia está lutando. A Ucrânia está rezando. E mesmo quando vemos essa traição, a superamos cultivando a confiança recíproca. Quando vemos essas tragédias do terrorismo diário de mísseis, nós as superamos com o poder do amor à nossa pátria, salvando incansavelmente a vida de nossos parentes e entes queridos.

Hoje eu gostaria de pensar com vocês sobre outro tipo muito importante de oração cristã. Porque é a oração que nos fortalece. Essa oração restaura nossa força espiritual, as habilidades espirituais de uma pessoa para se segurar, permanecer e seguir em frente nessa batalha desigual.

Ontem mencionamos cinco tipos de oração, especialmente quando pensamos sobre o que rezar. Ontem falamos sobre a necessidade de começar com uma oração de ação de graças. A próxima oração, ou o próximo tipo de oração, deve ser sempre uma oração de arrependimento. Porque o arrependimento, em particular através da oração, expressão deste desejo humano, é a aproximação da pessoa a Deus. Quando nos comunicamos com alguém, quando falamos com outra pessoa, de alguma forma nos aproximamos muito naturalmente dela. Porque a oração, como comunicação de uma pessoa com Deus, também leva a pessoa a essa proximidade, estando na presença de Deus. E assim, para caminharmos em direção a Deus, é necessário nos livrarmos de tudo o que nos separa de Deus, nos afasta.

Portanto, a oração de arrependimento, por um lado, é uma oração onde trazemos nossas feridas causadas pelo pecado ao Senhor Deus. É muito importante poder abrir nossas feridas diante de nosso Pai Celestial, diante de Cristo, o Médico espiritual, e pedir a graça do Espírito Santo como remédio para curar essas feridas. Nós cristãos acreditamos em um Deus que perdoa, em um Deus que é misericordioso. Portanto, a oração de arrependimento como segundo estágio de uma comunicação tão profunda com Deus é sempre um momento em que sentimos alegria do amor de Deus por nós. Assim como às vezes expomos todo tipo de feridas e chagas que às vezes aparecem em nossa pele aos raios do sol para curá-las; da mesma forma, quando uma pessoa sabe como abrir sua alma ao Médico de nossas almas e corpos, então ela se torna capaz de curar.

É muito importante entender realmente que o Senhor Deus nos vê. Ele nos vê como realmente somos. Porque a oração de arrependimento também é uma oração onde aprendemos a verdade sobre nós mesmos. E assim, aos olhos de Deus, podemos ver como o Senhor Deus quer nos ver.

Só nos vemos como somos hoje. E Ele nos vê como o que podemos nos tornar graças à libertação do mal que nos atormenta. Portanto, o arrependimento é uma oração para a cura das feridas.

Hoje, rezemos por todos os feridos nas forças armadas. Podemos nem estar plenamente conscientes das feridas profundas na alma e no corpo e na consciência de nosso povo que são deixadas pela guerra. Devemos nos preparar para um longo período de cicatrização de feridas. E é muito difícil falar sobre a cura dessas feridas sem a capacidade de rezar com a oração penitencial. Não há cura na vida espiritual sem arrependimento. Assim como não há recuperação quando o médico não sabe a verdade sobre seu paciente, e o paciente tem medo de contar a verdade sobre si mesmo para seu médico.

Hoje rezamos: Ó Deus, cura as feridas da Ucrânia. Ó Deus, aceita a nossa oração penitencial. Ó Deus, perdoa-nos os nossos pecados. Sabemos que Tu não queres que o pecador morra, mas queres que ele se converta e viva. Ó Deus, perdoa os pecados dos filhos da Ucrânia, seus filhos e filhas. Sabemos que quando olhas para nós, não vês nossos pecados, mas nos vê primeiro como seus filhos - filhos que às vezes pecam e se perdem. Ó Deus, seja misericordioso com a Ucrânia, seja misericordioso com todos nós!

Que a bênção do Senhor e sua misericórdia desçam sobre vocês por sua divina graça e amor e permaneçam agora e para todo o sempre, amém.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
24.07.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

24 julho 2022, 20:03