Busca

Schevchuk: Te agradecemos porque no meio da morte, no meio da guerra, Tu és o Deus da vida e da esperança

"Nunca podemos usar Deus de maneira consumista e interpretar nosso relacionamento com Ele como uma forma de obter mais para nós mesmos com o mínimo de responsabilidade, como às vezes faz parte da cultura consumista em que vive o mundo moderno (...). Existem também cinco tipos de oração, os mais básicos com os quais um cristão deve rezar. São elas: oração de ação de graças, oração de arrependimento, oração pelos outros, oração pelas próprias necessidades e oração de louvor."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs,

hoje é sábado, 23 de julho de 2022, e o povo ucraniano já está em uma luta desigual contra o atacante russo pelo 150º dia. Esta terrível guerra, que o Papa Francisco chamou de guerra sacrílega, já dura 150 dias. É uma guerra que, infelizmente, todos os dias traz à Ucrânia novas vítimas, nova destruição, novos problemas diários.

Nas últimas horas, duas cidades mártires voltaram a ser os epicentros dos ataques com mísseis russos: Kharkiv, no norte da Ucrânia, e Mykolayiv, no sul. A cidade de Kropyvnytskyi, a cidade de Kryvyi Rih e a cidade de Nikopol foram atingidas por mísseis. Assim, o leste e o sul da Ucrânia estão em chamas. A terra ucraniana treme. Mas as batalhas mais intensas ainda estão ocorrendo na região de Luhansk e no norte da região de Donetsk. As cidades de Kramatorsk, Slovyansk e Siverskyi Bakhmut, que vocês já conhecem, são o epicentro onde nosso inimigo reuniu enormes forças e está tentando com todas as suas forças romper as posições ucranianas. Novamente muitas pessoas morreram, novamente sangue inocente foi aspergido em solo ucraniano.

Mas a Ucrânia está de pé. A Ucrânia está lutando. E a Ucrânia está rezando.

E vocês e eu continuamos nossa escola de oração cristã, que é condição indispensável para a capacidade da nação e do homem vencer, vencer na batalha com nosso inimigo, em particular, o inimigo invisível.

 

Hoje eu gostaria de começar uma série de reflexões com vocês sobre o que precisamos rezar. Porque a oração cristã difere de outras religiões, precisamente porque os cristãos nunca interpretam Deus apenas como um absoluto distante, terrível, desconhecido, e nunca tentam manipulá-lo. Sabemos que várias práticas ocultas nada mais são do que uma tentativa, com a ajuda de alguns feitiços ou fórmulas mágicas, de fazer Deus fazer a vontade do homem. Portanto, este tipo de comportamento humano, ou mesmo oração, é considerado inaceitável e sacrílego pelos cristãos. Nunca podemos usar Deus de maneira consumista e interpretar nosso relacionamento com Ele como uma forma de obter mais para nós mesmos com o mínimo de responsabilidade, como às vezes faz parte da cultura consumista em que vive o mundo moderno.

Pelo que devemos rezar? Lemos nas Sagradas Escrituras que às vezes nem sabemos pelo que realmente precisamos orar. O Santo Apóstolo Paulo diz que é o Espírito Santo que é nosso mestre de oração, e Ele nos ensina pelo que rezar, quais são as bênçãos mais importantes do Senhor Deus para implorar e o que devemos esperar.

A espiritualidade cristã oriental, particularmente de nossa tradição bizantina, gosta muito dos chamados “catecismos manuais”. Por exemplo, quando fazemos o sinal da Santa Cruz, cruzamos os dedos de tal maneira que confessamos o único Deus em três pessoas, e o mistério da Encarnação de Jesus Cristo, sua natureza divina e humana em uma pessoa divina .

Mas da mesma forma, quando falamos de oração, sobre o que pedir na oração, a tradição cristã oriental diz para nos voltarmos para a palma humana, porque há cinco dedos na palma da mão, e quando os juntamos, criamos um punho poderoso com o qual se pode superar todas as dificuldades da vida.

Existem também cinco tipos de oração, os mais básicos com os quais um cristão deve rezar. São elas: oração de ação de graças, oração de arrependimento, oração pelos outros, oração pelas próprias necessidades e oração de louvor.

