Busca

Schevchuk: gritos e choro das crianças ucranianas sobe aos céus

Oração e exame de consciência: "Santo Agostinho chama a vida espiritual interior do homem, o mundo interior, uma espécie de galeria subterrânea; um labirinto subterrâneo onde devemos entrar pelo menos uma vez por dia, segurando em nossas mãos a lâmpada do Espírito Santo, a lâmpada da Palavra de Deus. Assim poderemos olhar profundamente estes labirintos, graças à luz da Verdade divina que nos ilumina nesta viagem ao nosso próprio mundo espiritual."

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje é sexta-feira, 22 de julho de 2022, e o povo ucraniano retém há 149 dias essa enorme invasão russa em grande escala que pôs os pés em nossa terra e todos os dias mata e mutila os habitantes da nossa Pátria; aos filhos e filhas da Ucrânia, e destroi nossas cidades e vilas.

Nas últimas 24 horas e também durante a noite, quase todo o território da Ucrânia foi fortemente atacado com bombas russas. Sangue humano está sendo derramado e os gritos e choro das crianças ucranianas sobre ao céu. Os combates mais intensos estão ocorrendo nas províncias de Donetsk e Luhansk, ao redor das cidades de Sloviansk, Kramatorsk e Bakhmut. No entanto, ontem ficamos chocados com a notícia do bombardeio maciço da cidade de Kharkiv, onde o inimigo atacou deliberadamente as áreas mais densamente povoadas desta enorme cidade de milhões de pessoas. De acordo com os números oficiais que temos até esta manhã, pelo menos 4 pessoas morreram e há 25 feridos em diversos graus. Também ocorreram bombardeios pesados ​​em nossa província de Dnipropetrovsk. De acordo com as informações que recebemos e de acordo com dados registrados oficialmente, 358 crianças morreram na Ucrânia, e aqueles que ficaram feridos, em muitos casos gravemente feridos, provavelmente são três vezes mais. Mas estes são apenas dados oficiais, e provavelmente ninguém sabe o número real. É muito doloroso que por causa desta guerra injusta morram os inocentes, morram os indefesos, morram os mais fracos, morram as crianças.

 

Mas a Ucrânia está de pé. A Ucrânia está lutando. E a Ucrânia reza.

Hoje continuamos nossa reflexão sobre a oração cristã; sobre esta vida de oração que é tão importante para cada um de nós hoje. Já dissemos que a oração é o sopro da alma. E sabemos que quando fazemos qualquer esforço físico nosso corpo nos pede para respirar cada vez mais vezes. Da mesma forma, quando vivenciamos a tragédia da guerra, nosso coração, nossa vida espiritual, exige um sopro de oração mais profundo e mais frequente.

Hoje quero refletir com vocês sobre um tipo muito especial de oração, que muitas vezes esquecemos, mas sem a qual nossa vida espiritual cristã não é completa. Sem este tipo de oração não chegamos a conhecer a nós mesmos. E esse tipo de oração é chamado de exame de consciência ou revisão diária de nossa consciência.

A sabedoria da ascese cristã e as exigências de nossa vida espiritual nos chamam, especialmente no final de cada dia, a nos colocar diante de Deus em oração e a olhar como vivemos nosso último dia; para lembrar todos os nossos atos. E se fizermos isso diariamente, será mais fácil lembrar como vivemos aquele dia; e então um panorama muito interessante se abrirá diante de nós e iniciaremos uma jornada nas profundezas de nosso próprio coração.

Santo Agostinho chama a vida espiritual interior do homem, o mundo interior, uma espécie de galeria subterrânea; um labirinto subterrâneo onde devemos entrar pelo menos uma vez por dia, segurando em nossas mãos a lâmpada do Espírito Santo, a lâmpada da Palavra de Deus. Assim poderemos olhar profundamente estes labirintos, graças à luz da Verdade divina que nos ilumina nesta viagem ao nosso próprio mundo espiritual.

Todos os dias devemos examinar, em nossa consciência e diante da face de Deus, todos os nossos cuidados mais profundos, nossos pensamentos e os movimentos do nosso coração.

Fazer o exame de consciência é como ler duas páginas de um livro aberto, que depois se tornará compreensível. Primeiro devemos refletir sobre as coisas boas que fizemos neste dia e as coisas boas que recebemos de Deus e do próximo, porque às vezes só olhamos e lembramos das coisas ruins que fizemos ou recebemos dos outros. Muitas vezes acontece que todo o bem que recebemos de Deus, muitas vezes o esquecemos e o desprezamos diretamente, pensando que é algo que nos é devido. Não devemos esquecer que somos capazes de fazer o bem e somos chamados a ser bons segundo nossa verdadeira natureza. Portanto, saber o que conseguimos fazer de bem neste dia é uma condição muito importante do exame de consciência. Na segunda página, precisamos examinar mais de perto nossos fracassos e todas as coisas que podem não ter saído como queríamos, nossos pecados e todas as coisas que podemos ter feito de errado. E no final desta oração, peçamos a Deus Nosso Senhor o perdão de todos os nossos pecados e demos graças pelas graças que recebemos do Senhor Deus. Demos graças pelo dia que vivemos.

Esta oração do exame de consciência é extremamente útil e importante, porque assim como o estrategista, que antes de ir para a batalha deve conhecer seus pontos fortes e  fazer uma avaliação correta das próprias capacidades e fraquezas, assim também cada cristão para poder dar o passo sucessivo na vida espiritual, deve conhecer seus pontos fortes e fracos e dar graças a Deus por tudo, pedindo imediatamente o perdão pelos próprios pecados. 

Oh Deus, abençoe a Ucrânia! Ó Deus, ajuda-nos a venver o mal a cada dia com a ajuda da oração e do exame de consciência. Ajude-nos a acreditar que, se pedirmos perdão, Tu enfraqueces o mal, Tu és Aquele que detém o diabo e seus servos. Ó Deus, ajuda-nos a perseverar no bem até o fim! Oh Deus, abençoe a Ucrânia.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
22.07.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

22 julho 2022, 20:48