Busca

Mensagem do arcebispo greco-católico de Kiev no 148º dia de guerra

Durante a guerra, aprendemos a distinguir vários tipos de sons de explosões e bombardeios. Já sabemos que armas foram usadas para atirar em nós. Quando a terra treme, é artilharia em ação. Algo semelhante acontece quando rezamos. A oração cristã permeia e muda o tempo e o espaço ao nosso redor. É por isso que Paulo diz: "Orai sem cessar..." Que nossa comunicação viva com Deus nunca pare, assim como nunca paramos de respirar. º

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Hoje é quinta-feira, 21 de julho de 2022, e o povo ucraniano está de pé e defendendo sua pátria, sua terra, do injusto atacante russo que traz morte e destruição à nossa pátria, em um duelo desigual por 148 dias.

Durante o último dia, a última noite, infelizmente, a terra ucraniana estremeceu novamente sob as bombas, mísseis e ataques do exército russo. Duas das maiores cidades da Ucrânia voltaram a ser o epicentro do bombardeio russo. Estas são Kharkiv no leste e Mykolayiv no sul.

Durante a noite, Mykolayiv foi atingida por um ataque maciço de foguetes. E ontem ficamos realmente abalados com a calamidade sem precedentes em Kharkiv, em particular as cenas de um pai que se ajoelhou na rua de uma grande cidade e segurou a mão de seu filho de 13 anos sem vida e rezou.

Homem segura a mão de seu filho de 13 anos morto em um ataque russo com mísseis em Kharkiv, em 21 de julho.  (Photo by Sergey Bobok)
Homem segura a mão de seu filho de 13 anos morto em um ataque russo com mísseis em Kharkiv, em 21 de julho. (Photo by Sergey Bobok)

Muitas pessoas se perguntam: Deus, por quê? Quanto ainda? Ó Deus, salve seus filhos!

Também nestes dias, em particular, no sul da nossa pátria, está a decorrer a colheita. E ontem outra tragédia aconteceu nos campos de trigo da Ucrânia. Um tanque russo atirou em colheitadeiras ucranianas que estavam coletando grãos para pão para alimentar os famintos.

Mas a Ucrânia está de pé. A Ucrânia está lutando. A Ucrânia está rezando. A Ucrânia surpreende o mundo.

E você e eu estamos aprendendo a vencer, a vencer o mal com o bem. E a força de um cristão nesta batalha com o diabo é a oração. Então hoje continuamos nossa jornada por esses maravilhosos jardins dos frutos da oração cristã. Mencionamos ontem como é importante nos prepararmos adequadamente, mesmo antes de começarmos nossa comunicação pessoal com Deus.

Hoje, vamos responder à pergunta "Quando, onde e quanto rezar?". O próprio apóstolo Paulo já dá a resposta a esta pergunta, quando diz: "Rezai sem cessar..." Não existem tais circunstâncias ou lugares onde realmente não seria possível rezar.

Devemos dirigir nossa atenção ao Senhor Deus ao longo de nossas vidas, todos os dias de nossas vidas. E os cristãos, desde os primeiros tempos do cristianismo, perceberam que quando rezamos santificamos o espaço e o tempo em que nos encontramos.

Aqui, por exemplo, durante a guerra, aprendemos a distinguir vários tipos de sons de explosões e bombardeios. Já sabemos que armas foram usadas para atirar em nós. Quando a terra treme, é artilharia em ação. Algo semelhante acontece quando rezamos. A oração cristã permeia e muda o tempo e o espaço ao nosso redor. É por isso que Paulo diz: "Orai sem cessar..." Que nossa comunicação viva com Deus nunca pare, assim como nunca paramos de respirar.

Mas há certos momentos, especialmente durante o nosso dia de trabalho, em que vale especialmente a pena dedicar tempo à oração. Esta é sempre a oração da manhã e da noite. Devemos começar nosso dia voltando nossos pensamentos para Deus. O primeiro pensamento deve ser dirigido ao Senhor Deus, que seja dirigido assim que acordarmos. Que seja um pensamento, uma oração de agradecimento pelo Senhor Deus nos dar mais um dia, uma chance, uma oportunidade de viver e servir a Deus e as pessoas. Além disso, quando terminamos a jornada de trabalho, quando vamos dormir, devemos agradecer pelo dia que vivemos, examiná-lo, pedir desculpas por nossas fraquezas e pecados e agradecer por todos os presentes que recebemos e pelo bem que pudemos fazer.

Você deve sempre rezar no início e no final de qualquer trabalho. Além disso, quando comemos, quando estudamos, seja na escola ou na universidade. Começamos nosso trabalho e terminamos com oração, então o próprio trabalho se transforma em oração diária. Portanto, não tenhamos medo de santificar e transformar o lugar, o mundo e o país onde estamos por meio de nossa oração pelo poder da graça do Espírito Santo, mesmo quando há uma guerra acontecendo lá.

Ó Deus, abençoe a Ucrânia. Ó Deus, abençoe os filhos da Ucrânia. Abençoe o exército ucraniano, a quem devemos a oportunidade de viver e ver a luz do dia hoje. Ó Deus, abençoe nossos agricultores; nossa oração especial é para eles, que hoje nos campos da Ucrânia trabalham pela colheita, o pão da colheita, para que os famintos possam ser alimentados. Ó Deus, abençoe o sofrido povo ucraniano.

Que a bênção do Senhor e sua misericórdia desçam sobre vocês por sua divina graça e amor e permaneçam agora e para todo o sempre, amém.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Svyatoslav+
Pai e Primaz da Igreja Greco-Católica Ucraniana
21.07.2022

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

21 julho 2022, 21:14