É óbvio que devemos começar nossa oração pessoal com uma oração de ação de graças. É precisamente isso que mostra a singularidade e peculiaridade da oração puramente cristã. Porque quando agradecemos ao Senhor Deus, professamos nossa fé. A oração de ação de graças é uma oração da Divina Liturgia, desta ação de graças eucarística. O Apóstolo Paulo diz: "Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, pois para se achegar a ele é necessário que se creia primeiro que ele existe e que recompensa os que o procuram" (Hebreus 11,6), e que a oração é um diálogo, não nosso monólogo ao nosso Deus.

Uma oração de ação de graças é um começo muito importante de qualquer apelo a Deus. Devemos agradecer ao nosso Deus por todos os dons que recebemos dele, conhecidos e desconhecidos, manifestos e ocultos. Devemos admitir que não temos nada que não tenhamos recebido, como precisamente na oração de ação de graças no início de nossa conversa com Deus, devemos, por assim dizer, apresentar nossa consciência de volta a Deus, nossa gratidão por tudo o que já recebemos, agradecer a Ele pelo dom da criação e pelo dom da salvação. E com esses dois tipos de ação de graças, confessamos nosso Deus como Criador e Salvador.

Quando agradecemos a Ele pelo dom da criação, agradecemos a Ele pelo fato de vivermos, de termos vida, de respiração, de que o Senhor Deus nos ama, nos inspira com Seu amor, respira conosco e, portanto, pode viver com você. Lemos no início da criação que o Senhor Deus, tendo criado o homem do pó da terra, soprou nele o fôlego de vida, e ele se tornou alma vivente. Este sacramento de avivamento, o avivamento diário de você e de mim, nos mantém vivos.

Devemos agradecer ao Senhor Deus pelo dom da salvação que recebemos de Seu Filho, que opera em nós pelo poder e graça do Espírito Santo. Por todos os sacramentos que recebemos em Sua Santa Igreja, por tudo o que recebemos como nossa vida espiritual precisamente pelo sacramento da salvação, que nos é revelado no corpo da Igreja, como possibilidade de acesso vivo a Deus, comunicação com Dele.

E cada um de nós recebeu muitos presentes pessoais através de eventos que só você conhece pessoalmente. E, portanto, agradeça ao Senhor Deus, como diz a nossa Divina Liturgia: "Oferecemos o que é seu", nosso Criador. E então veremos que o Senhor Deus já nos deu muito mais do que queremos pedir a Ele. Agradecer a Deus pela vida e salvação em meio ao flagelo da guerra e da morte é algo que nos dá esperança e nos conforta em circunstâncias difíceis.

Hoje, com uma oração de ação de graças, oremos ao nosso Deus - Pai, Filho e Espírito Santo - Deus Criador e Salvador, dando graças pelo fato de termos vivido até esta manhã. Agradecendo a Ele pelo exército ucraniano, as meninas e meninos que nos protegem das balas com seus corpos, que protegem nosso descanso pacífico na frente. Agradeçamos a Deus pelo dom do Estado ucraniano, que é uma condição necessária para a vida e o desenvolvimento do povo ucraniano no mundo moderno. Demos graças por tudo o que recebemos e por aquilo que somos chamados a partilhar com o próximo.

Ó Deus, nós Te agradecemos por estares conosco. Agradecemos por não nos deixar, especialmente quando é mais difícil para nós. Ó Deus, nós Te agradecemos porque no meio da morte, no meio da guerra, Tu és o Deus da vida e da esperança. Ó Deus, abençoe a Ucrânia e todos nós com Sua bênção vivificante.

Oh Deus, abençoe a Ucrânia! Ó Deus, ajuda-nos a venver o mal a cada dia com a ajuda da oração e do exame de consciência. Ajude-nos a acreditar que, se pedirmos perdão, Tu enfraqueces o mal, Tu és Aquele que detém o diabo e seus servos. Ó Deus, ajuda-nos a perseverar no bem até o fim! Oh Deus, abençoe a Ucrânia.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
23.07.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

23 julho 2022, 17:45